terça-feira, 24 de março de 2009

Da vergonha na cara


Devido a outros afazeres bem mais relevantes, não pude assistir à final da Taça Hermínio, que, dizem as más línguas, se vai passar a chamar Taça Lucílio. Não posso portanto dizer que foi injusta ou não a vitória do Sport Lucílio e Baptista. Nem vou de novo bater mais nos ceguinhos que viram um dos penáltis mais inacreditáveis dos últimos anos, talvez só suplantado pelo que beneficou o mesmo clube no ano passado, e na mesma competição, contra o Estrela, e que, à semelhança do que agora aconteceu, levou o jogo ao desempate por penáltis. Ou por aquele a meio campo, marcado contra o Sporting logo na 1ª jornada da Liga Alcoolemia.

Queria apenas acrescentar dois alvitres. Primeiro, que continuo orgulhoso por o Sporting ser campo de testes para alteração às regras do jogo. Depois do teste aos golos com a mão, num célebre jogo contra o Paços, do penálti a meio campo, já este ano contra o Trofense, e dos golos que entram mas não contam porque não tocaram nas redes (mas o do Braga contou, pelos vistos desistiram do teste), temos agora nova alteração, que consiste em considerar falta jogar a bola claramente com o peito na grande área. Acho bem, porque privilegia o futebol de ataque. Esperemos é que passe a ser para todos.

O outro alvitre tem que ver com a verificação de um facto, e que é de o benfica se destacar como equipa mais beneficiada pela arbitragem, logo a seguir ao inatingível Porto.

Não me espanta, o benfica sempre foi clube amigo dos árbitros: deixou o Sporting sozinho, durante décadas, a denunciar a corrupção. Só quem tem memória de peixinho de aquário não se lembra de como clube, dirigentes e adeptos eram gozados por falarem no "sistema". Os árbitros têm pagado o apoio, e os últimos dois títulos lampiões contaram com a sua contribuição: o vergonhoso campeonato 04/05, e agora a Taça Hermínio/Lucílio. Já nem vou falar do que tem sido esta liga, onde a única ocasião em que parecem ter sido prejudicados foi prontamente compensada com uma série de benefícios, uns sem dúvida acidentais, outros descarados.

Que tenham vergonha na cara, é o que se pede a partir de agora, quando voltarem a protestar contra a arbitragem. Que se lembrem durante muitos anos como ganharam esta taça - ou melhor, como lhes foi oferecida. De qualquer forma parece que esta taça a que ninguém liga muito (mas que eu queria ter vencido, é sempre uma taça) parece fadada para lhes dar muitas alegrias: depois da vergonha da arbitragem que os salvou no ano passado, vem este ano a vergonha da arbitragem que os qualificou, e a vergonha da arbitragem que lhes deu os penáltis (o do tempo regulamentar e os outros) e a vitória. Mas vergonha é coisa que falta por aqueles lados. De um clube que tem um presidente apanhado a escolher árbitros pelo telefone e que se vem armar em virgem ofendida clamando contra a arbitragem depois de ter ridicularizado o Dias da Cunha quando este começou a denunciar com nomes o sistema que afinal sempre existe, de um clube desses espera-se tudo.

Mais lamentável do que a palhaçada arbitral desta final, porém, é o ambiente de confronto e violência que tem sido criado, e lamento profundamente que adeptos do meu clube se portem de maneira tão vergonhosa. E que a direcção não se demarque de forma clara. Entendo que pretende aproveitar e fazer o que o benfica tão habilmente tem sabido fazer, condicionar as arbitragens. Mas os fins não justificam os meios.

P.S.: vi de relance uma primeira página em que um lampião se queixa de lhes quererem tirar o brilho à vitória. A verdade é que não se pode roubar o que não existe. Não pode haver brilho numa vitória obtida nos penáltis de desempate, sobretudo quando esse desempate decorre de um erro grosseiro e escandaloso de arbitragem.

P.P.S.: já deram cópias da taça e/ou medalhas ao Lucílio e ao seu parceiro de gatunagem? Acho uma injustiça tremenda se não lhes derem nem que seja uma cópia em miniatura do troféu que tão arduamente conquistaram.

1 comentário:

Sr Santos disse...

Deixo so uma "pequena correcção", ontem num programa desportivo num canal que considero minimamente credivel, perguntaram numa "sondagem" telefonica qual dos 3 grandes seria o mais beneficiado pelas arbitragens.
Num pais que dizem ter 6 milhoes de benfiquistas, os resultados foram os seguintes: ´

Benfica: 42%
FC Porto: 38%
Sporting: 20%

Olhando bem para os ultimos tempos, se calhar os tempos em que o (como diz) inatingivel FCP era o rei das arbitragens já la vão, não sei é se por não precisar tanto ou se por não ter tanto puder no meio.
Vendo o que se passou este ano, verifica-se facilmente que os 3 tiveram erros contra e a favor, mas nos 2 jogos que considero mais escandalosos de 2008/09 o benificiado foi comum, o slb. Isto para ja nao ir mais atras e falar no ultimo campeonato que venceram que foi muito para alem dos favores (só) da arbitragem.
Esta consulta não tem qualquer valor "cientifico" mas dá bem uma ideia do que se anda a passar e agora por favor não me venham dizer que com 6 milhões de adeptos, só ligaram Sportinguistas para votar!
Era obrigatorio o Benfica vencer uma competição este ano, era obrigatorio "salvar o Kiki Flores (ainda bem que o slavaram).