quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

Ecletismo, sim sr. e de qualidade


Dos jornais “ Finalmente um português vai figurar no quadro de honra dos melhores atletas de sempre da Associação Europeia de Atletismo (AEA)! Francis Obikwelu foi eleito, ontem, o melhor atleta europeu do ano de 2006.”

O comentário do atleta que me ficou na retina: "Para mim é sensacional ganhar este prémio, até porque esta foi uma das minhas melhores épocas. Dedico-o a todos os portugueses

Num período onde se debate o que é ser/representar uma nacionalidade, este é um caso que faz pensar. Eu que não sou adepto das novas naturalizações apressadas com interesses promocionais e comerciais, este caso faz-me pensar.
E colocando em 2 pratos da balança estes portugueses nascidos na Nigéria e os portugueses dos cambalachos de Saltillo, Coreia, etc prefiro, de longe, os primeiros.

2 comentários:

Filipe Pereira disse...

Não deveria ele dedicar a coisa apenas aos Sportinguistas? Se calhar na vida do grande atleta estiveram tantas outras pessoas eclécticas que ao Sporting apenas toca a coincidência de ser quem actualmente lhe paga o salário...ou parte dele!

Stromp disse...

O vice-presidente do Conselho Directivo do Sporting salientou que “quando o Obikwelu veio a Portugal integrado na selecção nigeriana, correu os 400 metros e nem à final chegou. Era um atleta normal. Quem fez do Obikwelu o que ele é hoje foi o Fausto Ribeiro, antigo treinador do Belenenses e do Sporting. Foi ele que o pôs a correr os 100 e 200 metros.”

Mário Moniz Pereira referiu ainda que “quando o Obikwelu foi para Espanha já era um dos melhores atletas da Europa. Este prémio também significa que o Sporting continua a formar e a ter atletas de grande categoria internacional.”