sábado, 7 de outubro de 2006

FC Porto utiliza mais juventude

A propósito de um artigo na revista do Record, parece-me a altura de evidenciar a juventude do plantel do FC Porto.
Aqui e acolá, toda a gente fala das jovens promessas do SCP e que o plantel leonino pode ter um handicap face à sua elevada juventude.
Ora o que aconteçe, é que neste momento o FC Porto é a equipa nacional que utilizou mais juventude no campeonato!
Mas no entanto ninguém fala disso, como se os jovens do FC Porto fossem obrigados a serem mais maduros e tivessem menor margem de erro. É certo que a diferença é miníma, mas em termos de propaganda o SCP leva a dianteira graças aos meios de comunicação Lisboetas.

Só para dar um exemplo, o quarteto defensivo do FC Porto tem uma média de idades de 23,5 anos (a do SCP é 25 anos, admitindo Ronny como titular). Mas quando a equipa perde em Londres e em Braga, ninguém se lembra de dar o devido desconto, i.e., considerar que alguma inexperiência dos jogadores tb pode contribuir para certos resultados menos conseguidos. Aproveitam para 'malhar' na defesa do Porto e organizar inquéritos estúpidos de comparação com o tempo do Co.

Concluindo, o seu a seu dono: a equipa Portista é a mais jovem da Super Liga, no que toca a jogadores utilizados na prova!!!

5 comentários:

PeDraGon disse...

Qual foi a parte que não percebeste? Ou será que tenho de baixar o nível dos meus posts, para q os ileterados como tu tb os compreenderem?

Stromp disse...

Isso das médias pode ser enganador. É como a velha história do gajo que come 1 frango, outro não comeu nada, e a média dá que cada um comeu meio-frango.

As médias de idades de uma e outra equipa não as sei, e podem mudar radicalmente de um jogo para o outro, basta por exemplo colocar o Baía na equipa que aquilo dispara logo. Eh!eh!

A grande diferença entre as duas equipas, é que o Sporting tem um número muito superior de jogadores sub-21 (na equipa titular) e são eles : Garcia, Veloso, Moutinho, Djaló, Nani. Enquanto o fcp tem Anderson e Quaresma.

Além disso, o que se realça no Sporting é o aproveitamento de jogadores formados no Sporting, que aos cinco acima indicados, podemos adicionar Caneira, Martins. O fcp tem apenas o Bruno Alves e o Postiga.

E não venhas com essa história da imprensa lisboeta fazer propaganda, que ainda aparece aí o man do “calimero” a dar-te na cabeça 

PeDraGon disse...

A média não "engana", é um indicador estatístico que neste caso informa-nos sobre a idade dos jogadores utilizados (amostra) face aos que compõem o plantel (universo).
Mas a questão que eu enfatizo é a pouca projecção mediática da juventude do FC Porto face ao SCP. Pode não ter tantos putos, mas o que é certo é que tem uma base de jogadores na casa dos 23 anos.
E qd as coisas correm mal, ninguém se lembra de frisar ou amenisar com a inexperiência da equipa, ao contrário de outros casos conhecidos.

Stromp disse...

Mas olha que a única vez que a coisa nos correu mal o que foi enfatizado foi a mão do Ronny :)

Vitor Sá disse...

Não te esqueças é que os jovens do Despotivo do Campo Grande foram formadas na casa, já os do fêcepe.... :)