segunda-feira, 7 de agosto de 2006

Torneio de Amesterdão ou as tácticas de Co

Antes de mais, é preciso não embandeirar em arco: um 3º lugar num torneio em que para além da equipa da casa competiam dois fortes candidatos ao título europeu da corrente época, é muito bom!

Mas de facto nem tudo foi bom, começando pelo treinador. O facto de ser o mesmo da época anterior deveria facilitar o entendimento das suas tácticas pelos jogadores que já por lá andavam, mas nem isso se verificou. Logo, não foi surpresa os diferentes trios de defesas terem andado às aranhas contra gajos rápidos como o Rooney e o Martins...

Ainda assim o mais preocupante parece ser a limitada capacidade do Co em aprender com os erros do passado. Simplesmente não se joga na Europa como se joga em Portugal! O ano passado pensei que o lado positivo da menos conseguida aventura europeia do FCPorto seria que o Co iria ganhar experiência internacional suficiente para perceber como actuar na Champs. Mas pela amostra, parece que a persistência degenerou em teimosia e a sagacidade em esperteza saloia.

Esperteza saloia por tentar aproveitar-se destes resultados para exigir novamente um avançado, como se esta fosse a única e milagrosa solução. O Co que me explique como é que um qq Hessenlink poderia evitar os seis golos sofridos ou conseguiria marcar 3 golos a estas equipas.

É bom que ele perceba rapidamente que o adepto Portista já não se limita a esperar ser campeão nacional - esse é um dado praticamente garantido - mas tb a vêr a sua equipa fazer uma boa campanha internacional. E para isso, não se pode saber só jogar bonito...

Sem comentários: