segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

A importância do 12º "jogador"

Á medida que a competição se torna mais equilibrada e as equipas que lutam pelo título apresentam maiores dificuldades para ultrapassar os seus adversários, penso que é de realçar a influência crescente do 12º "jogador".

Já aqui escrevi sobre a incrível arbitragem do Leiria - FCPorto, onde para além de terem ficado por marcar uns quantos penalties, assistiu-se a uma série de decisões sempre prejudiciais para a mesma equipa.
Em contrapartida, num certo jogo do Bessa, para além de um segundo penalty óbvio que ficou por marcar a favor da equipa da casa, vi um Nanny a saltar de cotovelo em riste sobre um adversário sem que o árbitro nada assinalasse. Nesse fim-de-semana, dos três lances do género (Quaresma, José Pedro e Nanny) , este último foi o único que mostrou uma agressão incontestável - vê-se claramente o Nanny olhar para o adversário antes de saltar à bola.

Já este fim-de-semana, comecei a desconfiar que isso das cotoveladas não é assim tão linear. Qd vejo um tal de Derlei, na Luz, a afiambrar uma passa no adversário que ia a passar-lhe ao lado, sem bola e nas barbas do fiscal, percebi finalmente que a regra deverá ser muito mais complexa. Deve ter, no manual da arbitragem, umas qts alíneas que indicam o grau de gravidade conforme o clube do jogador que a executa. E não será dificil adivinhar a ordenação...

Qt ao 12º "jogador", ele está sem dúvida em forma para os lados de Alvalade. Após um penalty (escabrosamente mal) inventado e um golo inválido que se transformou numa espécie de via verde para a vitória, só faltou mesmo o tal 12º ir meter a redondinha lá dentro. A sua influência na motivação do resto da "equipa" é de longe a principal diferença que se verifica entre o SCP e os seus principais adversários. Pois não será dificil de imaginar que tanto o FCP como o SLB se tivessem um 12º "jogador" assim não teriam tido problemas em desembaraçar-se facilmente dos seus adversários e até, quem sabe, de goleá-los. Uma vez aberta a "caixa de Pandora" torna-se evidente que as equipas do nosso campeonato não tem argumentos para competir com os três grandes.

Por mim, bastar-me-ia que marcassem os penalties que semana após semana vão ficando na gaveta. Contra o Amadora mais uma mãozinha marota que passou (?) despercebida. Começo a desconfiar que esta história do apito dourado enquanto não ficar arquivada (6 de Março não é?) irá provocar entretanto muitos desvios da verdade desportiva. Existe claramente uma esquizofrenia por parte dos árbitros de que não se pode "arriscar" um lance capital a favor do FCPorto. Pelo contrário, para aqueles que por enquanto não aparecem nas listas dos indiciados, parece não hver problema em facilitar...

9 comentários:

Anónimo disse...

Adoro quando estes vem criticar as arbitragens.
Volto a dizer, ainda vão devolver 10 títulos ao Benfas e 6 ao Sporting quando isto tudo estiver decidido.

Filipe Pereira disse...

Pedragon, concordo com a tua análise sobre o estado de espírito dos árbitros. De facto, a situação do Apito Dourado, os estigmas e condicionantes que causa, podem ser decisivos.

Infelizmente a coisa vai continuar. É notícia hoje, que o Procurador Geral da República, exige resultados a Maria José Morgado até ao final do ano. Imaginem!! Até ao final do ano!!!

É evidente que ninguém saí a terreiro queixar-se enquanto é beneficiado, principalmente estes Lagartos, pobres de espírito, para quem tudo vale, desde que se ganhe.

Para ti "Lampiões, não obrigado"...não tinha tanta certeza sobre o regresso dos títulos aos clubes de bairro que falas. Quando resolverem investigar as roubalheiras que entretanto acontecem pode ser que a coisa fique empatada.

O futebol é uma consequência, mas também uma das causas, para o grau de corrupção e tráfego de influências que se vive em Portugal.

E para estes "Lampiões, não obrigado", que acreditam que as suspeitas sobre os outros, servem de desculpa para os benefícios em causa própria, é bom que saibam que foi a pensar assim que "o segundo corruptor" comeceu a profissão.

El Matador disse...

Ruinalguinha,

O teu comentário habitual é necessário neste post.

Faz o favor de actuar em conformidade.

El Matador disse...

"É evidente que ninguém saí a terreiro queixar-se enquanto é beneficiado, principalmente estes Lagartos, pobres de espírito, para quem tudo vale, desde que se ganhe."

Ainda me estou a rir com este comentário...

Consegues chegar a esta conclusão quando o Sporting é beneficiado apenas uma vez por ano?!?!?

Stromp disse...

É natural esta reacção dos lamps e tripas, afinal de contas, a regra é serem eles os beneficiados, daí a indignação.

Dia 3 de Fevereiro deveria passar a feriado nacional, para que se comemore o dia em que o Sporting foi beneficiado.

PeDraGon disse...

Epa, Lagartos, não nos atirem areia para os olhos. Essa de que são beneficiados uma vez por ano não pega. Das outras vezes o benefício só não foi tão óbvio e escandaloso (ex: Bessa).

E ao contrário do que afirmam, o FCPorto tem sido constantemente prejudicado nesta época. Só em penalties óbvios que ficaram por marcar já lhes perdi a conta. O que valeu, na 1ª volta, foi a superioridade do nosso futebol ter permitido ultrapassar o prejuízo (cada vez mais) imposto pelos árbitros.

Sportinguista, quer cá me parecer que, afinal, o Girafa não é assim tão burro. Em vez de ter contratado jogadores duvidosos como reforços de inverno, optou por apostar num reforço nos incentivos aos árbitros...

El Matador disse...

"Das outras vezes o benefício só não foi tão óbvio e escandaloso (ex: Bessa)"

Só podes estar a gozar comigo.

Desde quando o Sporting foi beneficiado no Bessa. Só se foi pelo facto do Olarápio Benquerença não ter marcado penalties fora da área como é costume no Bruno Lampião.

"Sportinguista, quer cá me parecer que, afinal, o Girafa não é assim tão burro. Em vez de ter contratado jogadores duvidosos como reforços de inverno, optou por apostar num reforço nos incentivos aos árbitros..."

Em primeiro lugar, não é essa a cultura do clube, e em 2º lugar o girafa nunca iria fazer esse tipo de movimentações, porque não as sabe fazer e não está para se queimar se as coisas correrem mal.

Não acredito nessa conjuntura que apresentas. Se falasses no papa e no orelhas a conversa já era outra...

O Girafa é apenas um gajo que está no Sporting para ganhar dinheiro e influência, está-se a cagar para o sucesso do clube (pelo menos ao ponto de arriscar a sua reputação).

Nem tu acreditas no que estás a dizer...

El Matador disse...

Estive a vêr o histórico de jogos apitados pelo arbitro Duarte Gomes (o mesmo do Sporting-Nacional) e nos últimos 3 anos não vi qualquer jogo polémico.

Foi inclusivé o arbitro do Sporting 0 - Porto 1 que decidiu o titulo no ano passado.

É um arbitro que considero bastante bom... razão pela qual não o trato por Boi. :)

PeDraGon disse...

Claro que consideras o "amiguinho" bom árbitro ;)
Tb já ouvi Lagartos dizerem que o Bueno teve que se empoleirar pq o adversário nem sequer saltou!!