quinta-feira, 1 de março de 2007

Bento

A morte de um ídolo!


«O ex-guarda-redes do Benfica Manuel Bento morreu hoje, aos 58 anos, depois de ter sofrido um enfarte fulminante, tendo chegado já sem vida ao hospital do Barreiro, às 14h00, confirmaram ao PÚBLICO fontes do clube da Luz e daquele estabelecimento de saúde.

Ontem à noite, Manuel Bento esteve presente na gala do 103º aniversário do Benfica, que se realizou no Casino do Estoril.

Manuel Galrinho Bento foi o guarda-redes da selecção portuguesa de futebol que conquistou o terceiro lugar no Europeu de França em 1984.

Bento esteve 20 anos no Benfica

Além de ter representado a selecção portuguesa no Europeu de 1984 e no Mundial do México em 1986, onde realizou apenas o primeiro jogo por ter fracturado uma perna num treino, Bento notabilizou-se ao serviço do Benfica, defendendo a baliza da Luz durante 20 anos - entre 1972 e 1992.

Considerado um dos melhores guarda-redes de sempre do futebol português, Bento somou 63 internacionalizações "AA", oito títulos de campeão nacional e seis Taças de Portugal, tendo sido ainda finalista da Taça UEFA em 1983.

Ao serviço do clube da Luz, Manuel Bento realizou um total de 611 jogos, nos quais sofreu 447 golos.»

7 comentários:

Filipe Pereira disse...

Estamos todos de luto! E estamos, por um dos jogadores portugueses que mais consenso gerou em todos nós. Recordo-me, era eu um míudinho e o meu Famalicão estar a jogar com o Benfica para a Taça em casa, quando o Bento acertou com a cabeça num poste. Foi levado ao hospital da terra (se fosse hoje não havia urgência capaz) e foi para nós todos um stress ver o grande Bento naquele estado. Ganhei admiração e respeito pelo homem que puxava sozinho por uma equipa. Naquela jogada defendeu a bola...ontem, infelzmente, não conseguiu defender o remate da vida.

Os meus respeitos a todos os que lhe eram queridos.

Stromp disse...

Que descanse em paz...

Anónimo disse...

Fiquei triste. Ontem recordei os belos jogos do meu SLB com o Bento na baliza, tanto as magistrais defesas como alguns "belos" frangos! Lembro-me de em plena Luz, era eu uma teenager inconsciente, berrarmos a plenos pulmões por ele e acreditarmos piamente que defenderia os penaltys!Quando os defendia, era a loucura!!!Lamento que tenha partido tão cedo uma das verdadeiras glórias do Benfica! Agradeço-lhe as alegrias que me proporcionou.

Scarlett

Rui Ricardo disse...

Apesar de mesmo assim o benfica lhe ter dado algum mérito, e até um emprego, acho que nunca foi devidamente reconhecido os 20 anos na baliza do clube da luz, e se bem conheço os portugueses, e os benfiquistas, vamos ter várias homenagens ao jogador agora que ele faleceu. As homenagens prestam-se em vida, não é agora...
Que descanse em paz e meta lá umas cunhas pelo benfica dele... ;-))

Wendell Silva disse...

Lembro do meu álbum de figurinhas da Copa do México 86. Lá estava Bento, como guarda-redes da Seleção Portuguesa. Muitos anos mais tarde é que conheci outros detalhes da carreira dele.

Descanse em paz!

Anónimo disse...

Um dos maiores GR's Portugueses de todos os tempos partiu.
Os meus sentidos sentimentos à sua família e à família benfiquista.

Nunca esquecerei a noite de Estugarda, no apuramento para o México86... uma exibição do OUTRO MUNDO.

Descanse em PAZ

Anónimo disse...

Peço desculpa neste post e no anterior por manter o meu nick. Claramente OBRIGADO AO BENTO POR TUDO O QUE FEZ NO FUTEBOL PORTUGUÊS.