segunda-feira, 29 de maio de 2006

Orgulho Sportinguista

No sábado à tarde fui pela primeira vez à Academia Sporting vêr o orgulho de todos os Sportinguistas: A melhor escola de talentos de portugal e uma das melhores do mundo.

A academia é um espaço que se encontra em harmonia com o meio envolvente. Houve um esforço para que o impacto ambiental fosse o minimo possivel. Gostei do que vi.

O que me levou à Academia Sporting não foi a visita ao espaço em sim, mas sim o jogo inaugural da fase final do campeonato de juniores entre o Sporting e o fcp.

O ambiente era diferente ao que estou habituado no estadio José de Alvalade. O ambiente é muito mais ameno e até fiquei estupefacto quando os sócios aplaudiram a entrada da equipa tripeira.

A diferença entre as duas equipas é evidente. O Sporting preveligia claramente um futebol técnico e bonito enquanto o fcp fazia-se valer da altura e musculo dos seus jogadores (os centrais eram umas autênticas torres), bem à imagem do seu treinador adjunto o mitico Paulinho Santos, o maior caceteiro dos anos 90.

O resultado final acaba por beneficiar o futebol espectáculo. Vergámos os tripeiros a uma derrota por 4-1 e podiam ter sido mais.
E meus caros amigos Sportinguistas, que bela equipa de juniores que temos. Temos ali autênticos diamantes ainda por delapidar.

Gostei bastante do gr Rui Patricio, esteve muito seguro nos cruzamentos e vai ser na próxima época o 3º gr da equipa principal.

Temos também uma grande defesa. Os laterais André Nogueira (grande jogo, esteve muito bem no desarme e a sair com a bola para o ataque) e André Marques (muito consistente e autoritário) estiveram muito seguros. Os centrais também estiveram muito bem, principalmente o Ricardo Carriço que vai ser o próximo grande central de Portugal (só tenho pena de não ter mais uns cms).

Quanto aos médios tinha uma grande expectativa de vêr a jogar o criativo João Martins (irmão do Carlos Martins), mas ele esteve bastante apagado e sem garra, não sei se estará a ser afectado pela situação instável do irmão.

Temos um grande trinco, o nosso capitão Zezinando que parece o Makelele tal é a maneira como enche o campo.

O MVP do jogo foi outro meio-campista que encheu o campo com a sua garra e talento, o puto Pedro Celestino teve em grande nas suas arrancadas do meio-campo para a frente e marcou um golaço.

Na frente de ataque gostei muito de um puto que já se estreou na equipa principal na época passada, O David Caiado esteve muito bem na extrema esquerda ultrupassando várias vezes em velocidade o lateral dto e capitão da equipa tripeira.

De registo também a entrada em campo nos últimos 25 minutos de Fabio Paim e de Bruno Pereirinha 2 extremos de grande criatividade e que fizeram miséria na defesa tripeira.

O nosso único problema continua a ser a falta de um ponta de lança que faça a diferença. Parece que ainda não vai ser nos próximos anos que vamos ter um ponta de lança das escolas na equipa principal.

Destaque ainda para o árbitro que era de Leiria (tal como o Benquerença) que para não variar apitava sempre a favor dos tripiros e roubou-nos um pénalty claro quando o Fabio Paim trocou os olhos a 2 defesas azuis. Não temos sorte nehuma com os árbitros de Leiria... ainda têm a lata de dizer que Leiria é uma terra de sportinguistas...Devem ser escolhidos a dedo.

Saí da Academia com ainda mais certeza que as nossas escolas de futebol são a nossa maior riquesa e o nosso maior orgulho.

Viva o Sporting!!!!!!

Sem comentários: