quinta-feira, 29 de março de 2007

Pinto da Costa - Luzes e Sombras de um Cabrão

O blog dos facciosos tem o prazer de vos apresentar em primeira mão e em pré-lançamento* o título Pinto da Costa - Luzes e Sombras de um Cabrão.
Escrita por Felícita Cabritinha e Ana Gatinha Fedorenta Fonseca esta biografia relata-nos o trajecto de Pinto da Costa nos últimos 25 anos como presidente do Futebol Clube dos Porcos e conta com algumas páginas especialmente dedicadas ao caso Apito Dourado (para o qual vai ser absolvido de todas as acusações de certeza) e a Carolina Salgado (que frequentou a melhor universidade do país onde entrou "striper" e saíu escritora).

* mais a sério poderão ver o pré-lançamento do livro em http://www.webboom.pt/ficha.asp?ID=159632

quarta-feira, 28 de março de 2007

O clássico "fuça"

O jogo com a Bélgica foi fácil... na minha opinião, até poderia ter sido muito mais fácil se alguém tivesse explicado ao "Lello" e ao "Insular" que o futebol é um jogo colectivo e que, por vezes, é bom passar a bola aos companheiros e não tentar fintar toda a equipa adversária.
Um bom exemplo de excelente futebol foi Moutinho. Simples, eficaz, objectivo e directo... aliás, foi a única forma da "Amélia" conseguir marcar um golo.
Agora o jogo com a Sérvia vai ser muito mais complicado. Espero que não ocorra outro desastre como o da Polónia mas parece-me que a noite em Belgrado não é tão animada como a noite em Varsóvia.

Sumaríssimo: milagre da multiplicação


Doravante será adoptada a táctica da selecção de sub-21: a clonagem dos craques! Quem assistiu ao resumo do Sérvia-Portugal de ontem, pôde assistir ao milagre: a selecção artilhou-se com 4 ou 5 Djalós. Por princípio era uma boa táctica. O problema é que nenhuma selecção ou mesmo equipa consegue viver apenas do expediente do Sporting. É preciso juntar o tempero dos outros clubes, quer seja pelo facto de contratarem para si os melhores ex-Sporting e lhes ensinarem a serem produtivos, quer seja pela tradição de vitórias que lhes é legada.

Clonagem sim, mas não exclusivamente dos putos do Sporting, por favor.

Sumaríssimo vinculativo a partir de hoje.

terça-feira, 27 de março de 2007

Realmente somos facciosos...

Li num post abaixo, que existe o público de selecção e o público de clube, opinião com a qual concordo inteiramente.

Mais interessante, é fazermos essa analogia para o blogger. Aqui no Facciosos há sem dúvida o Blogger de Clube... no entanto o de selecção é nulo (ou quase), vejamos:

- Sporting bate Tripeiros no Dragón:
- 3 Posts, 19 replies
- Generalidades (Carolina, sumarissimos, corrupção, mais corrupção e claro Porto e Corrupção junto)
- 3 Posts, 10 replies
- Portugal vai ao Mundial de Rugby
- 1 Post, 4 replies
- Portugal goleia Bélgica
- 1 Post, 5 replies
- Jogo de Portugal com a Sérvia
- Se ganharmos um Post e meia dúzia de replies
- Se perdemos meia dúzia de posts a falar mal de tudo e mais alguma coisa (somos facciosos, pois claro :-)

E a seguir ao jogo na Sérvia... meia semana de Posts de encher Postas de Pescada entre os lamps e os trips.

Faz-me lembrar a frase que frequentemente usámos durante o Mundiall... "Já Estamos Fartos de Ser Amiguinhos, venha de lá o Futebol de Clubes"

segunda-feira, 26 de março de 2007

Portugal - Bélgica

No sábado fui ver pela 2ª vez um jogo de Portugal no Estádio. A 1ª tinha sido há uns anos, num Portugal-Chipre no antigo Alvalade.

O que mais me surpreendeu no jogo foi reparar que existe um "público" de clube e outro de "selecção".
O público de clube é mais fanático, agressivo e violento.
O público de selecção é mais familiar (com a enorme presença de mulheres e crianças), mais saudável, mais deportivo, mais festivo.
Não quero dizer que um seja melhor que o outro, apenas que é diferente.

