terça-feira, 30 de setembro de 2008
2 episódios relativos à champs...
"Perante a insistência de um jornalista presente na sala de imprensa em abordar o dérbi milanês, o técnico do Inter pediu para que se mudasse de assunto. "Farei isso se me der parte do seu salário de nove milhões de euros", sugeriu o jornalista, prontamente corrigido pelo português: "Não são nove, são 11 e mais os patrocínios faz 14 milhões de euros por ano.""
2º episódio:
"83' - CARTÃO AMARELO a TOMÁS COSTA, por demorar a dar a bola a um adversário."
quem não soubesse o resultado, diria que o Porto estava a ganhar e a queimar tempo
domingo, 28 de setembro de 2008
o Inferno da Luz
As participações e declarações Benfiquistas têm sido em tom de moderação, e isso também é visível aqui no facciosos. Não é falta de fé, é um capítulo novo da história do clube, que em vez e gritar a sete ventos que somos campeões, acredita que está a construir uma equipa em condições de vencer e sobretudo de jogar bom futebol.
Esconder que uma vitória clara sem casos e em casa contra um dos eternos rivais, tem um gosto especial, seria o mesmo que dizer que não gosto de futebol. Confesso, que já sentia falta de poder chegar ao trabalho sem aquela coisa de dizer ah e tal parece que ganhámos.
Ganhámos!!!
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Amanha é dia de Benfica-Sporting
Que ganhe o melhor.
Agora amanha é dia em cheio para o comentador Rui Santo. No próximo programa já vai ter onde aplicar as suas grandes teorias.
Eu não sei se tem uma opinião parecida com a minha. Eu vejo o programa dele e tenho a sensação de que estou a ver “A Caras do futebol”.
Ele comenta o comportamento dos jogadores, o que dizem, como dizem, às festas que vão… Enfim… E depois atira aquelas teorias dele com o ar de “Eu é que sei e vocês não sabem nada”. Porque é que o senhor não vai para treinador aplica as suas teorias e logo vemos se realmente tem sucesso? É verdade… não pode ser… Depois não pode ir às festas…
Então amanha no estádio da luz que vença a esperança…
E um bom jogo para todos. Principalmente que seja um bom jogo e com golos... Que a malta gosta é de golos. Já agora sem "casos". Se bem que são os "casos" que alimentam os comentadores...
Eu nunca falo em arbitragens
"...Refiro-me à arbitragem. Ficou-nos a ideia de que o Apito Dourado, tantas vezes referido, pode estar a condicionar a avaliação das pessoas. Antes de começar o campeonato, tive o cuidado de dizer, e repito, que esperava que não fosse à sombra do Apito Dourado que as pessoas deixassem de ser competentes. Repito: competentes, palavra diferente de outras que por vezes se utiliza. Se olharem para os jogos do FC Porto, Benfica e Sporting e os avaliarem, perceberão que as minhas observações, agora, não são nem choradinho, nem pressão. É uma análise clara dos três jogos. Tudo o que disse não anula a nossa incompetência contra o Rio Ave."
Naaaa, nem ninguém pensou nisso, até porque aí ninguém fala de arbitragens. Só as compram.
"...Portanto, se olharem para os três jogos, vão perceber que houve avaliações diferentes por questões de competência. O facto de haver um sumaríssimo ao Luisão não determinou a sua expulsão [no Benfica-FC Porto]; ele continuou em campo. Se falarmos no Sporting, teremos de ver o que se passou em Braga e também no último jogo. No do Benfica houve um penálti visível, mas o nosso não foi, porquê? Antes de começar o campeonato, disse que esperava que as pessoas não fossem influenciadas no sentido de não serem competentes. E sobre esta matéria não falo mais. "
Braga? Que se passou em braga?? Ahhh, já sei! O golo do Postiga!
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Bruno Alves, o leal
Rui Santos agredido?
Quer isto dizer que afinal o Rui Santos não foi agredido. Tudo isto não passou de uma encenação. Este malandro deveria era pagar uma indemnização ao Estado.
Semana de derby
Votem e não andem a mudar de computador só para votarem mais do que uma vez.
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Pois, portantos, aaaa
Fernando, do futebol corrupto do porto em entrevista após jogo em Vila do Conde:
Tem assumido lugar de Paulo Assunção, como se sente com essa responsabilidade?
