quarta-feira, 30 de maio de 2007

Estádio do Jamor/Nacional

Estava para fazer um comentário ao último post do "Lampiões, não obrigado" onde a certa altura se passou a discutir o local da realização da final da taça de Portugal, mas o assunto pareceu-me demasiadamente sério para ficar escondido num comentário.

Nunca pensei dizer isto, mas não podia estar mais de acordo com o Balázio, o estádio do Jamor é uma vergonha. Uma vergonha nos acessos, no conforto, na capacidade, etc...

Sou da opinião que deveríamos ter um estádio nacional que nos enchesse de orgulho, algo que já poderíamos ter se não tivéssemos distribuído mal o nosso dinheiro na construção dos estádios para o Euro 2004. Um estádio com todo o conforto e com capacidade para pelo menos 70 mil pessoas, os 36 mil lugares do estádio do Jamor são ridículos. Merecemos ter um estádio com pista coberta para os nossos atletas poderem treinar no Inverno sem terem de ir para Madrid, com um pavilhão decente que pudesse ser partilhado por diversos clubes e para diversas modalidades, resumindo, um complexo desportivo a sério.

Este novo estádio até podia surgir no lugar do actual e podia passar a ser a "casa" da selecção nacional, onde esta poderia preparar os seus jogos e as suas presenças em campeonatos do Mundo e da Europa, não inviabilizando a realização de alguns jogos pelo resto do país.

A tradição não pode ser justificação para nada e não pode limitar o presente e o futuro, caso contrário não evoluímos. Eu cá não sou nada saudosista, desde que se mude para melhor estou sempre disposto a evoluir.

Não tive qualquer sentimento de angústia, nostalgia ou saudade quando o velhinho estádio de Alvalade veio a baixo, nenhuma mesma, aquele estádio não tinha condições nenhumas. Tal como não tive quando mudei do Timex 2048 para o 486 ou da televisão a preto e branco para a televisão a cores, muito pelo contrário, senti uma satisfação enorme por assistir a estas evoluções.

Não peço que esqueçam as tradições, essas vão ficar para sempre gravadas na nossa memória, mas não deixem que estas vos amarrem ao passado.

Evolução, sempre!

8 comentários:

Rui Ricardo disse...

Tranquilo que enquanto houver neste país uma coisa chamada especulação imobiliária, com poder e força devastadora, as coisas evoluem.
Segundo sei, a CMO tem planos para acabar com uma boa parte do estádio nacional. Isto porquê?! "Perú que sabe bem" financeiramente, pois os terrenos ali valem muito dinheirinho!
Por essas e por outras é só aguardar mais um bocado que o estádio nacional passa a ser um condominio privado de luxo em Linda-a-velha com vista para a foz do Tejo!!! ;-)))

Anónimo disse...

Meu amigo Leão... compreendo os teus comentários, no entanto tenho de deixar alguns bullets que são a minha opinião:
1. Sou contra novos investimentos em estádios... e fui contra o novo Alvalade e a nova Luz. Deveríamos ter investido num estádio semelhante ao Stade de France e um só estádio em Lx... no entanto não devemos compensar um erro com outro.
2. Sou contra uma final de Taça itinerante... defendo uma festa do Futebol, já fui a mais de cem jogos em Alvalade, e que me lembre a 4 finais de Taça... sem dúvida que o ambiente da final é incomparável.
3. Tive pena de ver o velho Alvalade ir abaixo... por isso fui ver o último jogo com o Setúbal... foi nesse estádio que vi os 7-1 ao SLB, o Benfas fora da Europa (não precisam de mandar bocas, também estive lá nos 3-6), que vi o Secretário fazer o melhor passe da vida, estarmos a dar 2-0 ao Real ao intervalo, 4-2 ao AJAX, 2-1 que souberam mal ao Barça, eliminatória contra o Real Madrid and so on... era parte de mim (não posso ainda dizer o mesmo do novo estádio).
4. O Jamor é especial... e os 35000 ou 40000 lugares são suficientes... Alvalade também poderia ter 100000 por vezes que enchia.
5. Por último (e repetindo-me)... sou contra a única cidade do mundo com 2 estádio 5*s a menos de 2 km's um do outro!

Filipe Pereira disse...

Antes de mais fico preocupado com esta concordância de opiniões, oh Spooooooorting!!! Não é pelo conteúdo em si mas sim pelo princípio. Não tarda nada começamos a concordar com mais coisas. Livrem-nos disso certo?

Quanto ao que aqui colocas acrescento que: essa suposta casa da selecção deveria ter ao lado os aposentos prás vedetas. É mais do que tempo para acabar de uma vez por todas com os gastos no hotel mesmo ali à porta do Jamor. Uma vergonha e um status-quo de interesses.

Quanto ao nosso amigo LNO, lamento a condição em que as opiniões dele se encontram e tenho mesmo de as comentar por ordem de chegada:

- 1 e 2 - "Não devemos compensar um erro com o outro" - uma Taça itinerante permite que mais do dobro dos adeptos pudessem ver os seus clubes; e já agora terminaria com a vergonha da distribuição de bilhetes pelos sanguessugas do estado e das federações

- 3: uma coisa é existir pena outra é a que estamos a discutir: a evolução ou a manutenção do que existia!

- 4: os lugares são suficientes? A malta sportinguista que não conseguiu por lá os pés deve estar mesmo de acordo contigo!

- 5: "única cidade do mundo", parece-me um exagero! Mas enfim já as 4 últimas opiniões o foram.

NBR disse...

Erro é o governo Português disponibilizar 6 milhões de euros para ajudar à construção de um estádio no Afeganistão.

Anónimo disse...

1e2 --> A final de Inglaterra tem o estatuto que tem por ser em Wembley... decidam-se querem mudar a Taça porque o Estádio é mau ou porque deveria andar por todo o país, são causas diferentes para mudar.
3 --> De acordo... mas o Estádio Nacional tem apenas um grande problema... acessos (de viaturas e de pessoas)
4 --> Então voltamos ao ponto 1... se a final fosse em qualquer cidade do país excepto Porto ou Lisboa teria menos gente no estádio. Conheço muito boa gente do Porto que adora vir à final ver o seu Porto ganhar no estádio nacional (perdão de Oeiras)
5 --> Não é exagero, lista de estádio 5* em http://tiosam.com/?q=Est%C3%A1dio_Old_Trafford. PS com o novo Wembley também Londres tem 2... não estão é a 2 km's de diferença

PeDraGon disse...

Nem percebo porque é que se continua a chamar de Estádio Nacional, se nem a Selecção Nacional lá joga.
Dever-se-ia chamar de Estádio da Final da Taça de Portugal ;-)

Só mesmo neste país se desperdiça tanto dinheiro em Estádios excedentários e deixa-se um elefante branco de pé para um jogo anual.

Também advogo uma festa itinerante. Até sugeriria estabelecer-se desde logo um plano a 10 anos, sorteando a final pelos estádios do Euro...

NBR disse...

Por favor não deitem abaixo o Elefante Branco, o estádio do Jamor sim, mas o Trombinhas não.

Stromp disse...

Para mim a final da taça é no Jamor!

Nem festa itinerante, nem estádio novo.

O Estádio Nacional apenas necessita de algumas obras de melhoramento. E nem é preciso pedir mais dinheiro ao estado, basta canalizar algum dos muitos milhões que a FPF recebe.