O jogo em si, foi bastante fácil, já que o adversário "bate-se" melhor fora de campo que lá dentro, tornando-se numa vitória e exibição "com tranquilidade".

Puxando a brasa à minha sardinha, é de realçar as exibições dos jogadores da cantera leonina, que veio demonstrar mais uma vez que se tivessemos dirigentes à altura, seríamos neste momento uma força desportiva imbatível (para utilizar uma expressão à lampião) em Portugal e quiçá na Europa.

O próximo jogo, na Sérvia, será muito mais complicado e não podemos repetir a exibição realizada na Polónia. Acredito que Scolari faça umas alterações, nomeadamente colocando Caneira, e talvez Simão, retirando Paulo Ferreira e Quaresma (apesar da excelente exibição).

Por último, destacar o regresso em GRANDE de um jogador que muito admiro, que é o Jorge Andrade!

sábado, 24 de março de 2007

PARABÉNS LOBOS


A primeira selecção de rubgy da história vai a um Mundial.

Sofri neste jogo de rugby, como se fosse o meu Sporting a jogar... mas os rapazes estão de parabéns. Serão PARA SEMPRE a 1ª selecção amadora de Rubgy do MUNDO a ir a um Mundial.

PS --> Passámos por um singelo ponto... mas assim sofrido sabe melhor!!!!!!!!

sexta-feira, 23 de março de 2007

Sumaríssimo

A partir de hoje devemos barrar a entrada, do aeroporto da Portela, a jornalistas portugueses como os que se viram nas reportagens das TV´s aquando da chegada da comitiva invasora. Devemos com isso evitar de fazer a figura triste de um povo sedento de sangue.

Há centenas de anos, desde o tempo da Flandres, que esses "moules" tinham receio da malta aqui do burgo. As declarações, a serem verdade, são um misto de medo e estupidez mas por favor não mandem jornalistas da Maria e do 24 Horas receberem os pobres coitados.


Acredito que o guarda-redes tenha falado em neerlandês e todos sabemos o quanto essa língua atrapalha a elaboração de ideias.

Que seja um bom jogo e que ninguém vá ao estádio armar a parvoeira.

quinta-feira, 22 de março de 2007

Sumaríssimo

É hora de fuzilar o belga!

vai uma roletazita?

Talvez esteja explicada a não influência dos senhores árbitros nos resultados dos tripeiros.


Ao que parece o reinaldo vai ficar com a casa vazia. Quantos móveis é que será que levam desta vez?

quarta-feira, 21 de março de 2007

A T-shirt da Carolina

Antes do divórcio “amigável” e do conturbado livro, “andava Carolina alegre pelas flores”, mais precisamente pelos estádios junto da claque dos Super-Dragões, usando orgulhosamente uma t-shirt com um dizer bem original.
(ver foto em anexo)
Ao ver esta fotografia eu não pude deixar de colocar as seguintes questões:
Será que não há “mulheres-de-vida-fácil” Benfiquistas?
Ou será que elas todas são do FCPorto como era a jovem Carol?
Tirem as vossas conclusões sobre o assunto… ;-)

terça-feira, 20 de março de 2007

Gadjet Faccioso: ultrapassar as asneiras

Long-time-no-write, é como quem diz... "enrascado com as derrotas do FCP que nem se publica gadjet nenhum".

Quebrada a vergonha e dando início ao carpir do nojo, aqui vai o gadjet de hoje.

Um veículo que permitirá a todos os jogadores mais o Jesualdo poderem passar por cima de toda água que têm metido.

Boas compras!

Está encontrado o campeão...

Os portistas têm abusado da basófia, mas vão em 1º lugar e tinham vários pontos de vantagem sobre os restantes, o que até era "compreensível".
O que não é "compreensível" é tanta basófia dos galináceos, que já se dão como vencedores do próximo jogo, mas eles é que sabem...

Vamos ter de aguentar com a basófia durante mais uns dias, e parabenizar o campeão ...



...para as 2 próximas semanas.


PS : Cheira-me que as rennies serão bem vendidas daqui a duas semanas lá na capoeira.

A Bandeira da Vitória


Não é de minha autoria... mas é uma bela FOTO

Nova abordagem do FCP...