Fico feliz pelo meu trabalho e pela oportunidade que Jesualdo me está a dar. Infelizmente, o jogo de hoje não correu bem, a equipa tentou tudo e houve um penalty a nosso favor que não foi marcado. Foi um jogo complicado, o árbitro dificultou muito. Mas temos de vencer em qualquer campo para sermos campeões.
«O de hoje foi mais difícil, até porque o campo é pequeno. Tivemos dificuldade nesse aspecto. Resta trabalhar.»
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Efeito "Calimero"
Pois se os defesas adversários não derem abébias há que contar com a dificuldade dos árbitros assistentes em interpretar correctamente as regras do jogo.
Ou em Alvalade as regras do fora-de-jogo são diferentes?
Ou em Vila do Conde pode um jogador de campo jogar à bola com o braço e não ser penalty? Hum, talvez, desde que não seja para prejudicar aqueles tipos de verde e branco que passam uma época toda a choramingar...
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
Arre Quim!
Como gostam de dizer os entendidos, a jornada está em aberto, eu diria que perdemos, e fodasse eu não gosto de perder!
Uma palavra de apreço para o Braga e para o Vitórrrrrria (de Setúbal para os mais distraídos)
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
O terramoto
«E apresentou-se pela primeira vez em Nápoles, e a verdade é que nem ocorrendo de repente um terramoto no anfiteatro parou de cantar, não antes de concluir a ária que começara.»
Suetónio, Ner., 20
A primeira interdição
A coisa aconteceu em 59 d.C., durante um espectáculo de gladiadores (assim uma espécie de Binya ou Bruno Alves do tempo dos romanos, mas menos perigosos). Nas bancadas o clima aqueceu entre pompeianos e nucerinos (da vizinha Nucéria), e o resultado foram muitos mortos e feridos. A coisa chegou aos ouvidos de Nero, que mandou os senadores decidirem sobre o assunto; estes por sua vez despejaram a batata quente nas mãos dos cônsules, que a devolveram aos senadores (3), que se viram forçados a decidir. Dissolveram e ilegalizaram as claques de Pompeios e Nucéria, e interditaram o anfiteatro por 10 anos.
O episódio, ilustrado em pinturas da época, como a que enfeita esta posta de erudição, é também testemunhado por graffiti ainda hoje visíveis nas paredes de Pompeios, e relatado pelo historiador Tácito, que viveu algumas décadas depois, e que conta a coisa assim (traduzo à pressa e numa esplanada, perdão por eventuais deselegâncias de estilo):
«Por essa mesma altura, e com um início sem importância, deu-se um terrível banho de sangue entre os colonos de Nucéria e de Pompeios num espectáculo de gladiadores que oferecia Livineio Régulo, aquele de quem vos contei ter sido expulso do Senado. Assim, com o [habitual] excesso provinciano, lançavam uns aos outros impropérios, depois pedras; por fim sacaram das armas, sendo mais forte a plebe de Pompeios, em casa de quem se oferecia o espectáculo. Muitos nucerinos, pois, foram levados para Roma, o corpo coberto de golpes, e muitos choravam a morte de filhos ou pais. O imperador [Nero] delegou o julgamento deste caso ao Senado, o Senado aos Cônsules. E trazido de novo o caso aos Senadores, foram proibidas durante dez anos aos pompeianos reuniões deste género, e os gangues, que tornaram ilegais, foram dissolvidos. Livineio e os outros que provocaram os desacatos foram punidos com o exílio.»
Tácito, Annales, XIV, 17
Digam lá que não parece a descrição de um encontro entre adeptos do Benfica e adeptos do Benfica nos arredores do Galinheiro, bem como os meandros da justiça desportiva portuga. A interdição, no entanto, foi levantada em 62 d.C. mas não me perguntem porquê que eu não me lembro. Parece-me que foi por causa de um terramoto, dos muitos que afectam aquela região. Seja como for, os pompeianos não tiveram muito tempo para festejar. Escrevendo direito por linhas tortas, os deuses trataram de encerrar definitivamente o recinto desportivo em 79 d.C, quando a interdição de facto deveria acabar: em meados desse ano o Vesúvio explodiu uma vez mais, sepultando o anfiteatro e o resto da cidade em cinzas vulcânicas (não lava), e matando milhares, ora sufocados pela poeira (os mais sortudos), ora assados vivos na torrente piroclástica de cinza ardente.
-----
(1) penso eu de que, pelo menos não conheço nenhum exemplo mais antigo.
