Desenganem-se aqueles que pensam que derrotas como a que o FCPorto sofreu em Leiria irão acontecer com muita frequência.
Não só porque 3 bolas nos ferros não é muito comum em qq jogo, mas tb pela quantidade de oportunidades de golo claro criadas e desperdiçadas. Quero com isto dizer, que o FCPorto dominou como quis o jogo (até à expulsão esse dominio foi avassalador) e só por manifesta falta de concentração, falta de pontinha de sorte e um trabalho miserável do árbitro é que não saiu de Leiria com os 3 pontos em disputa.
Estou a falar objectivamente de 2 penalties que ficaram por marcar, o 1º numa charutada na perna do Postiga por parte de um defesa que calculou mal o tempo da sua intervenção e o 2º num corte com a mão à beira da baliza após um remate para golo do Lisandro. Na TV parece que é o GR que defende mas na repetição por trás da baliza vê-se bem o lançe, tal qual como o árbitro e o fiscal-de-linha facilmente o veriam.
Mas a encomenda continuou em outros lançes menos visíveis mas claramente indiciadores que pelo menos esta dupla ía com a lição bem estudada. Estou a falar da falta inexistente que deu origem ao golo do Leiria, estou a lembrar-me do amarelo mostrado ao Lucas (como é que não se percebe que ele escorregou?) e pelo menos um fora-de-jogo mal tirado que isolaria o avançado portista.
Quanto à pseudo-cotovelada, ela é tão certa como a intenção do Katsouranis em lesionar o Anderson. Significa isto que só eles (os jogadores intervenientes) lá saberão pois qq análise posterior será sempre subjectiva por não ser evidente a intenção de magoar. Continuo a achar que o Quaresma extendeu o braço para dar um "chega para lá" no gajo que o estava a agarrar continuamente sem que o árbitro intervisse. Por azar, foi o cotovelo que atingiu o adversário, mas a não ser que ele tenha criado olhinhos no sítio, duvido que de costas soubesse onde estaria a cabeça do melga.
Sem dúvida que o erro não deixa de ser do jogador do FCPorto, pois já devia estar sobejamente avisado que em caso de dúvida, árbitros como este (ou fiscais para ser maos precido) não hesitarão em prejudicar o FCPorto. Pois, seguramente e à semelhança de épocas anteriores, só assim é que poderão dar algum alento aos nossos directos adversários.
Que tenham bom proveito então, pois acredito que ele será muito provisório. E desenganem-se pois mesmo com arbitragens habilidosas teremos futebol suficiente para chegar lá em primeiro.