quarta-feira, 28 de junho de 2006

Um aparte para Zinedine Zidane (acho que já se escreveu o suficiente sobre o Holanda-Portugal)












Recordo-me de, há alguns anos atrás, estar a ver resumos dos jogos da Taça UEFA no Eurosport. E houve um, em particular, que me chamou à atenção, o Betis-Bordeus. Não pelo jogo em si mas por um golo marcado por um jogador que eu nunca tinha ouvido falar.

No início da 1ª parte ou 2ª parte (já não me recordo), esse tal jogador recebe a bola um pouco à frente do meio campo adversário e, sem deixar a bola cair no chão, desfere um potente remate de pé esquerdo e executa um chapéu perfeito a Toni Prats, guarda redes do Betis.

Esse jogador era Zinedine Zidane.

Para mim, no pico de forma, foi um jogador muito superior à vedeta-alimentada-por-uma-máquina-publicitária-e-pela-Nike, Ronaldinho Gaúcho. Superior a atacar, superior a defender, superior no jogo de cabeça, superior no sentido colectivo do jogo, superior no remate, etc…

Ontem, aos 34 anos, demonstrou que ainda não está acabado para o futebol, embora já tenha anunciado a sua retirada no final do campeonato. É pena… o futebol irá ficar mais pobre sem a sua presença.
E eu nem gosto de franceses… mas ele também não é francês, é argelino :)


P.S. Se quiserem ver o golo (atenção ao minuto 03:35), abram este link:
http://video.google.com/videoplay?docid=-8669127848070159803&q=zidane

A banda sonora não é a melhor (Bonnie Tyler) mas também… não se pode esperar muito quando o vídeo é disponibilizado por um francês :)

2 comentários:

Wendell Silva disse...

Zidane, jogador completo. Na lista do top-five dos que eu vi jogar. Não consigo compará-lo com Ronaldinho, o que um faz o outro não faz e vice-versa.

Sorte dele ter nacionalidade francesa, se seguisse por Argélia nunca teria jogado um Mundial sequer.

Wendell Silva disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.