quarta-feira, 31 de outubro de 2007

As crises jornalísticas

Alguns pensam que a grandeza de um clube se mede pelo destaque que não se tem nas páginas principais dos diários desportivos, ou nos minutos que não se aparecem na tv.

Deixemos de falsas ideias, tal como um anúncio recente diz "ser campeão é ser o primeiro, é ganhar é lutar para vencer e vencer efectivamente" e efectivamente isso é que distingue os que vencem dos que tentam e não conseguem.

Isto para dizer que a grandeza de um clube não se mede apenas pelos títulos que conquista, mas pela relevância que ele tem no dia a dia da sociedade civil, e nisso o Sport Lisboa e Benfica continua a ser o maior, doa a quem doer e engulam lá os sapos que tiverem de engolir.

A tão falada Assembleia Geral do clube, em que as claques se fizeram representar para insultarem, e denegrirem a imagem da democracia não orientada, na prática de um acto cívico de qualquer sócio do clube, está a ser levada pelos meios jornalísticos e alguns comentadores pseudo-desportivos como se de uma fragilidade desta presidência fosse.

É que a representatividade do clube em Assembleia Geral não se limita às claques ou grupos semi-organizados de adeptos (que os NN não se anunciam como uma claque), e como tal, esta crise anunciada pelos órgãos de comunicação social, nada é mais do que meia dúzia de foguetes de quem quer vender jornais.

Uma presidência sai fragilizada porque na mesma AG foram aprovadas as contas e vetado o título de sócio honorário para o presidente da PT? Vetaram e muito bem, os sócios que não reconhecem nessa personagem as características para se ser Sócio Honorário, afinal de contas o dinheiro proveniente da PT que entra nos cofres do SLB não é mais do que fruto de um contrato comercial entre ambas as instituições. Se fosse do bolso do "granadas" e a troco de nada, isso seria de louvar mas como não o é.

2 comentários:

Filipe Pereira disse...

Do segundo pro terceiro parágrafo, deste tamanha volta ao prego que conseguiste colar o Benfica à frase "ser campeão é ser o primeiro, é ganhar é lutar para vencer e vencer efectivamente". Conseguiste é como quem diz, tentaste. Mas sim senhor, vê-se que tens aprendido bastante com a elite do teu clube, que para enganar o povão, afirma a grandeza da edilidade recorrendo a adjectivos de outras. Ah, grande faccioso.

Anónimo disse...

100% de acordo Red Devil.
Para concluir a tua síntese, devo dizer que na madrugada de Domingo, após mais uma frustração verde e branca, também houve insultos, do qual foram alvos, não só o presidente, como também jogadores e treinadores.
Como dizes e bem, aqui se vê a diferença da grandeza e importância de um clube.
Uns acontecimentos acabam como notícias de rodapé, outros são capas de jornais, directos de tv e promovem discussões na comunicação social.