quinta-feira, 23 de novembro de 2006

O direito à diferença!

Cúm raio! Fico chateado, pois claro que fico chateado! Exige-se do Facciosos mais rigor na assunção das responsabilidades de cada equipa. Hajá rigor... faccioso, mas rigor, canudo!

É por demais recorrente aqui nos comentaristas blogueiros umas escapadelas para lugares comuns. Coisa feia. Feiinha. Diminuída. "Ah e tal, que os clubes portugueses são isto, que as nossas equipas são aquilo. Que jogamos todos à tuga. Só sabemos jogar pra trás"

Mas com isso estão a juntar o FCP no mesmo saco do SLB e do SCP. Isso não está bem. É que nem roça a verdade. Num roça nem coça. São farinhas de colheitas diferentes, sinhores!!!. No nurte fazem-se gruandes clubes de ajuntamentos de bairros. Aqui em baixo desfazem-se grandes clubes que mais parecem agora uns bairritos sem expressão europeia. Repetem sem pensar "jogar à tuga", esquecendo-se que estão a falar dos desaires da própria equipa. Hája avestruz com a moleirinha debaixo da terra no enfiamento da badeirola de canto.

Que eu desse por ela, a segunda parte europeia do Benfica desta semana não foi um jogo à tuga. Foi uma coisa típica: um jogo à Benfica.

E cá para mim, mas só para mim: a eliminação do Sporting não se deveu à inexperiência dos tugas, deveu-se sim à inexperiência do Sporting.

E já agora, a excelente exibição do Porto em Moscovo não se deveu ao tugas, mas sim ao poder e humildade do dragão.

E para os Zés que por aí comentam, lamento ter de os contrariar mais uma vez e abrir já aqui um espaço noticioso de informação, berrando: "Eiiiii pera aí!!!! O FCP não pode estar nesse saco". Não pode, mas a culpa não é minha. É das....sharaammmm....estatísticas. As marotas das estatísticas:
  • então não é que
    UEFA Team Ranking 2005/2006: FCP 11º lugar (Sporting 30º, Benfica 57º);
  • mas que raio
    UEFA Team Ranking 2004/2005: FCP 8º lugar (Sporting 64º , Benfica 72º);
  • olha lá outra vez nós à frente
    UEFA Team Ranking 2003/2004: FCP 15º lugar (Sporting 78º , Benfica 86º);
  • bolas que cabazada

Mas ok! Vamos alargar a coisa a 20 anos (1985 a 2004) e ver a média do top 100. Porra que a coisa é mesmo nossa: FCP 7º lugar (Sporting 38º, Benfica 19º);

STOP. Deixa ver quando alargamos a coisa a toda a história das competições uefeiras , (desde o tempo que a bola era quadrada, desde 1955 até 2004): olha o Benfas à frente (Benfica 10, FCP 12).

Mas mesmo com Eusébio, Coluna, Salazar, aparelho de estado e companhia...só se afastam de nós 43 pontitos!

Juro que se tudo correr bem vamos dar um ripada definitiva muito brevemente! O voo da águia desde o tempo da bola quadrada está em queda livre. Voo picado. E não é sobre uma presa! É sobre uma prensa. Uma prensa chamada FCP.

Se ainda assim só souberem dizer lugares comuns, peguem lá mais este:
"O FCP não joga à tuga e nem perde à tuga!"

1 comentário:

Red Devil disse...

2ª parte do Benfica chama-se gerir esforço!

equipas que jogam à tuga: Estrela da Amadora, Belém, Setúbal, Aves