terça-feira, 13 de junho de 2006

Finalmente um jornalista que diz de sua justiça!!

"O do Brasil estará gordo. O de Portugal estará a atravessar uma crise de crescimento. É preciso muito, mas mesmo muito cuidado com este tempo de transição do Ronaldo menino-prodígio, ao qual todos acham graça e gostam dever fazer tropelias, para o Ronaldo adulto, futebolista de grande qualidade, com potencialidades para vir a ser um dos melhores, senão o melhor jogador do Mundo.

Para Ronaldo é uma felicidade estar num clube como o Manchester United, que o pode educar na sua faceta desportiva e na sua condição humana. Para um jovem rico e famoso a vida pode tornar-se um paraíso ou um inferno. Nunca se sabe. Depende, sobretudo, da cabeça e da boa ou má influência que o clube ou, neste caso, a Selecção possa ter no jogador.

Ronaldo, nota-se cada vez mais, tem uma sede desmedida de afirmação. Em cada passe simples de um metro que pode fazer para um companheiro sai uma habilidade que procura ser rara. Um futebolista de alto nível competitivo não pode jogar assim. O uso de condições técnicas raras, como é o caso de Ronaldo, não se deve confundir com o abuso de números de circo.

Há momentos certos para tudo e os grandes jogadores sabem sempre quais são. O pior e o que pode trazer problema delicadíssimo para Scolari é que se nota, em campo, como que uma crispação latente entre a equipa e Ronaldo. Os mais velhos dão sinais de já não terem paciência para aturar o miúdo. Os mais novos assistem na expectativa. Entretanto, Ronaldo sonha com o lance de génio, com o golo fantástico, com o momento mágico que poderá fazer prova de que tem razão para ser assim.

Scolari e Figo, na qualidade de capitão da equipa, terão de gerir com sensibilidade e muito bom senso esta questão primordial para a equipa. Ronaldo é um fora de série e os foras de série têm de ser protegidos e ensinados, a todo o custo. Tanto mais que a Selecção precisa de um Cristiano Ronaldo de cabeça limpa e sem sentir a necessidade de fazer prova da sua qualidade em cada segundo que tenha a bola. "

in a bola

1 comentário:

Anónimo disse...

Assino por baixo.

Para o pessoal da ordem dos 30, não sei se se recordam de um tal jogador que se chamava Litos.

Segundo me recordo, era um ano mais novo que o Futre, e era o novo Platini Português (segundo rezavam as crónicas)... aconteceu o seguinte a estes dois miúdos...
O Futre saiu do Sporting e foi para o Porto (para sorte dele), foi campeão Europeu pelo FCP em 87, e era um dos jogadores mais bem pagos do mundo no Atlético de Madrid. Em 88 foi considerado o 2º melhor jogador do mundo (atrás de Maradona).
O Litos ao contrário... ficou no Sporting, na altura deram-lhe um Honda Topo de Gama (o João Rocha) e do Litos lembro-me o seguinte...
- Sporting 4 - Ajax 2 (Grande Exibição do Litos, apesar de ter falhado um pénalti)
- Sporting 7 - Benfica 1 (Grande exibição do Litos, a dar 2 golos ao Manuel Fernandes)

Não acham pouco para um prodígio
(Sim, é o Litos que treina o Estoril)


Espero que dentro de uns anos, ninguém diga o mesmo do CR7.