Pinto da Costa já não recorre à prostituição feminina para subornar os árbitros, agora recorre aos próprios jogadores do FC Porto para o fazerem... e nem assim conseguiram ganhar aos Calimeros!!!

Os livres como eles são...

O fernandinho tinha de inventar uma vez mais... não sei, mas calculo, o tipo de negociata que "alguém" há-de ter feito para que o ninja do entroncamento não só veio a ganhar um balúrdio como tem de jogar todos os jogos. Quem terá prometido a quem e quanto para este gajo jogar.

Com tantos e razoavelmente bons extremos tem o SLB no banco para estar a jogar este gajo...dasse. Arre que este gajo é estúpido que nem uma porta.

Bom mas o título que escolhi, "Os livres como eles são..." resume a minha impressão sobre o jogo (que apenas vi os minutos finais)...



fica o link para quem não conseguir ver directamente.

http://www.youtube.com/watch?v=R06BD2kLxt4

Há golos que nos fazem lembrar as grandes "conquistas" do passado, como o golo do Carlos Manuel frente a Alemanha, ou o do Rui Costa frente à Austrália mas não sei porquê o de hoje faz-me lembrar o aviário do baía.

segunda-feira, 19 de março de 2007

E agora?

Para muitos facciosos não seria previsível que a esta altura da liga fossemos nós, Benfiquistas a decidir o título.

Faz agora pouco tempo que lagartos diziam que já ninguém os agarrava e que o título era deles...

Faz agora pouco tempo que tripeiros já estavam a encomendar as faixas...

Há ainda quem diga que o campeonato não se resolve nos jogos entre os grandes...

É desta que eu vou ver se os jogadores do Benfica tem mentalidade de campeões. É desta que eu vou ver se afinal o Santos é o treinador que o Benfica precisa para ser campeão, e se tudo correr bem, será desta que direi bem do Santinhos (esta é que já é mais difícil he he he).

No passado porteguesinho e nacionalista, sempre que não dependíamos de terceiros para qualquer coisa nunca atingíamos as esperanças nacionalistas. Ao longo dos últimos anos temos mostrado ao mundo que os Portugueses apenas dependem deles próprios para chegar aos lugares de topo.... Será que os Benfiquistas, sejam eles lusos, brasileiros ou gregos, irão conseguir mostrar em campo e durante os próximos 8 jogos a determinação de querer ser campeões?

Quero acreditar que sim! Embora saiba as dificuldades que aí vêm, e espero que sejam muitas, dois títulos numa época sabem sempre melhor quando ganhamos com luta trabalho suor e golos.

sábado, 17 de março de 2007

E depois do clássico...

Grande vitória do Sporting... tão grande como indiscutível... hoje os miúdos mostraram como deveriam ter jogado todo o campeonato... para o ano terão mais jogos nas pernas, não se esqueçam.

Ricardo imperial... não falhou uma bola (ao contrário do Helton hihihihihhihi), defesa soberba, meio campo de luxo e ataque muito esforçado.

O Porto só joga de trivela, perdão de Quaresma... começo a pensar que o maior candidato é vermelho.

Neste momento temos o SCP a 5 (sim a 5 pontos) do Porto, visto que em caso de igualdade fica à frente... no entanto mesmo assim acho complicado... foi uma pena termos empatado tantos jogos seguidos.

O Benfas... se amanhã ganhar na Amadora... fica a um mísero ponto do Porto... aliás... mesmo empatando, o Benfas continua a depender de si.

Vamos ter um campeonato giro até ao final sem dúvida....


Mas hoje grito bem alto....... SPOOOOOOOOOOOORTING

sexta-feira, 16 de março de 2007

Sem chama...

