domingo, 25 de junho de 2006

Laranja violenta

Os holandeses conseguiram tirar Cristiano Ronaldo, mas ainda haviam outros para manter a tradição portuguesa de eliminar a Holanda.

No rescaldo do Portugal - Holanda, o que todos querem falar são dos momentos do jogo, desportivos ou não. Os holandeses, talvez com dificuldades de aceitar mais uma derrota para os portugueses, resolveram endurecer e deram mesmo porrada.

Os portugueses enfrentaram um jogo duro, violento e nervoso. Enquanto houve futebol sério, técnico, o jogo foi aberto, com a chances para os dois lados, os holandeses não aproveitaram e Portugal foi eficiente e marcou.

A Holanda - que nos tempos recentes foi eliminada pelos portugueses na qualificação do Mundial 2002 e nas meias-finais do Euro 2004 - para não ser eliminada mais uma vez para Portugal, utilizou de um expediente nada tradicional do futebol total que inovou os anos setenta. Houve mesmo momentos de um típico jogo sul-americano, com pancadas e jogadas desleais. Ficou mesmo a ser um dos jogos mais violentos dos campeonatos do Mundo, com 12 cartões amarelos e 4 vermelhos.

Mas Portugal foi guerreiro e heróico e já está entre as oito melhores seleções do Mundial, como desejava a FPF e seu selecionador. Na terça-feira saberemos quais serão as outras 4 seleções que se juntarão a Alemanha, Argentina, Inglaterra e Portugal.

2 comentários:

Red Devil disse...

eu diria que a Espanha espera-nos...

Wendell Silva disse...

É muito precoce essa análise. Está certo que o Casillas já está a pensar nos jogos dos quartos-de-final, que pode ser contra o Brasil ou o Gana, mas a verdade é que os espanhóis tem que antes passar pela França.

Uma pena que o Togo não conseguiu segurar os franceses na primeira fase, porque agora acho que os espanhóis com esse ar de já ganhou podem naturalmente perder a eliminatória dos oitavos-de-final.