(2) é esta a forma correcta, embora ninguém a use, e não "Pompeia", que é o que toda a gente usa, por via francesa.
(3) parece que quando estes enviaram carta furiosa rezando "non ualet, uobis prius iecimus" (não vale, nós lançamos-lhes primeiro), estes responderam com um sarcástico "sane, sed non 'mitte alteri non ipsi' dixistis" (é certo, mas não disseram "passa ao outro e não ao mesmo").
Pasquins
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
BCN - Sporting
Tivessem os jogadores o mesmo pulmão e raça que os 2000 adeptos que estiveram no estadi e não teríamos saído de lá com uma derrota daquelas, quer nos números quer na não-exibição.
Mais uma vez, centrando-me nas imagens vindas das bancadas, o intervalo também foi agradável para reparar nas chicas guapas catalanas :)
Quanto ao jogo, ainda bem que o BCN estava em crise...
Mau demais!
terça-feira, 16 de setembro de 2008
E o que é que se perdia?
Cambada de dirigentes sem palavra é o que é...
"Soares Franco ponderou a possibilidade de não assistir ao Portugal-Dinamarca em Alvalade. "
Estadi Nou Camp
Carrer d'Arístides Maillol
08028, Barcelona, Espanha.
A estação de metro mais perto é a Collblanc.
Devia ter aguardado mais uns mesitos para visitar a cidade. Na próxima vez, só marco estas visitas europeias após o sorteio da champions :)
Aproveito para deixar umas imagens de quando fui a barcelona, em Julho.
Quanto ao jogo, o barça apesar do mau início tem jogadores que podem desequilibrar de um momento para o outro. Podemos ter um resultado positivo, mas este mau início catalão é para desconfiar ... e muito!
Há que jogar à Sporting, não cometer erros e aproveitar as falhas do Barcelona.
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Mourinho azarado
Quando estava no porto, teve de contratar uns gorilas que o protegessem a ele e à família por causa de uns "amigos" tripeiros.
Em tempos - não me recordo quem treinava - também mandou uns piropos aos sicilianos e, passados uns dias teve de se retratar.
Ontem, teve mais uma desinteligência com os tipos da Sicília e, inclusivamente, um dirigente do Catania disse que Mourinho «é daqueles que se deviam tratar à bastonada nos dentes».
Põe-te a pau, "special one"
Cansadinhos?
Num período onde as receitas nos clubes não abundam, ficar mais de metade do mês sem jogos, as receitas neste mês podem ser quase nulas e arriscam-se, desde já, a faltar ao compromisso de pagarem os ordenados aos jogadores e técnicos.
O ponto positivo desta paragem poderá ser o facto de na próxima jornada europeia os nossos jogadores estarem mais frescos e já não terem a desculpa de estarem cansadinhos dos jogos do fim de semana. Claro que, se os resultados não forem os esperados, sempre se poderão lamentar que não estavam com ritmo de jogo...
É inconcebível uma paragem destas numa liga que se diz profissional...
domingo, 14 de setembro de 2008
O Carteiro
Entrevista dada pelo Postigol e patrocinada pelos ctt.
Alcunha : “O Carteiro”. “No Tottenham tinha essa alcunha [Postman] porque na pré-época fui o melhor marcador e fiz várias assistências.”
Frases principais:
"A selecção está em segundo plano. Tenho a minha cabeça apenas no Sporting"
"Estava morto no fcporto".
"No Porto, há quem não me possa ver nem pintado de ouro»
"Lembro-me que tinha uns 7 anos. Fui para o mar com o meu pai e passámos um daqueles dias memoráveis. Enchemos o barco de sardinhas"
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Desta é que eu não estava à espera
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Desalinhado nos valores
Numa altura que queremos "entalar" os tripeiros, referes que relativamente à tão propalada agressão do Cebola "Foi apenas uma discussão de jogo"??????????????????
Depois destas declarações vais ter B- na avaliação e B- no potencial. O que equivale a um aumento de ordenado na ordem dos 0(zero)% e um extraordiñário prémio de 10€.
E agradeço que não comentes.
A Selecção
Ok. Jogamos menos-mal. (principalmente na 2ªparte)
Ok. Não defendemos o resultado. Quando estávamos a ganhar não passamos a defender mais por isso.
Ok. Jogamos sempre ao ataque (por vezes mais bem conseguido que outras)
Mas de que valeu? Quem é que ficou com os 3 pontos?
