segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Liderança isolada

E à terceira jornada... a liderança isolada!


Confesso que esperava mais dos nossos adversários.


O Braga, já se advinhava, enquanto estiver envolvido na UEFA não deverá ter arcaboiço para ombrear com o futuro campeão nacional. Mas ainda assim, parece-me ter um plantel bastante equilibrado, pelo que andará sempre por perto...


O Benfica, esse, tem o Fernando Santos... mas o pior parece ser aquela equipa de descontrolados emocionais. Mesmo a jogar contra 10 do Nacional, aquilo tremia por todo o lado.


Já o Sporting, com todo o seu futebol espectáculo, os seus putos maravilha, parece que afinal só jogam para europeu vêr. Sim, porque não basta andarem sempre nas capas dos jornais. É preciso tb terem maturidade suficiente para ultrapassarem uma qq maldade do àrbitro.


Mas voltando ao futuro campeão nacional, a equipa de Jesualdo parece estar no bom caminho pois já assimilou a nova táctica e os desdobramentos que ela implica.

Com um GR super-elástico e atento, uma dupla de centrais confiante e confiável e uns laterais bastante ofensivos, a defesa já apresenta solidez assinalável.

O meio-campo é, de facto, de Lux(ch)o apesar do endeusamento que andam a tentar fazer passar do jovem Brasileiro. Sem dúvida que este tem uma qualidade de passe, uma visão de jogo e uma presença fisíca acima da média, mas ainda é o Argentino o verdadeiro fiel da balança e o verdadeiro maestro do jogo do FCPorto.

No ataque, pode faltar um verdadeiro matador, mas enquanto uns se queixaram outros 'puseram os pés ao caminho' e contornaram a situação. Como? Apostando no dinamismo do trio atacante e nas multiplas combinações possíveis qd se apresenta uma equipa que tanto usa a imaginação como o pragmatismo para golear.

É claro que podem acusar-me de excesso de confiança. Mas se os outros podem apenas por um jogo mais conseguido, pq não acreditar na equipa que à 3ª jornada já se isolou no campeonato?

(tentei imitar o el matador e escrever um post com tantos espaços; mas não consigo imitá-lo nos nomes despristigiantes que alcunha os adversários - deve ser uma questão de amargura ;-))

13 comentários:

Anónimo disse...

Há equipas talhadas para a chamada "sorte do jogo". À terceira jornada, o FC Porto já regista dois golos marcados por defesas adversários. Na segunda jornada, Rui Duarte I, do Estrela da Amadora, aos 55', abriu o caminho para uma vitória folgada dos "dragões". Agora, foi o antigo lateral-direito sportinguista Mário Sérgio, virado para o único lado que não devia, a marcar mais um golo de belo efeito, confirmando a vitória portista sobre a Naval 1º de Maio. Com a mão ou sem a mão, não faltam "matadores" nesta Superliga...

Stromp disse...

Tanta confiança...só pode advir pelo prévio conhecimento dos nomes dos árbitros para as restantes jornadas.

Filipe Pereira disse...

Por acaso ainda escolhemos os árbitros! A coisa ando nos jornais...aliás convém que o Sporting se habitue a bater-se com o Porto de igual para igual. Outro detalhe: não percebo porque raio todos os Sportinguistas sofrem actualmente de ataques de amnésia...se calhar é tudo malta nova. Lembram-se de um tal Gonçalves ou de um Sousa Sintra...Lembram-se? Então parem com lamechices e se têm problemas em chegar aos árbitros..isso é um problema de agora...

Stromp disse...

Então faz lá esse favor e mete aí os links das escutas onde foram caçados o Cintra e o Gonçalves. Isso seria serviço público!

E "quinhentinhos", guarda-abel, viagens pagas ao brasil, escutas a comprar árbitros, tareias em árbitros nos balneários, tareias em jornalistas, e muito mais não são timbre do nosso clube, mas sim da máfia do norte.

Se nos deixarem, batemo-nos de igual para igual com qualquer equipa. Se perdermos, perdemos. Se ganharmos, ganhamos.Não nos metam no caminho é Paratys, Antónios Costa, Martins dos Santos, etc.

PeDraGon disse...

Pelo que eu percebi, no fundo, o que a lagartagem gostaria de poder fazer seria... escolher os àrbitros que lhes convém!!
Mas que falso moralismo...
Ou então, dispensarem a arbitragem dos jogos do sporting. Isso sim, é que daria jeito, não?

Stromp disse...

Percebeste mal...

Filipe Pereira disse...

