quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Gado marcado para vender e outro para abater


O poder da Nike anda por aí a condicionar tudo e todos. A pressão deve ser tanta que baralhou toda a gente dentro da federação. O gado está marcado: um para vender e outra para abater.

Não se percebe o anúncio de uma reunião de emergência deixando no ar que poderia haver alguma divergência nos órgãos da FPF. A malta "aflita", reuniu esta segunda para depois decidir por unanimidade (!!!) rejeitar o castigo da UEFA e apoiar juridicamente o seleccionador. Trocando por miúdos: "deixe estar Sr. Scolari, não se chateie muito nem gaste dinheiro. Era escusado trazer o seu agente para esta reunião de urgência. Os nossos advogados tratarão do caso".

Batendo mais uma vez no pistão da confusão e do atropelo dos processos normais, o inquérito interno aos acontecimentos continua por aparecer. A trapalhada é tão monumental ao ponto de um seleccionador dar-se ao luxo de ir para a federação, levar o amigo agente, e pairar por lá durante uma reunião urgente e decisiva para o seu futuro. É o lobby do gringo. E seria engraçado saber porque razão a reunião ficou para esta segunda. Vai-se a ver ainda foi por indisponibilidade do seleccionador para outra data.

O programa de ontem do Trio de Ataque (Terças RTPN, 22:30) deixou-me mais sossegado: não sou o único que bate na mesma tecla, vezes sem conta. Tirando o triste e melgante representante do Sporting, o programa aponta o dedo contra esta novela de lavagem de imagem.
Como o homem vai-se embora de qualquer forma, mal o filho acabe o curso, condená-lo seria partir a loiça toda, antes da festa. Seria como sujar de terra as sapatilhas Nike da moda; ou como assaltar uma dependência da Caixa Geral de Depósitos.

Existe de facto gado para rentabilizar e vender, e outro para deixar andar e quiçá abater. Um exemplar deste último grupo, ainda que novilho, já vê a sua carreira a descer cano a baixo. O Zequinha, depois da indesculpável atitude de retirar um cartão da mão de árbitro, foi suspenso pela FPF. Não bastasse o exagero do castigo, a pedagogia básica aconselhou os responsáveis pela sua formação, a não o convocarem durante um ano.

Quem acompanha a vida do rapaz, percebe que algo de muito grave se passa com a cabeça dele: falta a treinos, é expulso de jogos, como foi no jogo Penafiel - Freamunde. Enfim, matéria para um diagnóstico. Agora entraria aqui uma FPF, que numa reunião de urgência, decidia por unanimidade dar apoio psicológico ao atleta. E até ficaria baratinho quando comparado com honorários de advogados para defender o indefensável.

Haja vergonha na incompetência.

4 comentários:

Red Devil disse...

o capitão do celse teve a mesma atitude que o Zequinha no passado jogo com o MAN, vamos ver qual vai ser o castigo aplicado.

Quanto à nike, é público que as marcas de equipamentos têm cada vez mais influência nos jogadores seleccionáveis, e também nos seleccionadores.

O balázio parece que anda numa cruzada tal qual D.Quixote contra moinhos de vento, mas na realidade creio que todos concordamos que Scolari terá os dias contados à frente da selecção.

Filipe Pereira disse...

Vejo que compreendes a trapalhada toda! Mas, olha que a cena do D.Quixote é um romance de ficção. Sabes isso não sabes?

Red Devil disse...

e este não deixa de ser um romance de ficção... romance entre nike madaíl e scolari e a ficção em que vivemos num mundo sério e que resolve as coisas com bom senso

PeDraGon disse...

Esta novela luso-brasileira vai de mal a pior.
Mas cheira-me que ainda não vimos os piores episódios...