quinta-feira, 13 de setembro de 2007

E os jogadores!?

Todos crucificam o seleccionador, o que até me parece justo, mas e os jogadores, ninguém fala dos jogadores, os últimos jogos têm sido aflitivos, não correm, não lutam, não vão a lances divididos, não fazem o mínimo esforço para se fazerem a uma bola que não lhes vá direitinha aos pés, temos de regresso as "prima donas" do mundial de 2002.

Para além de faltar um seleccionador com liderança, liderança que o Scolari até conseguiu ter até ao mundial de 2006, mas que desde então tem vindo a esmorecer, falta-nos um jogador que líder o balneário, um jogador com carreira feita, com espírito de grupo, que todos respeitem e que todos reconheçam como sendo "O Jogador", resumindo, precisamos do Figo.

Este ano sem a liderança de Figo na selecção têm sido catastrófico, temos uma equipa à deriva, sem referências, individualista, sem espírito de missão e cheia de supostas estrelas. Digo supostas estrelas porque penso que temos a mania que somos melhor do que na realidade somos, vamos ser rigorosos e analisemos o onze que Portugal apresentou ontem e dessa equipa vamos destacar aqueles jogadores que podem ser consideradas estrelas, entenda-se por estrela, jogador com capacidade para jogar em qualquer equipa do mundo. Na minha contabilização só consigo encontrar 3 (Cristiano, Simão e Deco) e com muita boa vontade, pois não tenho a certeza que o Deco neste momento consiga ter este estatuto, mas dando o beneficio da dúvida, assumindo que a forma aflitiva como ele tem jogado se prende a uma baixa de forma por não ter feito pré-época.

É certo que para além das estrelas, também temos outros bons jogadores, que apesar de não terem esse estatuto, têm todas as condições para o atingir, mas também temos jogadores muito maus, fraquinhos mesmo, tendo em conta o nível de qualidade que a selecção deverá ter, tais como: Paulo Ferreira, Bruno Alves, Fernando Meira, Nuno Gomes e Hélder Postiga, isto só para citar alguns.

Com tudo isto não se percebe como é que jogadores como o Quaresma, Nani, Miguel Veloso, Tiago e João Moutinho, não façam mais jogos pela Selecção A.

5 comentários:

Filipe Pereira disse...

Precisar do Figo!? Estava a ver que nunca mais chegava um post sobre a teoria do D.Sebastião. Ainda bem que já és português porque corrias o risco de alguém te naturalizar.

Vamos esperar umas horitas só para ver se algum lampião se lembra de dizer que precisámos do Eusébio e do Coluna.

Amigo elitista, o que nós precisámos é de uma estrutura federativa que pense a nova realidade do futebol. Alguém que finalmente dirija a selecção para o objectivo de ser mais uma montra de jogadores em ascensão e não a de um conglomerado de supostos craques.

São raros os craques que resolvem equipas más.

Precisámos de um presidente que não seja rolha e reactivo.

Precisámos de um treinador que ganhe menos no cheque. Um que reconheça jogadores para além daqueles que aparecem nos jornais que lê.

Precisámos de perder o medo de deixar definitivamente para trás os Figos e assumirmos que precisámos urgentemente de rodar Bowsinguas, Miguéis Velosos, Moutinhos, Quaresmas.

Aposto que nenhum dos dirigentes vai pedir desculpa pela triste figura do treinador durante a representação de um nosso país.

Aposto que o treinado nem vai reparar em atitudes como a do Cristiano Ronaldo no golo da Sérvia. Os movimentos de olhos e pescoço quase que conseguiam travar um dos atacantes.

Stromp disse...

Mais do que falta de empenho, acho que nos falta QUALIDADE. Juntando a isto, a ansiedade que está ao rubro, os resultados é
estão à vista.

Espero que com os regressos de Ricardo Carvalho e Andrade e com os melhoramentos de forma de Deco e Ronaldo, a equipa consiga o apuramento para a fase final.

Filipe Pereira disse...

Aposto que mesmo assim será à rasquinha. Não é por nada que nenhum dos retornados é ponta de lança. Vamos ter de continuar com o que temos, excepto se naturalizarem o Liedson.

André . أندراوس البرجي disse...

Não sabes porque é que o Quaresma, Nani, Veloso, Tiago e Moutinho não jogam mais? Ora, mas toda a gente sabe que quando o Scolari assinou contrato havia lá uma alínea em que ele se comprometia a nunca chamar jogadores em boa forma. Por isso é que ele convoca regularmente o Postiga e o Nuno Gomes. E foi por isso que deixou de pôr o Postiga a jogar quando ele começou a marcar uns golitos pelos Morcões (por engano, é certo, mas começou), no ano passado, mas voltou imediatamente a pô-lo a titular assim que a pólvora se lhe esgotou e voltou à sua nulidade inata. Até eu com os meus grisalhos 36 anos faria melhor, mas pronto. Por isso é que a convocatória para o Mundial, por exemplo, estava repleta de jogadores lesionados, a recuperar de lesões graves, em baixa de forma, conjuntural ou estrutural, (Postiga, Nuno Gomes), ou que não jogavam há meses nem sequer tinham clube, como o Costinha, que em tempos até foi um jogador razoável, mas que foi à Alemanha fazer turismo e beber umas deutschen bejeken e galar as deutschen garinen.

Qualquer um dos jogadores referidos (Quaresma, Nani, Miguel Veloso, Tiago e João Moutinho) tem qualidade sobeja para jogar de início, quanto mais não seja porque com excepção do Tiago foram todos formados no Sporting. Sobretudo o Miguel Veloso, que é muitíssimo bom. E também não é mau jogador.

Eu sinto-me relativamente à vontade para dizer mal do Scolari, por 3 razões:

primo, porque até defendi a criatura (apesar o bigode) quando o contrataram e começaram a ouvir-se bocas xenófobas;

secundo, porque comecei a dizer mal dele quando a imprensa ainda o incensava e andavam as ruas cheias de bandeiras nacionais "made in China" com pagodes e cores invertidas;

tertio, porque não percebo nada de futebol.

PeDraGon disse...

Concordo que os jogadores devam ser chamados à pedra, pois foram igualmente culpados dos dois maus resultados.
A nossa selecção mesmo começando com dez - é dificil contabilizar o Nuno Gomes como elemento produtivo - têm qualidade e condições para fazer melhor.

Mas já não concordo com a necessidade de se olhar para trás e repescar um Figo demasiado maduro. Há isso sim que apostar mais cedo na malta nova e não apenas ser reactivo em função dos lesionados. Mas para isso, lá está, teríamos que têr outro selecionador!...