No fim o que conta são os pontos. Jogar muito ao ataque não serve de nada.
Como é possível falhar golos daquela maneira?!?!?!?! Assim não dá. Os golos é que contam.
Nos golos falhados de baliza aberta somos os maiores!!!
Mas o resultado do jogo de ontem foi apenas um percalço sem consequências. Assim espero! E os 3 pontos que perdemos ontem, vamos conseguir ir recupera-los facilmente. Assim espero!
E viva a Selecção.
A Dina... marca... ai marca marca!
Parece que, afinal, os brasileiros fizeram toda a diferença... marcaram 2 golos!
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Tranquilidade
No caso "Moutinho" frisou que não lhe agradou a forma, o timing, principalmente vindo do capitão leonino. ( Curiosamente os capitães do benfica ( Luisão) e corruptos (Lucho) tempos atrás disseram a mesma coisa, mas passou "despercebido" entre a comunicação social ).
Quanto aos "vic's" disse que não foram as declarações que estes têm feito que os tiraram da equipa. Mas sim opções técnicas. Acredito que possa ter sido assim, mas as declarações também não ajudaram nada.
De resto, demonstrou serenidade e está consciente da responsabilidade deste ano na sua manutenção como treinador no Sporting, quer com esta direcção, quer com outra que ganhe as próximas eleições.
Realçou o que o Sporting lhe tem proporcionado, bem como o espírito de grupo que tem de existir a quem quer conquistar títulos.
Gostei da entrevista. Agora, é só manter a equipa a ganhar e a jogar melhor ;)
Liedsão
Tudo leva a crer que o neo-português Liedson, será o próximo naturalizado a jogar pela nossa selecção. Ontem, o Professô Carlos Queirós abriu as portas, o empresário também disse que para Liedson seria uma honra jogar por Portugal ( até porque já deve ter perdido as esperanças de jogar pelo Brasil ). Logo, está tudo encaminhado para termos o 3º brasileiro na selecção.
Num país onde o campeonato principal tem cerca de 50% de jogadores brasileiros, onde as próprias camadas jovens começam a estar infestadas de estrangeiros, é lógico que o jogador português não tem futuro e que as selecções tenham de se socorrer dos estrangeiros.
Pepe, Deco, Liedson já cá cantam. Mais virão. Mas depois de aberta a caixa de Pandora, isto era mais que aguardado.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Octávio Malvado
Octávio Machado in Proval Oral, 08-09-2008
Uma entrevista onde se falou de futebol (obviamente), do "sistema", do FCP, do SCP, do SLB, e de agricultura (como não podia deixar de ser). Ouçam a entrevista na íntegra aqui
10 milagres...
São precisos 10 milagres para que a selecção sub-21 se apure para o Euro 2009. Seguem as contas, segundo "a bola" :
"Vamos então às contas: no Grupo 1, a Itália tem de vencer a Croácia ou, pelo menos, empatar; no Grupo 2, a Turquia terá de perder com a Arménia e a República Checa apenas poderá empatar com a Ucrânia para salvaguardar um sucesso turco; no Grupo 4, Portugal precisa de uma vitória – o empate também poderá servir – espanhola sobre a Rússia; no Grupo 5, será conveniente a Holanda pontuar diante da Suíça; no Grupo 6, a Dinamarca tem de vencer a Escócia; no Grupo 8, a Bielo-Rússia terá de perder na Letónia; no Grupo 9, a Alemanha terá de impor uma derrota a Israel; no Grupo 10, a França não pode passar na Bósnia e Roménia ou País de Gales terão de vencer o jogo entre si. Mas se os gauleses vencerem, então romenos e galeses terão de empatar. Com esta perfeita conjugação de resultados — que admite apenas três excepções, uma vez que no sorteio estão só reservadas quatro bolinhas para os quatro melhores segundos classificados dos 10 grupos —, Portugal tem as portas escancaradas para seguir em frente. Porém, não basta vencer o jogo com a República da Irlanda – é preciso golear. E nesse caso a mão cheia de golos deverá bastar para marcar presença no play-off de Outubro, que definirá as sete selecções que vão encontrar-se com a anfitriã Suécia no Europeu. Onde se espera que Portugal esteja representado. Assim queiram os deuses...".
Apesar de sermos um país tão fraquinho a matemática, deixamos estas contas difíceis para o fim. Como dizia o outro, "é disto que o meu povo gosta".
