quinta-feira, 24 de maio de 2007

Balanço do campeonato

Como já comentei há uns dias, o porto foi um campeão justo, mas o Sporting também o teria sido. O campeão costuma ser quem é o mais regular durante a época, e o porto foi-o. Abanou agora no fim, é verdade, mas a vantagem obtida na 1ª volta serviu de almofada.

O Sporting começou a época razoavelmente, mas a excessiva rotatividade realizada por Paulo Bento retirou alguma performance, fruto também do plantel ser desequilibrado. Rotatividade essa que permitiu acabar a época com os jogadores fortes fisicamente, justiça seja feita.

Houve um período negro, onde a equipa perdeu muitos pontos e onde se afastou muito dos dois primeiros classificados. Estivemos, salvo erro, a 9 pontos do porto e a 6 “dos outros”. Neste período, sonhar com o campeonato ou participação na LC era uma miragem. Acontece que Paulo Bento acertou com a equipa e a partir daí começou a recuperação exibicional, de resultados e na classificação.

Não chegou para o título, dados os erros iniciais, mas – caso os dirigentes estejam para aí virados – ficou uma equipa que, com alguns acertos, pode na próxima época lutar pelo campeonato de uma forma mais efectiva.

Quantos às arbitragens, tratou-se de um dos campeonatos com menos interferência dos srs do apito, desde há muitos anos. Penso que o mais prejudicado acabou por ser o porto, mas nada por aí além; O Sporting foi prejudicado naquele golo do ronni, mas também foi beneficiado num ou noutro lance e prejudicado noutros; o “outros” foram os mais beneficiados, mas nem isso deu para a “equipa maravilha” lá chegar.

Individualmente, destaco o Moutinho e Veloso no Sporting; Anderson, Quaresma e Bruno Alves no porto; Leo nos "outros". Dos restantes clubes, não vi assim nada de especial, mas confesso que também vi muitos poucos jogos.

2 comentários:

Filipe Pereira disse...

Bateste com a cabeça e ficaste lúcido!

Anónimo disse...

voçes deitam-se...acordam...e passam o dia a pensar nos outros...e na grandeza que nunca vão conseguir ter!