quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Naturalizações III

Desculpem começar com o post novo... mas cá vai alho... (já fiz reply aos vossos ehehehehe )
Acho que estamos a ver a situação dos nacionalizados ou naturalizados de forma errada... para mim o futebolista deve ser visto como outro cidadão qualquer, posto isto, discordo de alguns de vós, que estão contra o Pepe por não ter valor para a selecção (e eu concordo com a falta de valor), e a favor do Deco que é claramente um dos melhores médios do Mundo.
Ou seja, temos de arranjar critérios objectivos, e como podem ver, o critério de ser bom ou mau jogador é 100% subjectivo.
Logo como critérios objectivos temos duas hipóteses:
1- Seguir a Lei... e a lei indica o seguinte:
a) Filhos de estrangeiros nascidos em Portugal
b) Casados com nacionais mais de 3 anos
c) Pessoas adoptadas por casais portugueses
d) Estrangeiros mais de 6 anos em território nacional (Países oficiais de Língua Portuguesa) ou 10 anos para os restantes.
e) Menores ou deficientes
(tem sempre de provar que "sabem" os costumes, tradições e personalidades portugueses)

2- Usar a naturalização... onde apenas por Grandes Serviços Prestados ao país se pode aceitar baixar a fasquia dos 6/10 anos

Por isso, após reflexão... cheguei à conclusão do seguinte:
1. Deco --> Esteve mais de 6 anos em Portugal (penso eu), tinha o direito de pedir a naturalização e acabou-se... por sorte é um excelente jogador e representa a selecção
2. Pepe --> Está cá há 4 anos (penso eu), não pode nem deve pedir a naturalização (até podia ser o Cannavarro)
3. Liedson --> Está cá há 4 anos (penso eu), não pode nem deve pedir a naturalização (até podia ser o Drogba)
4. Bruno Moraes --> Está cá há 2 anos (penso eu), não pode nem deve pedir a naturalização (até podia ser o Liedson heheheeh)

Volto a dizer... nacionalizações apenas e só quando existirem razões para tal. Merece mais o Pepe ser tuga (está cá há menos de 5 anos), que uma sra. Indiana que estava cá à 14... com filhos e marido Português, com 3 lojas abertas e empregados... mas que não sabia quem era o Soares e o Cavaco?!?!?!!?

4 comentários:

Stromp disse...

Ena tanto tópico acerca das naturalizações. Nem sei em qual hei-de dar o meu bitaite :)

Pode ser já neste...

Sou contra as naturalizações à pressa para se poder jogar na selecção. Seja Deco, Pepe, Liedson ou Morais(??? - LOL. Marcou 2 golitos e já o querem na selecção??).

Isto aqui não é o Brasil-B.

Só aceitaria de bom grado estes jogadores que têm-os-mesmos-direitos que o tugas de alfama caso à pergunta "O Brasil e Portugal querem-te convocar para a Selecção. Qual Escolhes" respondessem : "PORTUGAL".

Portugal como 2ª escolha , NÃO !

Filipe Pereira disse...

Então já está! O Liedson tem enquadramento. Ser Menor quer dizer ser menor de corpanzil, de cabedal, certo?

Rui Ricardo disse...

Aqui tou de acordo com o Sporinguista: Portugal "não é o Brasil-B."!!! Mai nada!!

PeDraGon disse...

Partindo do princípio básico de quem cumpre os critérios ordinários é livre de se naturalizar, a polémica centra-se apenas na antecipação extraordinária que a lei permite.

Ora para se prestar serviços relevantes ao Estado português, nesta àrea, só daria para aferir após alguns jogos pela selecção, certo?!
Como existe este contra-senso, terá a FPF que manifestar antecipadamente o interesse público, sustentada no parecer de um qq selecionador nacional (q será sempre) provisório.
Portanto, nunca poderá ser de ânimo leve que uma tal decisão possa ser tomada e até agora ninguém nos deu indicação que tal se iria banalizar.
Ou seja, uma coisa é os jogadores manifestarem desde cedo o seu interesse (é um direito como qq outro) outra é alguém assumir a qualidade indiscutível de um jogador que o leve o mais cedo possível à selecção.
E quer cá me parecer que Deco ainda cá só há um... os restantes são apenas nice-to-have...