Ontem ao ver o jogo após o segundo golo do benfas, penso eu para comigo: "Isto vai ser mais fácil do que inicialmente previa..." Qd dou por mim, o PSG marca um golo e parecia que estávamos a jogar com o Chelsea, cada bola que ía à baliza criava perigo... Culpados: apesar do Moretto não estar isento de culpas eu iria eleger claramente dois culpados: Anderson e claro o "Inginheiro de Merda". Anderson ao lado de um patrão(Luisão) parece um jogador bastante regular agora qd tem que assumir o comando, Deus nos livre!!! É assim, se o homem não está contente no Benfas, meu amigo, "A porta é serventia da casa". Só faz falta quem quer estar. Por fim o treinador, que para além de nos ter presenteado com a bela surpresa de Moretto na baliza, não sei muito bem porquê entrou com medo no jogo, fazendo a equipa um futebol directo, que não é claramente o seu forte, mas sim o futebol corrido.
Que sufoco, mas o que vale é que os franceses tb não sabiam para mais.
Próximo adversário: o Espanhol de Barcelona. Para mim das equipas ainda presentes, deve ser a equipa menos forte, e se passarmos não encontramos nem o Sevilha nem os Spurs até à final, por isso os Deuses estão connosco. Falta fazermos a nossa parte.
Será uqe fazemos ?

Ah...afinal!

1/4os

Por mais aflorados que sejam os textos na imprensa desportiva, por muito que os estádios encham, por 30 ou 40 jogadores que passem pela equipa, existem alguns que têm e merecem, um carinho especial do público.

Moretto, Beto e o próprio Quim não estão entre os que têm, embora reconheça que o Quim até era capaz de merecer um bocadinho de mais reconhecimento. Ontem a monumental assobiadela do inferno da luz não foi só para os jogadores menos queridos, mas também para Fernando Santos e as suas opções.

Eu reconheço que às vezes é preciso arriscar, mas fod@ss€ não é tentar dar tiros no pé e na própria casa! A malta vai ao estádio ver os que mais gosta, não quer ir para lá ver um gajo que sofre um golo ao nível de heltons e baías!!!

Mantenho a opinião que este gajo está mesmo armado em engenheiro, os avançados são forçados a deslocarem-se para as alas, e os alas para a posição de número 10, com isto perdeu-se um sistema de jogo que estava rotinado e daria resultados certamente.

Passámos e venha quem vier, esperemos que morra!

quinta-feira, 15 de março de 2007

O porquê de não ser Sportinguista/Calimero

Um destes dias de manhã, no meu carro, vinha a ouvir a Rádio Comercial no caminho para o emprego e o (Sr. Director) Pedro Ribeiro colocou a musica que fazia parte do genérico da série de desenhos animados “Calimero” e naquele momento eu consegui perceber a razão de base para não ser sportinguista! Como poderia ser eu um sportinguista, ou melhor, um calimero se esta série me deixou um trauma imenso?! Se bem me lembro o raio daquele bicho estava sempre a chorar com as derrotas da vida e a dizer que tudo era uma desgraça, que tudo era uma injustiça, que o sistema estava sempre contra ele, etc. Era impossível eu gostar de ser assim, e para ser sportinguista eu tinha que ser um calimero. Ainda houve um momento na adolescência, fase em que as hormonas estão hiperactivas, que a coisa poderia ter dado para esse lado ao descobrir a versão avacalhada da musica do genérico, de outra série de desenhos animados mítica, a “Abelha Maia”, onde o calimero é retratado como um garanhão sexual, mas mesmo aí o rapaz foi descuidado e sujou a saia à pobre abelha que no fundo não passava de uma ninfomaníaca que o devia enganar a torto e a direito.
Meus amigos, a vida de calimero é definitivamente “una injusticia”, por isso eu confesso que não conseguiria mesmo ser sportinguista. Lamento. Não é má vontade, é mesmo porque não é do meu feitio… ;-)))

quarta-feira, 14 de março de 2007

Sumaríssimo

Puseram-me no pára brisas um papel a dizer que o Pinto da Costa é culpado. Preciso de encontrar o gajo que fez isso. Deitou-me fora o panfleto da Telepizza com as promoções deste mês.

Não acredito...


Pinto da Costa mandante das agressões a Bexiga

Pinto da Costa foi anteontem ouvido, no Porto, como arguido, por três elementos da equipa de Maria José Morgado, no âmbito do processo das agressões de que foi alvo o ex-vereador da Câmara de Gondomar Ricardo Bexiga.

terça-feira, 13 de março de 2007

Sumaríssimo

Será instituído o dia nacional da Santa Academia, para que os clubes realmente grandes, prestem devoção à obra caridosa e altruísta da colectividade sportinguista. Salvé e bem-hajam.

segunda-feira, 12 de março de 2007

e na próxima semana?

