quinta-feira, 22 de junho de 2006

A participação de Portugal no Campeonato do Mundo

Esta é 4ª participação de Portugal num mundial de futebol.

Em 1966, Portugal foi roubado. Pelo regulamento da altura, a equipa que tivesse mais golos marcados jogaria no estádio mais próximo. Mas como Portugal ia jogar com a Inglaterra, a FA “arranjou um cozinhado” à moda de Pintinho, e os portugueses foram obrigados a jogar em Wembley. Feitas as contas, menos um dia de descanso e uma viagem de comboio de 350 km.
Na memória, fica o 5-3 contra a Coreia do Norte. Nesse dia, o Pantera Negra foi REI.

Em 1986, Portugal foi duplamente roubado. Pela FPF que pagou uma miséria de prémios apesar de ter assinado um contrato milionário com a Olivedesportos (é nesta altura que o Império Oliveirinha começa a crescer). E por um neto do Governador de Saltillo, que, com os bolsos cheios de dólares dos jogadores portugueses, comprometeu-se a ir Houston fazer compras. Nunca regressou.
Na memória fica a vitória contra a Inglaterra com um golo de Carlos Manuel. O resto foi telenovela lusitana…

Em 2002, Portugal foi mais uma vez roubado. Mas não foi a selecção, foi o povo. O “pobão” acreditou naquela selecção orientada pelo Oliveirinha Júnior. Mas essa selecção estava mais interessada nas putas e no vinho verde.
Na memória fica a violenta agressão perpetrada pelo estômago de um árbitro argentino sobre o punho do João Pinto.

Em 2006, Portugal, até agora, não foi roubado. Fez uma fase qualificação tranquila e, visto bem as coisas, seria uma vergonha perder pontos com as selecções que defrontámos.

Agora, é a vez da Holanda. E a “laranja mecânica” está mais forte do que em 2004. Van Baston rompeu com o passado e criou um novo grupo de trabalho, deixando de fora jogadores como Seedorf, Davids ou Makaay. Convocou jogadores novos, que “moldou” para o seu estilo de jogo e os resultados estão à vista. Solidez defensiva, posse de bola e rapidez no ataque (devido a inspiração de Robben).

No entanto, Portugal tem equipa para ganhar. Temos é que correr muito mais do que corremos até agora. E claro… Maniche não pode perder bolas no meio campo (como perdeu ontem) porque Costinha não consegue apagar todos os fogos. Cristiano tem de usar velocidade, não basta fazer bailinho da Madeira. Meira, atenção às costas, cara#$&. Pauleta, ao menos um golo de mérito.

Sem comentários: