quarta-feira, 1 de novembro de 2006

De novo na luta...

Contrariando alguns vaticínios extemporâneos logo à 2ª jornada, eis que afinal o Futebol Clube do Porto ainda luta pela passagem à fase seguinte da Champs!
O FCP mais uma vez demonstrou que tem qualidade suficiente para assumir uma posição de destaque no grupo. Depois de um 1º jogo desafortunado e de um 2º algo desinspirado, estes dois últimos contra o Hamburgo evidenciaram uma equipa de classe pura, com forte personalidade e querer, convencendo definitivamente os mais incrédulos. Extendendo-se esta certeza também à liderança sapiente do Prof. Jesualdo, que mais uma vez demonstrou saber montar uma equipa adequada ao seu adversário e jogar no banco com mestria e oportunidade. Temos equipa!, temos treinador!!

Quanto ao jogo, o FCP realmente apresentou um futebol muito personalizado, gerindo (ainda que não controlando totalmente) bem o jogo e os seus ritmos. Dominou o meio-campo, pressionou em todo o campo obrigando o adversário a constantes erros e tirou dividendos do nervosismo que se instalou ao longo da 1ª parte na equipa do Hamburgo. Sem ter forçado a nota, surgiu na frente do marcador através de um momento mágico de Luxo, que finalmente teve um jogo à sua altura. Mas que grande golo!

Na 2ª parte, o jogo tornou-se mais difícil de gerir e mostrou um Hamburgo com as garras de fora e a darem muito trabalho à defesa Portista. De enaltecer o excelente desempenho da dupla de centrais - que cada jogo que passa mais convence - e a prestação do P. Assunção, finalmente ao nível da época anterior.
Curiosamente, fiquei com a nitída sensação que se não tivesse havido aqueles dois golos de rajada, o jogo se tornaria bem mais pacífico para o FCP. O Hamburgo demonstrou aí, que até sabe jogar futebol e que tem uma boa equipa, capaz de dar boa luta (espero eu) aos nossos adversários directos. Porque isto de se ganhar 3 pontos no campo do adversário teoricamente mais fraco, pelos vistos, não está ao alcançe de todos mas poderá fazer a diferença.

De salientar também o trabalho efectuado pelos atacantes, claramente empenhados não só nas transições ofensivas (tb estou por dentro da moda) mas igualmente nas tarefas defensivas com benefícios claros para o colectivo. Mais uma vez, mãozinha de Jesualdo...
E claro, Helton. Sempre que necessário ele está lá e dá total confiança (anytime, anywhere).

Confiança é portanto a sensação que por certo qualquer adepto Portista retém, após esta sequência de sucessos, tanto na Champs como na Liga. O Porto sai mais forte, mais maduro (apesar da juventude que apresenta) e com uma veia goleadora digna de registo (11 golos em 4 jogos!!).
Não tenho dúvidas, o futuro apresenta-se desde já pintado de Azul e Branco!

2 comentários:

Red Devil disse...

Hamburgo essa equipa sensacional que vai com 9 pontos em 9 jogos na liga alemã....UI potentíssima equipa para Jesualdo mostrar que é muito bom.

PeDraGon disse...

Tal como o Boavista que apresenta 7 pts em 8 jogos mas não deixa de ser uma equipa de top da liga Portuguesa, o Hamburgo tem traquejo e plantel para meter um qq clubezeco Dinamarquês (ou Russo) no bolso.
Qt ao Jesualdo, foi o único dos 3 que teve arte p montar uma equipa vencedora e motivar os jogadores para trazerem mais do que um mero pontito do terreno do adversário mais fraco do grupo!