Tudo na mesma após mais uma jornada da liga... pelo menos os primeiros lugares, o que me leva a fazer uma reflexão sobre a tabela em geral...

Aves e Beira-Mar travam uma luta acesa pelos últimos lugares, assim o foi desde o início do campeonato se viu que a liga ainda contigua a ser grande de mais para a qualidade do futebol praticado. O Vitórrrrria com mais 1 pontito tem mostrado o resultado das vendas dos craques aos tripeiros por tuta e meia dá nisto...

Académica e Estrela são os senhores que se seguem, a Briosa demonstrou bom jogo de bola mas as vitórias teimam em não aparece. Já o Estrela começou muito muito mal, mas tem vindo a melhorar o seu futebol e a aproveitar os deslizes dos adversários directos.

Boavista é a cegada que já se conhece sempre que está lá o neurónio avariado e a Naval começou muito bem e podia estar ainda melhor, mas o treinador de então teve mais olhos que barriga e achou que conseguia fazer um bom trabalho em Braga...quilhou-se e nem em Braga nem em lado nenhum.

Seguem-se as equipas do fidel madeirense, perto dos lugares da europa embora já tenhamos visto no passado o nacional a jogar melhor, e o máritêmo a ganhar em casa diante dos tripas, a única coisa que se lhes pedia e já nem isso fazem.

O Leiria lá segue no seu campeonato, e o Belém que a esta altura era para estar na liga de honra, tem tido fé e o Jesus lá vai levando a turma do restelo para o topo da tabela.

A capital do móvel nunca esteve tão bem representada, em 5º lugar nesta altura do campeonato e a jogar futebol, prova que os famosos autocarros estacionados lá atrás não os levava a lado algum, é preciso sair do armário.

O Braga tem feito uma excelente época, esta luta pelas frentes de ataque poderá vir a deixar mossa, certo é que estão lá. Creio que aqui está a prova de muito trabalho da direcção, que embora com as sucessivas mudanças de treinador, tem obtido bons resultados quer a nível nacional quer a nível internacional.

Na frente... os lagartos estão na sua posição natural, armados em calimeros no 3º lugar, e estou com a sensação que para a semana perdem no estádio do camaleão por 1-0 com um golo du bidoso e será um jogo bastante polémico, com casos e mais casos.

O meu Benfica, terá uma deslocação sempre difícil à reboleira, mas vencerá uma vez mais!

Sumaríssimo

Ninguém pode lesionar jogadores de equipas que ainda vão jogar com o FCP.
Assim vão complicar o julgamento do apito dourado e entupir o processo.

Tinha de dar merda...


Este senhor que "diz que é uma espécie de jogador de futebol", quando entrou em campo decidiu que iria arrumar com o Tonel, fosse por provocações constantes, fosse por entradas bárbaras.
Desde cedo começou a provocar o Tonel através de agarrões, cotovelos na cara entre outras cenas. Como o Tonel não reagiu, passou ao plano B, que constava em "entradas a matar". Teve 2 ou 3 entradas sobre o Tonel ( e mais uma sobre o Polga ) para acabar com o jogador, isto tudo com a complacência do sr. árbitro.
Safou-se não só de ter sido expulso umas 3 vezes, como ainda teve o prémio de marcar um golito.

Mas, pelo que ouvi hoje, o "euro-milhões" saiu-lhe ontem, ao ter conseguido arrumar com Tonel para as próximas 5 semanas. Parabéns!

Se a festinha do Liedson valeu dois jogos, quanto valerão as agressões deste palerma?

sexta-feira, 9 de março de 2007

Sumaríssimo

Fernando Santos é contra o aborto mesmo nas situações de equipas de futebol com mal-formações congénitas!

Crenças

O mal de um homem crente é que este não sabe distinguir até onde a sua crença o pode levar, e acredita cegamente que só a crença chega.

Ontem apenas um homem estupidamente crente poderia ter feito alinhar aquele 11.

Desde a hora em que liguei a tv para ir vendo o jogo que me questiono o porquê de o ninja do entroncamento ter vindo e o porquê de ser titular. É hábito um clube fazer reforços que venham a ser uma mais valia à equipa, e costumam vir porque "dão nas vistas" nos clubes onde estão, supostamente seria assim.

O Nuno não tem feito maravilhas, é certo, mas a troca de bola entre ele, o Mico e o Simão está mais que treinada e já deu provas que funciona. Mas nem só de golos deve viver um avançado, também de incentivo vive uma equipa, e acima do Nuno apenas o Simão recebe tanto apoio do público, e isso viu-se no monumental apoio transmitido pelo publico.

Muito tempo antes da hora em que liguei a tv que continuo a perguntar porque raio o Beto continua no Benfica? Simples ninguém o quer, mas porque raio continua a ser convocado e a jogar?

Ainda agora me pergunto o porquê da escolha de colocar o Coimbra a titular num jogo como este e não ter feito a experiência no campeonato(entrar a 2 minutos do fim não considero isso ganhar experiência)? Porque raio jogou o grego a defesa central contra o aves e não deu a oportunidade ao David? Para o experimentar sob pressão?

Um homem crente comete erros básicos, pois crê que fecha os olhos e basta crer que as coisas se resolvem com a sua crença, mas a realidade é outra.

Continuamos a jogar sem um número 10, Karagounis e Petit jogam demasiadamente perto dos centrais e por consequência longe dos avançados, o Simão com estas oscilações entre flanco e centro do terreno não faz o que sabe fazer melhor que é correr pela ala oeste do campo, o ninja e mico andam a continuar a correr que nem malucas de um lado para o outro e a baixar os braços porque a bola não chega até eles.

Ao contrário do que dizem os jornais, ontem não foi uma «Noite de azar em Paris»... ontem foi uma noite de fé cegueira, e veremos se essa fé não se repetirá num futuro próximo condenando assim as esperanças (diferente de fé cega) de rever o Benfica numa final Europeia, e desta vez ganhar!

quinta-feira, 8 de março de 2007

Boa Sorte Lamps e Braga

é isso mesmo... defendam as cores Tugas

Gadjet Faccioso: remodelação WC´s

Aproveito esta coluna tecnológica tão quentinha e cheia de novidades (falta só afinar o detalhe de conseguir alguns leitores) para fazer um pouco de publicidade às obras que se levaram a cabo na sede do FCP em Lisboa.

Não se trata propriamente de uma revolução mas, apenas um melhoramento nas casas de banho. Digamos que, o objectivo de ir ao trono deixou de ser uma perda de tempo - ou de duas ou três minis na companhia dos amigos lá fora - e passou a ser um prazer prós habitués.

Existem duas versões: um diabinho vermelho e um lagarto esverdeado que simbolizam os portugueses fanáticos que ainda agora vibram com a vitória do Chelsea;





Boas compras!

terça-feira, 6 de março de 2007

Suaste Mourinho

Pena foi que nem os jogadores nem o treinador estivessem destinados a ganhar!
Não estava escrito e ninguém desejou poder escrever uma nova página na história do FCP.

A alteração táctica da equipa foi coisa de gigante e quase que resultava. Faltou uma coisa de foras de série: agarrar a posição de vencedor e manter a calma.

Feitas as contas merecemos perder. E merecemos por vários motivos, mas aquele que mais me revolta foi a forma triste com que encarámos os últimos 20 minutos da primeira parte. Quando deveríamos jogar para prender a bola, andávamos a desafiar a sorte.

Neste FCP falta intimidade entre jogadores e treinador. Diria mais, falta versatilidade assumida: O Fucile esteve bem mas ainda não se assumiu como o dono do lado direito (posição para a qual foi contratado). O Ricardo Costa colocado a defesa esquerdo joga com um olho no centro. O Quaresma que daria para todas as pontas, acaba por marcar um golo pelo meio. Depois disso não quis assumir mais nada. Ah, excepto claro algumas trivelas em livres... esqueçam a novidade na marcação de bolas paradas! Ordem na casa.

Perdemos com mérito. Só foi pena o meu coração ter saltado mais do que devia enquanto que a razão ficava sentada no sofá. Pró ano há mais...

Para o Helton só vejo uma saída: castigo interno! Pendurar as botas nesta última volta do campeonato e oferecer a titularidade, nos jogos que faltam, ao melhor guarda-redes de sempre do futebol português.

segunda-feira, 5 de março de 2007

European Survey... from Dublin

Lagartos, Lampiões e Tripeiros... como sempre quando deambulo por este mundo fora... faço um Quick Survey sobre o estado do Futebol Português.

