sábado, 21 de junho de 2008

O cerco de Viena

Confesso: ainda que tenha jogadores feios que nem uma noite de trovões (os close-up durante o hino, no jogo contra Portugal, eram dignos de um filme do Carpenter), a Turquia é a minha selecção preferida neste Europeu, por mais que me esforce a torcer pelos holandeses, selecção de colheita muito superior. Por isso vibrei com a épica reviravolta no jogo contra os checos, enquanto a selecção portuguesa enfardava uns deprimentes 0-2 da inofensiva Suíça. E por isso me entusiasmei com a vitória de ontem frente aos croatas. Embora não me pareça que venhamos a ter grandes surpresas, pois duvido que consigam fazer a gracinha a alemães ou a holandeses ou a italianos ou a espanhóis, este Europeu já valeu a pena para o Fatih e sus muchachos. E se chegarem a Viena, como vociferava na TV um adepto eufórico após o jogo com os checos, até pode ser que a História sofra uma daquelas ironias tão divertidas com que por vezes nos presenteia, e 500 anos depois os turcos consigam levar a bom termo a investida. Eu cá ficaria muito contente.

Imagem: gravura otomana contemporânea do Cerco de Viena.

5 comentários:

CodeWiz disse...

Eu, por precaução, colocaria a Rússia na lista dos potenciais adversários da Turquia.
O Arshavin, que só pôde jogar na 3ª jornada, é um jogador fabuloso (fabuloso enquanto tal) e ainda não está esquecida a miserável fase de qualificação dos holandeses.
Daqui a poucas horas a minha dúvida dissipar-se-á...

André . أندراوس البرجي disse...

Dissipadas as dúvidas, meu caro aquilino. E eu só não a coloquei por esquecimento. Das equipas que vi jogar até agora (e não foram muitas), esta Rússia que acaba de humilhar a Holanda é a mais entusiasmante. Seria engraçado uma final Rússia x Turquia. As ressonâncias históricas seriam ainda mais explosivas, e não sei se não seria necessário um Kutúzov ressuscitado - não, obviamente, a anedota que jogou no Sporting, mas o grande general Mikhail I. Kutúzov. Quanto a mim fico agora com um dilema. Arrumada a Holanda, que tinha os melhores jogadores do Europeu (e alguns não jogavam nada mal), fico hesitante entre a minha velha paixão espanhola, a Turquia e esta Rússia que nada tem que ver com os coxos do Euro'04. Quanto à Holanda, e se me perdoam a segunda mariquice neste comentário, acho que há ali uma série de jogadores que deviam jogar de burca, para não distrairem do que realmente interessa - o jogo - pessoas mais impressionáveis, como eu. De resto, se eu mandasse só o camafeu do Nistelrooy poderia jogar sem burca.

André . أندراوس البرجي disse...

Estou aqui indeciso, agora. Vou sair para o Câmara Clara, aqui em Torres, e não sei se hei-de levar a minha t-shirt soviética, em homenagem a esta grande Rússia, se uma com umas frases árabes para dar uma de excêntrico. Que se lixe. Vai a soviética.

Filipe Pereira disse...

Em Torres? Olha, convida o Aquila e discutam um pouco da grande vitória que veio do frio.

André . أندراوس البرجي disse...

Ora cá está para não dizerem que era só conversa:

http://www.flickr.com/photos/peregrinationes/2598742805/