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Prova Oral
A entrevista de hoje na Pova Oral promete... das 19h às 20h na Ant3na
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
Boas.
Parece que este fim-de-semana não vai haver liga. É uma pena… agora que o Sporting ia tão bem lançado… Mas é apenas um interregno na sua vitoriosa corrida ao titulo…
Mas vamos ter a selecção. E duas vezes.... E agora é que se vai ver se o Queiroz é tão bom ou melhor que o Scolari.
Eu gosto do Carlos Queiroz. Mas tenho algumas dúvidas se vai conseguir fazer o que o Scolari fez. Profissionalmente gosto do Carlos Queiroz. É competente e penso que vai fazer um óptimo trabalho com a nossa selecção. Agora as minhas dúvidas são se ele consegue motivar também o resto dos portugueses. Nisso o Scolari é muito bom. Mesmo quando Portugal fez um óptimo campeonato da Europa (2000), nunca se viu o que o Scolari conseguiu fazer: Bandeiras à janela; Tudo parado quando a selecção joga; Caras pintadas com as cores de Portugal; cachecóis de Portugal nas ruas; Gente e mais gente à espera dos jogadores…
Isto é que eu tenho dúvidas que o professor Carlos Queiroz consiga. Mas como ainda estamos todos com a selecção, pode ser que esta euforia se mantenha. E viva a selecção de Portugal…
Cristiano Ronaldo: «Fui ingénuo»
e agora tinhas de arranjar uma desculpa qualquer para os adeptos do MAN.
Acham grave este gesto?
in record
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
quarta-feira, 3 de setembro de 2008
See You Later Aligator
Sem facciosismo e mais a sério: informo a colectividade que chegou a hora de reformar-me do Facciosos.
Foi com muito gosto que, em tempos, aceitei o convite envergonhado do Red, para vir aqui caçar bruxas. Sinceramente, nunca pensei escrever tanto! Mas também, nunca imaginei que pudessem existir tantos anti-dragões.
Em tempos julguei que a designação "melancia" fosse uma ficção, até ao dia em que dei por mim a reconhecer os escritos dos pseudónimos Sportinguista e Ruinalgunha, sem sequer chegar ao fim dos posts deles.
Mas nem tudo é assim tão óbvio ou metido à pressão. Reconheço, em muitos bloguistas, a qualidade dos escritos e das ideias. Tentativas louváveis de tornar o Facciosos uma coisinha menos previsível que o 24horas.
É claro que continuarei a vir aqui ler alguns de vocês por mais mesquinhos ou magnos que sejam.
Parto mas parto sem dor. Foi uma decisão com epidural.
Até sempre, mas mudem o visual.
sim sim claro
DIRECTOR DE COMUNICAÇÃO ENCARNADA EXPLICA ACÇÃO
Engraçado ter sido o fcporto a chibar-se desta situação. Só faltava ser o Valentim Loureiro a julgar o caso.
Jogador tranca presidente na casa de banho
É o sistema
Nunca mais chega a regeneração do futebol nacional.
terça-feira, 2 de setembro de 2008
O Quaresma é que sabe
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=987011&div_id=1489
Mas o que é que ele quer dizer com "Nunca escondi que um dos meus objectivos era voltar a um grande clube"?
Bem-vindos
A todos eles, as minhas boas-vindas e que estejam prontos a facciosar, e muito!
Postiga resolve
Entrámos bem e marcámos cedo com um golo de Postiga. A partir daí o jogo foi sempre muito dividido, mas tivemos sempre as melhores oportunidades.
Realces:
- Não se notou a falta do Liedson e Polga. No ano passado se jogássemos sem os 2, estaríamos tramados.
- João Pereira demonstrou mais uma vez o grande porco nojento que é. Fácil perceber onde foi formado.
- Postiga lá vai marcando e resolvendo
- Tiuí não tem valor para jogar no Sporting. Fraquinho, fraquinho.
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Quaresma no Inter
Ora, para quem dizia que metia um euro a quem apresentasse 39.999.999 euros pelo ciganito vendê-lo por 18,6 milhões ( mais Pele, que vale 6 milhões LOLOL ) ... é um roubo de igreja.
Além de um péssimo negócio em termos monetários também o é desportivamente falando, mas com isso podemos nós bem.
Imaginai que o Sporting vendia o João Moutinho por uns 11 milhões... o que não seria