Desta vez estou em Dublin... com mais 21 colegas deste meu novo desafio profissional, divididos da seguinte forma:
- Portugal --> 1 (that's me)
- Espanha --> 2
- Grécia --> 1
- UK --> 5
- Holanda --> 2
- Suiça --> 2
- Itália --> 3
- França --> 3
- Alemanha --> 3
- Irlanda --> 1

É engraçado em primeiro lugar dizer-vos uma coisa... a maior parte destas pessoas são mais velhas... e há fãs de clubes como o Lens, Nothingham Forest, Torino e outras equipas pequenas... cada vez mais percebo que só em Portugal é que está tudo dividido em 3 grandes... nos outros países há fãs de todos os clubes.

De Portugal, conhecem bem os 3 grandes... Benfica mantem-se em primeiro... Sporting e Porto todos também conhecem... volto a referir que o Sporting é conhecido como Sporting Lisbon (tal é explicado por só existir um Benfica e um Porto... mas muitos Sportings na Europa).

Eusébio continua a ser conhecido... mesmo por aqueles que como eu nunca o viram jogar... também tenho a teoria que é mais fácil fazermos o mito de algo que nunca vimos realmente, pensem na Marilyn Monroe ou no James Dean... nunca os vimos velhos... por isso serão eternamente bonitos. Gostava no entanto também de dar uma opinião pessoal... alguém tem dúvidas que o Ronaldo passava pelos jogadores dos anos 60 como um Ferrari por um Fiat 600?!!?!?

Só para terminar... o Mourinho não é assim tão conhecido... comparando com o Ronaldo que é o nosso embaixador (o Figo já é o velho que foi bom há muitos anos no Barcelona... sim ouvi isso), e ninguém acredita que o Ronaldo só tem 21 anos.

Para terminar... a nossa selecção de Rugby já é conhecida por essa Europa... espero que consigam chegar ao Mundial de Rugby.

E amanhã à Liga dos Campeões... boa sorte Porto.

Over n' Out... com uma Guiness no bucho!!!!!!!!

A Gala... parte 2



A pedido de muitas famílias e com a colaboração do camarada Graúdo

Gadjet Faccioso: cabeça de árbitro

Todos sabemos o quanto se expecula sobre o verdadeiro motivo para a não colocação de novas tecnologias ao dispôr dos sôrs árbitros. "São uns lobbies", gritam uns! "A seguir ao lobby Gay, o lobby do futebol é aquele que teima em não sair do cacife", asseguram outros. É o Michel Platini que só vence porque promete manter a idade da pedra, por mais uns anos. É o Madaíl que ainda nem se quer digeriu a outra tecnologia do "telemóvel" - razão pela qual ainda não foi implicado na corrupção do futebol português. Enfim...e outros tantos etecêteras.

Aquilo que propomos aqui, no edição online e única do Facciosos, é que se use então a tecnologia que já dominámos. Tecnologia que já anda por aí há algum tempinho. Quem é que não sabe tirar fotos? E quem é que, sabendo tirar uma, não sabe tirar logo sete de uma vez!?


OK, ultrapassada a hipotética dificuldade de utilização, o sistema que trazemos para análise é um sistem mutimédia: um 7 em 1. Sete câmaras montada num só indivíduo. A nossa redação até já o apelidou de um sistema multimérdia, por permitir ver a porcaria à largura do campo todo.

Para os árbitros com mais experiência, que já conseguem antecipar as jogadas, a versão máquina fotográfica é mais que suficiente. Para aqueles jovens, corruptamente inexperientes, é possível aplicar câmaras de filmar que transmitam em tempo real.


E já viram o quão catitas ficarão os relatórios dos árbitros, com anexos que é preciso enfiar na cabeça? Para os conselhos de arbitragem, habituados a decidir com palas enfiadas nos olhos, a visão 360º vai ser uma revolução. Possivelmente também acarrete algum aumento do estigmatismo, mas assim como assim, os sôrs juizes já não enchergavam em boas condições.


Independentemente da versão, esta tecnologia poderá ser, mais uma vez inviabilizada se a FIFA fechar os olhos ou, forte possibilidade aqui, se o Valetim Loureiro já estiver a vender ou a oferecer o aparelho na loja dele de Gondomar.


