terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Jogar prá FRENTEX!

Quem seguiu de perto a última jornada e os dias que a antecederam, repararam com certeza na última novidade linguística introduzida por Fernando Santos, mister dos lampiões! Dizia ele a propósito de uma análise ao adversário: "o Sporting não joga prá frentex".
Frentex meus amigos! Frentex!

Que lufada de ar fresco! Qual "prolongamento do vértice da grande área" qual quê! Esta sim, veio para ficar. E notem, ela ficará com muito mais substrato do que aquilo que pode parecer à primeira vista. Acreditem: o engenheiro não dá ponta sem nó.

Ninguém, que aprende termodinâmica, fica indiferente à lei do equilíbrio das temperaturas dos corpos. Acontece que ele próprio começa a ficar frio depois de tantas semanas metido nos balneários da luz onde a única coisa que interessa é dinheiro e fama. Futilidades. Pouco calor e pouco coração! Mas quilhando-me pra piada fácil gostava de voltar umas quantas letras atrás e acabar a ideia. Dizia eu que FRENTEX vinha pra ficar.

Foi uma palavra que saiu da boca de um Fernando Santos que está agora de cabeça então mais fria, mas ao mesmo tempo mais consciente. Conhecendo a massa associativa que tem, Fernando Santos usa Frentex com dois objectivos:
  • primeiro porque só falando em tom brejeiro é que os milhões o percebem!
  • segundo porque (e este descobri-o eu em exclusivo durante um trabalho jornalístico para o Facciosos) FRENTEX é uma forma do mister exorcizar, sem dar nas vistas, aquilo que ele já interiorizou: é que FRENTE + EX dá FRENTEX.
Ora aí está, a careca que eu fui descobrir! Tsss! Uma mensagem preliminar que ele tinha dado em exclusivo para a nova televisão Aljazeera! Nessa entrevista ele tentou esclarecer a ambição do Benfica para esta época mas falando da direita para a esquerda. Como se escreve, estão a ver? Ele expressou o desejo do grande clube mundial, com adeptos até pra lá do muro das lamentações, em querer manter a posição de estar EX à FRENTE. Ou seja e resumindo....deixar de ser o primeiro.

E a essas declarações eu gostava de acrescentar....que coisa SIMPLEX de conseguir! Basta o FCP ser o FCP de sempre!

Inté amigos e quando jogarem em contra ataque façam mas com estilo. Façam-no prá frentex.

PS: já agora uma constatação: o Simãozito começa a jogar bem porque se estar a aproximar Janeiro ou é impressão minha!? E o resto do tempo, ele fica a brincar com o maior clube do mundo? Quem joga no maior clube do mundo deveria poder sair?

Sem comentários: