sábado, 11 de abril de 2009

A primeira toalha

Com o final da Liga a aproximar-se, esta jornada trouxe o primeiro atirar da toalha ao chão. O benfica, que de qualquer forma, e segundo as palavras do seu treinador, já fica satisfeito com o 3º lugar (*), assumiu aquilo que já toda a gente tinha percebido: que o título é uma miragem, e que o segundo lugar é "matematicamente possível". Não é que nós, sportinguistas, nos possamos rir muito, pois a nossa toalha também não deve tardar muito a cair.

Assim, esta Liga parece encaminhar-se para o costume, com o Porto tranquilamente lançado para um merecido tetra, o Sporting bem encaminhado para, pelo 4º ano consecutivo, e 7º no total dos últimos 10 campeonatos, ficar à frente do seu maior rival. É cedo para adiantar classificações definitivas, mas se se mantiver o padrão dos últimos anos, o destino dos 3 primeiros lugares parece traçado. Tanto Porto como Sporting nos últimos anos têm feito pontas finais imaculadas ou quase, ao contrário do benfica, que tem claudicado precisamente nessa fase. Mas como já se viu também, salvo erro há 6 épocas, o benfica recuperar de uma desvantagem maior do que esta e chegar ao 2º lugar na recta da meta, é muito cedo para desistências lampiãs e euforias sportinguistas.

Vejamos então o que falta para o Sporting e para o galinhame até ao final da época, sendo indicada a classificação do adversário nesta jornada:

Sporting:
Guimarães (f. 9º), Estrela (c. 10º), Académica (f. 8º), Setúbal (c. 13º), Marítimo (f. 7º), Nacional (c. 5º)

benfica:
Setúbal (f. 13º), Marítimo (c. 7º), Nacional (f. 5º), Trofense (c. 15º), Braga (f. 4º), Belenenses (c. 14º)

Aparentemente o Sporting tem um calendário mais acessível, e a história dos últimos anos, com pontas finais 100% vitoriosas ou quase parece também ser-lhe favorável. Mas, repito, já vi não há muitos anos o benfica recuperar sobre a linha da meta o 2º lugar.


-----
(*) Não percebo porquê tanta polémica com estas afirmações, afinal ele tem razão: olhando para as classificações lampiãs nos últimos anos, o 3º lugar, a acontecer, é de facto o mal menor, e é indiscutivelmente uma melhoria em relação à época passada.

3 comentários:

Sr Santos disse...

Eu fiquei menos confiante no 2º lugar quando soube que o arbitro do Guimarães - Sporting é...o BRUNO PAIXÃO!
Ainda se lembram daquele celebre jogo no Bessa em 2003/04!? E mais não digo...

Sr Santos disse...

(afinal vou so deixar mais umas dicas)
Esse celebre jogo no Bessa foi aquele que depois do campeonato "homologado" (fcp 1º, slb 2º), jogadores castigados, multas pagas, etc, o conselho de disciplina resolveu emitir um comunicado em que assumia que o Sporting tinha sido prejudicado e que nomeadamente o seu jogador Rui Jorge havia sido (mal)expulso e cumprido jogos de castigo por faltas que nem sequer havia cometido, etc...etc...etc...

São das tais coisas, "azares" que só acontecem ao Sporting...

André . أندراوس البرجي disse...

Não foi nesse mesmo campeonato que, já depois de devidamente homologado, o Conselho de Arbitragem puniu a equipa de arbitragem que anulou um golo limpinho ao Sporting num jogo contra o Braga, e que terminou 0-0? Ou foi aquele em que o benfica, tendo ficado em 2º, utilizou irregularmente um jogador durante a maior parte do campeonato, mas não foi punido por o Sporting ter comunicado que não queria ganhar o 2º lugar na secretaria? Bom, como nos últimos 10 anos o Benfica só acabou à frente do Sporting 3 vezes, deve ter sido num desses ;)