Incrivel mesmo é todos insinuarem e dizerem que sabem e depois a justiça portuguesa não consegue prender ninguém! Mais incrivel são os jornais de desporto fazerem capas com tudo menos com a escandaleira que por aí vai. Andamos todos a dormir e a tentar colar o mal do futebol a um só clube e a um só dirigente. Ou a dois. Ou a três. O grande mistério é ainda haver iluminados ou iluministas que se acham superiores aos restantes. E isto porque parece que só quem joga limpo é o Sporting. As escutas do Cintra e do Gonçalves não as há com certeza porque não era moda escutar ninguém. Minto...era a mesma moda de agora: todos os árbitros houvem todos os dirigentes desde que estes últimos falem: por telefone, sinais de fumo ou pela Sr. Entreposta-pessoa-que-conhece-fulano-de-tal-amigo-do-dirigente-da-colectivadade-onde-o-árbitro-jogo-às-damas Silva.

Stromp disse...

Aí é que está o mal. A justiça portuguesa não prende mesmo ninguém. Pelo menos os poderosos...

Mas isto é também capaz de ser uma moda.

Volto a dizer, que caso existisse algum dirigente do Sporting envolvido num caso destes, eu era o primeiro a criticá-lo e a exigir a sua condenação. Não faria como vocês fazem, que é assobiar para o ar, a fingir que não se passa nada.

Aqui o "iluminado" apenas deseja que os corruptos sejam condenados. Simples!

Lizard disse...

Essa agora está boa.
Querem ver que há aí uns iluminados que ainda acreditam que não há corrupção no futebol portugues e que está tudo minado?
O Pinto da Costa, o Valentim são os principais e o Vieira desde que conseguiu colocar na Liga o Cunha Leal e na Arbitragem (acabando com o sorteio) o Luis Guilherme fez-lhes frente.
A jsutiça não prende ninguem? Infelizmente não.
Mas se acham que o que escrevi não é verdade, só pode ser por uma de duas razões:
ou são burros ou estão de má fé.
O pedragon não é burro, e acredito que os outros também não.
Sejam sérios, temos de estar TODOS contra este tipo de comportamentos...independentemente de quem esteja a ser pontualmente beneficiado.

Filipe Pereira disse...

Engraçado este amigo Lizard!

Filipe Pereira disse...

Mr Lizard, o que é que tu sabes do Pinto da Costa!? Sabes que basta conseguires provar o que quer que seja para rapidamente te tornares o heroi disto tudo? O Pinto da Costa, o Valentim são os principais e o Vieira...Se realmente queres ser sério admite que o mal é o futebol português! Não coloques o Sporting à margem. Vais ver que rapidamente não tardará motivos para engolires o que pensas poder usar como arma de arremesso.

PeDraGon disse...

Sportinguista, eu não percebi mal: se para se baterem de igual com qq adversário têm de eliminar à partida uma série de árbitros, estarão no fundo e por exclusão de partes a definir uma lista de àrbitros preferenciais.
Tal e qual como os outros que andam a ser apanhados nas escutas. Afinal como é que ficamos? Somos contra a corrupção ou já que os outros fazem tb gostaríamos de faze-la tão bem?
De facto não me parece apanágio de grande inteligência perceber que existe corrupção no futebol (fenónemo aliás bem generalizado na sociedade Portuguesa) pois isso é por demais evidente. Mas já me parece uma ideia pouco brilhante continuar-se a dizer que aquela só se personifica em meia-dúzia de gajos do Norte e não é generalizada. Isso sim, é que é assobiar para o lado!

El Matador disse...

Parece que para muitos adeptos a corrupção e o jogo de interesses é uma coisa normal no desporto. O que interessa é ganhar a qualquer custo.

Se o PC, R.Teles e outros mafiosos tivessem no meu clube iria fazer tudo para tirar essa escorja de lá, porque para mim a ética e os principios são muito mais valiosos do que os titulos.

Por isso tenho orgulho de ser sócio e adepto de um clube que há muito luta pela limpeza dos desporto nacional.

Se um dia houverem indicios de corrupção no seio do meu clube a minha opinião não mudará... tudo farei para retirar esse cancro do meu clube.

Sonho com um desporto em que o que interessa é o Esforço, Dedicação e a Devoção... e a Glória vem como conclusão se sermos melhores em campo.

Estes são os valores que estiveram na origem da criação do Sporting Clube de Portugal e espero que para bem do futebol português sejam um dia seguidos por todos.

Abram os olhos e lutem por um futebol melhor.