sexta-feira, 24 de março de 2006

O maior dos clássicos brasileiros

Domingo vai ter mais um palmeiras-Corinthians. Este é o clássico dos clássicos. Reconheço que a maioria das pessoas se lembram que Flamengo-Fluminese (Fla-Flu) é o maior clássico do Brasil, mas palmeiras-Corinthians é um jogo mais que especial, coloca frente a frente rivais históricos, em jogos carregados de emoção. E, ao contrário do futebol do Rio de Janeiro, palmeiras e Corinthians estão constantemente entre os melhores clubes do País.

É um clássico com mais de 90 anos de história. A grande rivalidade começa quando um grupo de dissidentes do Corinthians, fundado em 1910, deixa o clube em 1914 e fundam o palmeiras. Ao longo do curso da história, houveram momentos mais favoráveis a cada um dos lados, como o que os palmeirenses chamam de "a acadêmia" nos anos setenta e o movimento corintiano conhecido como "A Democracia Corintiana" dos anos oitenta.

Na história recente, são vários os jogos de destaque, como as duas derrotas do Corinthians, nas decisões por grande penalidades, na Copa Libertadores e os campeonatos paulistas que o Corinthians conquistou sobre o rival, em um desse jogos, o avançado corintiano Edílson (foto) resolveu provocar os rivais e começou a fazer "embaixadinhas" e a confusão foi geral.

Como todo clássico, é um jogo onde nem sempre a melhor equipe vence, não há como indicar um favorito. No jogo deste domingo, válido pela 16a. jornada do Campeonato Paulista, o palmeiras precisa vencer para continuar com chances de finalmente conquistar um título de expressão depois de andar pela Série B do Campeonato Brasileiro em 2003. O Corinthians, sem chances de chegar ao título, espera vencer para manter a tranquilidade conquistada após a vitória sobre o Tigres do México pela Copa Libertadores.

O palmeiras não vence o Corinthians desde o Campeonato Brasileiro de 2004, e no ano passado foram 3 jogos, com duas vitórias do Corinthians (2-0 e 3-1) e um empate (1-1).

Sem comentários: