terça-feira, 24 de março de 2009

Pudoris Causa

O Mourinho foi doutorado honoris causa pela UTL. Não vou discutir a justiça da borla, um doutoramento honoris causa é muitas vezes polémico. Tenho dúvidas muito sérias de que ele preencha os requisitos habituais, mas, repito, não discuto. O que já me parece bastante discutível é o directo feito nos canais noticiosos portugueses, que tive oportunidade de ouvir enquanto caminhava para o oitavo dos 9 km de corrida à média de 10km/h (apenas para lembrar o ridículo das desculpas com o cansaço de atletas com metade da minha idade e dez vezes melhor preparação física, que correm a mesma distância à mesma média apenas 2 vezes por semana, quando eu o faço 4 ou 5).

Num país com uma comunicação social decente teríamos uma reportagem nos jornais da noite. Nestes arremedos de CNN à portuguesa temos um longo directo em tom (e fundo publicitário) de conferência de lançamento de jogo. Com uma diferença: nas ditas conferências os intervenientes não tentam embelezar o discurso, e portanto não lhe foge tantas vezes o pé para a asneira. Ontem foi difícil contabilizar a quantidade de erros gramaticais e de palavras usadas impropriamente nos escassos minutos em que tive pachorra para o aturar, antes de mudar para um canal noticioso a sério. Já sabíamos que o Mourinho não sabe falar inglês melhor do que um miúdo de 10 anos. Já sabíamos que o seu espanhol é sofrível. Agora sabemos que o português é lamentável.

2 comentários:

CodeWiz disse...

Sorte que não interromperam o Santana Lopes (de novo) em directo, o homem desta vez passava-se.

André . أندراوس البرجي disse...

Claro que o Mourinho agora poderá sempre esfregar o doutoramento na cara do Santana e dizer que merece mais um directo do que ele, mero licenciado!