quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Vai Platini vai...vai...e foi mais um belo passe

Esta quinta-feira o presidente da UEFA, Michel Platini (MP), enviou uma carta aberta aos governantes do Velho Continente, para manifestar a sua preocupação sobre os desenvolvimentos recentes que tiveram lugar no futebol europeu. E perguntamos nós Facciosos (FAC): e quais desenvolvimentos são esses? Grandes multinacionais? Violência? Scolari no final do jogo com a Sérvia? Nike? Todos em conjunto?

Retirámos alguma conversa de encher-chouriços, tentámos manter o contexto, e por fim eis algumas palavrinhas do mais conhecido "fazedor" de assistências do futebol mundial.
  • MP sobre o futebol europeu em geral: “sofre influência maligna e sempre constante do dinheiro”.
    FAC em jeito de sugestão: acabem com os direitos de transmissão dos jogos da Liga dos Campeões e metam as transmissões em canal aberto

  • MP: "apelou para que a especificidade do desporto seja reforçada no próximo Tratado da União Europeia".
    FAC: Olha este agora. Já agora a UEFA que adopte a lei penal internacional e deixem-se de justiça colegial feita à medida.

  • MP: ”Pedimos às autoridades políticas que nos ajudem”.
    FAC: Espera aí. Mas vocês fazem da UEFA uma máquina de fazer dinheiro e agora vão ter de ser os meus impostos a ajudar-vos? E contrapartidas para mim? Sei lá. Deixa ver. Bilhetes mais baratos, para adeptos e sócios do clube! Jogadores a pagarem os impostos como deve ser!

  • MP: “O futebol é um enorme recurso social, que ganhou proporções gigantescas, mas que não consta de nenhum tratado."
    FAC: e por culpa de quem? social quererás dizer quando os craques contratam pessoas à sociedade civil como os seguranças, os advogados, as amas dos filhos, as portuguesas para se casarem?

  • MP: "Com este dinheiro, não surgiam novas regras e é isso que lamento".
    FAC: O homem bateu com a cabeça ou discutiu com o Scolari. Mas não surgiram? Que pena. Mas porque será?

  • MP sobre a violência e o racismo: “Podemos tomar decisões fortes - se tivermos de banir adeptos dos estádios ou suspender clubes, assim o faremos, até ao dia em que apenas tenhamos nos estádios pessoas somente interessadas em assistir aos encontros e não para causarem problemas”.
    FAC: ah ok. Afinal o problema são os adeptos! E já agora, presidentes, dirigentes, rolhas, árbitros e a justiça UEFAeira não estarão a ajudar a esse estado das coisas?
Ainda estou a digerir esta conversa toda, mas é ou não é, mais uma bela assistência do gaulês? Está a tentar passar a bola para alguém tomar a responsabilidade de marcar, ou não está?

Um mestre!

1 comentário:

Red Devil disse...

antes FAC que FARC... ou então o que a uefa e fifa precisam é que existam umas FARC nas organizações