Agora que deveríamos pensar nisso, deveríamos.


Calimeros....

e o sistema, não?

sábado, 3 de março de 2007

A Gala

Sobre a gala do 103º aniversário do meu clube tenho a dizer:

CA GANDA PAR DE MAMAS

sexta-feira, 2 de março de 2007

Próximo jogo


Já escrevi em outra ocasião e torno a repetir: é o principal clássico do futebol do Brasil, da América do Sul e até do mundo. Só mesmo comparado aos grandes jogos: Boca Juniors x River Plate, Internazionale x Milan, Real Madrid x Barcelona, Benfica x Sporting e Flamengo x Fluminense.

Corinthians e Palmeiras, de tantas decisões, de tantos confrontos históricos, de livros e do filme O casamento de Romeu e Julieta, (Brasil 2005), voltam a se enfrentar no domingo pela 11ª jornada do Campeonato Paulista, onde as equipes estão mal classificadas, 7º e 9º, respectivamente.

É portanto um jogo que deve decidir o futuro das equipes na competição. Quem vencer seguirá com chances de chegar a fase final. Quem perder poderá começar a semana com muitos problemas...

Veja esse grande clássico! Domingo, 4 de Março às 19h em directo na TV Record.

quinta-feira, 1 de março de 2007

Bento

A morte de um ídolo!


«O ex-guarda-redes do Benfica Manuel Bento morreu hoje, aos 58 anos, depois de ter sofrido um enfarte fulminante, tendo chegado já sem vida ao hospital do Barreiro, às 14h00, confirmaram ao PÚBLICO fontes do clube da Luz e daquele estabelecimento de saúde.

Ontem à noite, Manuel Bento esteve presente na gala do 103º aniversário do Benfica, que se realizou no Casino do Estoril.

Manuel Galrinho Bento foi o guarda-redes da selecção portuguesa de futebol que conquistou o terceiro lugar no Europeu de França em 1984.

Bento esteve 20 anos no Benfica

Além de ter representado a selecção portuguesa no Europeu de 1984 e no Mundial do México em 1986, onde realizou apenas o primeiro jogo por ter fracturado uma perna num treino, Bento notabilizou-se ao serviço do Benfica, defendendo a baliza da Luz durante 20 anos - entre 1972 e 1992.

Considerado um dos melhores guarda-redes de sempre do futebol português, Bento somou 63 internacionalizações "AA", oito títulos de campeão nacional e seis Taças de Portugal, tendo sido ainda finalista da Taça UEFA em 1983.

Ao serviço do clube da Luz, Manuel Bento realizou um total de 611 jogos, nos quais sofreu 447 golos.»

90 minutos para o Jamor

Faltam apenas 90 minutinhos para estarmos no Jamor. Vamos ver se o próximo sorteio nos continua favorável e jogamos em casa. Gostaria de jogar em casa com o Braga e - caso passassem - jogar a final com o "meu" Belém.

O jogo de ontem ficou resolvido em 11 minutos porque a equipa entrou como deveria entrar sempre, ou seja, para marcar. O que bastas vezes acontece é que dão 45 minutos de avanço e depois quando querem já vai tarde.
Jogaram com a famosa "tranquilidade" e salta à vista que a equipa com 11 jogadores ( com Custódio OUT ) joga melhor.
Deu para ver que nas laterais a defesa deve ser Abel à direita e Caneira à esquerda; que Nani está em baixo e deveria descansar; que Moutinho é Super; que - à falta de melhor - Bueno deverá ser o parceiro do levesinho; que Romagnoli merecia mais oportunidades.

Furacão

É impressionante a forma como se oscila entre bestial e besta nos órgãos de comunicação social, e não existem excepções, seja de um grande ou de um clubeco...

Mais impressionante é que um avançado marca 2 golos e é considerado furacão. Porreiro, é que um furacão passa e derruba tudo e todos, mas depois de passar só volta na melhor das hipóteses a atacar no ano seguinte.

Moral da história este fim de semana «A União» não precisa de se preocupar com a meteorologia, o seu jogo bastará para derrotar os verdinhos

"Furacão Liedson" in abola