quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Canal Aberto

Aproveitando esta onda de jogos das várias selecções em campeonatos mundiais, europeus e apuramentos, há uma duvida que estou certo atormenta alguns de nós, e que se prende com as transmissões televisivas.
Não querendo comparar o Rugby ao Futebol 11, ficando-me apenas pela comparação entre o Rugby e as restantes modalidades, gostava de perceber porque razão as transmissões dos jogos da nossa selecção NACIONAL não se enquadram no regime de transmissões televisivas desportivas em canal aberto?! Não poderá o Governo intervir nesta situação como já o fez no passado com jogos de futebol 11 de equipas portuguesas (e não da selecção nacional)?!
Eu já não digo que transmitam no Canal 1, mas o Canal 2 é aquele que transmite em canal aberto os jogos das nossas selecções de Basket, Hoquei, etc, porque não a participação pela primeira vez da nossa selecção Nacional num campeonato do MUNDO de Rugby?!

10 comentários:

Red Devil disse...

o Governo pode e foi isso que fez...

Anualmente o Governo através de despacho de um ministério define o que é de interesse nacional e portanto transmitido em canal aberto.

Acontece que quando foi feito esse despacho ainda não se sabia que Portugal estaria presente no Mundial, logo o campeonato do mundo de Rugby não foi considerado como interesse nacional.

Stromp disse...

O raguebi está na moda...

"Descobrimos" que existe 1 modalidade chamada raguebi, e agora serve para criticar a forma como outros cantam o hino, a falta de apoios da modalidade, o critério das transmissões televisivas e o que mais se seguirá...

Antes de atirarem pedras aos outros, que tal começarem a ir aos estádios ver jogos do campeonato nacional de raguebi... Assim, sempre era uma forma de apoiarem a modalidade.

Rui Ricardo disse...

Caro Sportinguista, desde os meus 14 anos que assisto a jogos e treinos (no estádio nacional) das equipas de Rugby. Não descobri só agora, já é uma batalha com alguns anos, apenas agora temos argumentos mais fortes. Se atiro pedras é porque as tenho para atirar, meu caro!!
Obrigada pelo esclarecimento "jurico", Red, pode ser que para a proxima vez a gente tenha mais sorte. Por agora é colar-me a alguem com Sport TV! ;-))

Stromp disse...

Ah, eu sabia ...

És o único gajo que ias ver os jogos, além dos familiares dos jogadores.

Quanto às pedras, tem cuidado porque podes ter telhados de vidro noutras áreas... nomeadamente nos critérios televisivos.

Stromp disse...

Esqueci-me de dizer no post anterior. A crítica não era dirigida a ti. É para todos nós ( me too )que seguimos a 99% o futebol e não se apoia as restantes modalidades.

NBR disse...

Confesso que não sigo o Rugby, nunca segui, pois foi modalidade pela qual nunca me interessei, mas o que está em causa não é isso, o que está em causa é a participação da selecção nacional num torneio internacional, não interessa em que modalidade, porque esta situação por si só já é merecedora de transmissão televisiva em canal aberto.

Também ninguém ligava aos 100 ou 200 metros, ao salto em comprimento, ao judo, ao salto em trampolim, ao triatlo, etc, até aparecerem atletas Portugueses a trazer medalhas para casa e agora toda a gente assiste a essas provas.

Para mim parece-me claro que todas as provas relacionadas com campeonatos da Europa, do Mundo e Jogos Olímpicos, qualquer que seja a modalidade, são de interesse nacional e devem ser transmitidas pela televisão pública, pelo menos as provas onde participam Portugueses.

Stromp disse...

Concordo com tudo o que disseste.

Todas as modalidades! E não só aquelas que estão na moda.

Seria engraçado confrontar, por exemplo, a opinião das pessoas se em vez de dar 1 jogo de futebol do campeonato em canal aberto, passassem 1 jogo do campeonato do mundo de raguebi.

Red Devil disse...

para ver futebol espetáculo tipo académica x estrela da amadora preferia ver uma Nova Zelândia contra a Escócia.

Quanto ao interesse que as pessoas têm noutras modalidades, felizmente que ao fim de semana a 2: ainda emite bastantes modalidades além do futebol, o que me permite manter actualizado em relação ao btt e andebol principalmente.

Filipe Pereira disse...

Digam o que disserem, com as voltas que vos apetecer, mesmo que seja só para estarmos aqui a discutir... uma coisa é certa: vivemos num país de aparências e de decisões reactivas. Ninguém pensa a nossa sociedade como deve ser e os poucos que o fazem estão a ter o mesmo destino do Eduardo Prado Coelho. Este problema de falta de apoio bate num outro muito mais grave. Estamos descaracterizados e à deriva. Socialmente pelo menos. Não me interessa o número de pessoas que assistem ao jogos ou aos treinos de rugby. Orgulha-me isso sim saber que existe um certo tipo de teimosos que depois de fazerem o que lhes dá mais prazer, assumem as camisolas do nosso país num espírito orgulhoso e lutador. É assim com o rugby e com todas as personalidades que nos representam nos jogos olímpicos. Mais uma vez usava a minha caçadeira democrática contra comentários como este:"que tal começarem a ir aos estádios". O único consolo ao facto de estarmos na mó de baixo é que esse estilo de tratar as coisas não representa a maioria. Bem, se calhar até é!. Já agora vamos lá retirar os poucos apoios aos nossos atletas nas olimpíadas das pessoas com deficiência.
A pobreza de espírito é uma coisa triste e por isso prefiro que parte dos meus impostos sejam canalizados no apoio das modalidades ditas minoritárias. Prefiro isso a ter de financiar consultas de psiquiatria, no sistema nacional de saúde, para muitos dos que andam a blogar asneiras.

Stromp disse...

Mas quem falou em acabar com os subsídios a estes atletas??