quinta-feira, 3 de abril de 2008

Não se entusiasmem

Longe de mim ser acusado de desvirginar-vos a inocência clubística mas as verdades são para ser ditas.

Gostava de contar-vos a história de alguns pneus, um sócio e outras quantas contratações penosas, mas antes lançava umas perguntas e algumas respostas para vos entusiasmar. Depois enquanto estiverem a digerir a coisa eu lançava a novidade do dia. Pode ser? Não!! Pode sim. Quem manda nas frases que escrevo ainda sou eu.

Comecemos.

O Pinto da Costa já tentou influenciar árbitros? Verdade ou mentira? Nem uma nem outra. Digamos antes "prática comum nos meandros do futebol" ou então "ossos do ofício". Lamentável mas compreensível. O homem viveu os tempos duros da ditadura e sabe o que é perder sempre e nem poder reclamar.

Mais algum dirigente tenta fazer isso? Sim. Muitos. Todos? Bem, não diria todos, todos. Ultimamente, o falecido presidente do Belenenses tem sido a excepção.
Recusa-se a aparecer nos locais da boémia arbitral. Diz que não quer fazer de corpo presente.

O Orelhas está metido ao barulho? Está. Sempre esteve. As conhecidas escutas de conversas entre este senhor e um meritíssimo e incorruptível árbitro não dão em nada por que, imaginem, não existe nenhuma acusação (este "por que" está bem aqui Aquila?).

Resumindo, o silêncio de uma evidência tem menos valor que as bacoradas de uma prostituta. Mas ok, até aqui a lei é lei e por mim, defenda-se quem precisa.

Pondo um ponto final na retórica, queria então avançar para a história de última hora, provavelmente do conhecimento de todos, mas ainda assim desconhecida de alguns.

Era uma vez um negócio de pneus para os lados de Alverca. A coisa cresceu e forrou o bolso de um tal Vieira. Cresceu tanto que ele teve de procurar uma maneira exponencial de alargar o espectro das negociatas. Encontrou o futebol! O clube da terra. Aos poucos fez-se notar e depressa chegou ao convívio daquele que mandava na Liga. Começou a amizade com o presidente do meu Porto. Pensava ele que chegaria longe. Alguma coisa aconteceu e os dois ficaram de candeias às avessas. O Deco pode ter sido a causa mas não entremos por aí.

Do Alverca, o orelhudo tentou o Benfica onde chegou com um Mantorras debaixo do braço. Já zangado com o Pinto do Porto, estavam reunidas as condições de ataque ao Benfica e às contratações milionárias.

Entretanto fez-se sócio nos pneus com o actual presidente do Braga, este último filho do dono da Recauchutagem Império, um colosso nortenho desde os meus tempos de miúdo.

Desta nova amizade surtiram coisas boas como o Tiago e coisas fracas como o Luís Filipe, ambas com um ponto em comum: a canalização das verbas gastas pelo Benfica. É apenas uma voltinha. Dão um volta ao Minho só para chegarem a Alverca.

Meninos, uma vez desvirginados agora é só juntar mais algumas pontas e voilá . É só acordarem e verem que no meio desta trapalhada toda, ninguém pensa no Benfica excepto quando dá dinheiro em causa própria.

A ser culpado, o meu presidente sai com a consciência tranquila por nunca ter esquecido o clube até ele se tornar um colosso europeu.

7 comentários:

Anónimo disse...

Eu acredito na Justiça... se é culpado deve ser castigado de forma forte (individualmente e o clube).
Se não for... acabemos com as bocas!!!!!
PS --> Seja SCP, SLB ou FCP

PeDraGon disse...

Já para não falar no negócio paralelo de tráfico de drogas e armas que toda a gente diz à boca fechada ter sido a sua principal fonte de riqueza.

Filipe Pereira disse...

Já agora, por que raio o LNO anda a chatear os post com estes comentários tampax? Se isto, se aquilo, se não calem-se?! Epá começas a ficar monótono. Depois meu amigo, o que acabaste de ler não são bocas. São verdades.

CodeWiz disse...

Eu achei piada ao FCPorto enquanto "colosso europeu". Este Balázio é divertido, diz umas piadas giras.
Quanto à argumentação em geral, é digna de um episódio dos X-Files. Muita imaginação, para quem se sente indignado com o facto de acusações de uma prostituta serem tidas em conta. E tenham levado a notas de culpa.

Filipe Pereira disse...

Colosso [´lo]
substantivo masculino
1. estátua de grandeza extraordinária;
2. pessoa ou animal de grande força e estatura; gigante;
3. pessoa ou instituição com muito poder;

Quanto ao divertimento que tenho proporcionado ao nosso amigo Aquila, tudo o que foi escrito deveria ser para ele chorar.

Comparar a minha imaginação com as acusações de uma qualquer Carolina da vida, é um exercício que te ficou mesmo bem, Aquila!

Mas deixa-me insistir só mais uma vez: a volta ao Minho do Vieira é pura vida real. Nada mais, nada menos do que aquilo que nenhum Benfiquista quer ver...

Anónimo disse...

Meu caro Balázio... faço-te as seguinte perguntas:
1. Conheces o Veiga Trigo pessoalmente e já o ouviste a falar do tempo dele? Eu conheço.

2. Conheces o José Veiga pessoalmente, e viste fotografias do quarto dele quando era pequeno todo pintado de Azul e Branco? Eu conheço e vi.

3. Sabes o que estes senhores me disseram do Pinto da Costa e do Valentim Loureiro? Eu sei.

(Não coloco os comentários de outras pessoas, visto não poder comprovar o que eles disseram, apenas ouvi!!!)

Por isso, meu caro amigo... deixa de falar como se fosses dono da verdade universal...
Alguma vez viste alguém a ser subornado?
O diz que disse é muito bonito... eu no meu intímo acredito que o PC e FCP nos anos 80 e 90 dominaram o Futebol à conta de infracções, mas não o posso dizer com toda a certeza. Agora o teu post é muito giro... em vez de comentares as acusasões ao presidente do FCP, atacas outro... se esse também for corrupto (ou alguém do SCP)... também será apanhado!!!
Concentremo-nos nos que estão em TRIBUNAL!!!!!!

Filipe Pereira disse...

Veiga Trigo, José Veiga e o Teu Íntimo (que deve ter Veiga algures no apelido), fazem cá um trio maravilha da credibilidade Lusa.

LNO, tens de começar a ser mais desbocado. Conta o que sabes, ainda salvas o futebol português. Vais a tempo.