quarta-feira, 8 de novembro de 2006

A moda pegou...

Quando se abrem precedentes existem depois consequências mais ou menos graves consoante o tipo de decisão que foi tomada.

A chamada de Deco à selecção foi um desses precedentes que certamente trará as suas consequências na vida desportiva/social lusitana.

Ontem falou-se no levezinho, hoje é o pepe e o bruno moraes, mas que raios, será que um gajo dá dois toques na bola seguidos em cada 10 jogos que faz e quer logo representar a selecção nacional?

Não querendo de todo apelar ao sentido nacionalista ou ultra nacionalista ou sequer anárquico, parece-me que o acto de naturalização deve ser espontaneo. Uma pessoa que está a viver anos num país que não é o seu, opta por se nacionalizar não só para ter direitos iguais aos naturais desse país, mas também porque assumiu os seus valores e a sua cultura.

A questão dos naturalizados, e a mais valia que eles possam trazer ou não, vê-se no seu expoente máximo, a União da Madeira que chegou a ter 17 naturalizados em 18 jogadores convocados e eis onde está hoje?

Naturalização para chamada à selecção sim, mas quando se trata de uma real mais valia para o conjunto, agora quando temos Ricardo Carvalho, Fernando Meira, Tonel, Ricardo Rocha, Caneira, tantos outros e o Jorge Andrade de volta, não me parece razoável que se queira naturalizar o sarrafeiro pepe ( por exemplo) para jogar na Selecção Lusitana.

4 comentários:

Vitor Sá disse...

Pepe ??? Quem é esse... P´lo amor da Santa...
É só rir...
O Moraes é um caso a ver. Quanto ao Liedson, sim claramente. Não temos muita escolha para o ataque e o homem já mostrou quem tem valor suficiente...

Lizard disse...

Eu já no caso do Deco defendi o mesmo, a questão aqui é SÓ uma.
O jogador em causa é português? Se sim, cabe ao seleccionador decidir.
Podem criticar a lei da nacionalidade, e aí não me meto, mas a partir do momento que a qualquer jogador é dada a nacionalidade portuguesa, passa a ser portugues com os mesmos direitos e obrigações que qualquer outro português.
Cabe ao seleccionador nacional escolher os melhores portugueses, e não é pelo Pepe ou o Moraes ou o Liedson ou outro qualquer dizer que quer representar a selecção que vai ser convocado.
Eu sou portugues e quero representar a selecção e nunca fui convocado.

Filipe Pereira disse...

A juntar a toda a argumentação do RedDevil, a qual eu assino por baixo mas sem salientar o nervoso miudinho pelo facto de ser "Pepe". Vem na lógica do: Pépe = FCPorto = PintoDaCosta!

Mas voltando ao assunto concensual...gostava de acrescentar mais uns detalhes sobre o caso do Deco. O processo deste Luso-Brasileiro é bem mais aceitável. Ele veio para Portugal muito novo. Fez em portugal de uma forma em crescendo. Começou na fase criança inconsciente, quando estava no Benfica. Subiu no ranking da organização quando foi pro Alverca. Neste fase ainda o LFVieira reconhecia valor no Pinto da Costa. Mais tarde, Deco assume-se como adulto também no futebol e escolha a única equipa possível em Portuga. No FCO foi o que todos sabemos e hoje é um imprescindível na selecção. Ainda assim, meus amigos, prefiro um brasileiro destes a um Figo que abdica da selecção quando lhe convêm e volta quando lhe apetece. E perante isso não vi muita gente indignada!

El Matador disse...

O Pepe só deve representar Portugal no momento em que o Scolari prometer que nunca mais vai convocar o Ricardo Costa. :)

Agora a sério o Pepe neste momento não tem valor para representar Portugal.

Próximo!!!!