quinta-feira, 21 de agosto de 2008

"Lentius, baixius, fraquius"

"Lentius, baixius, fraquius". Pode resumir-se assim a nossa presença no JO 2008 ( e nos anteriores ).

Salvo raríssimas excepções que confirmam a regra, somos um povo que apenas liga ao futebol ( pudera! Ainda vamos temos algumas vitórias ) e que durante 4 anos não presta puto de atenção ao andebol, basquetebol, atletismo, judo, natação, esgrima, etc, etc, etc.

Não temos estruturas, não temos treinadores e não temos atletas. Somos incompetentes e pouco esforçados. Depois ainda nos admiramos das paupérrimas prestações em alta competição... Neste momento ( o Nelson ainda não triplsaltou ) temos as mesmas medalhas que o ... Vietname e menos que o Kirguistão, Mongólia, Bahrain, Zimbabué , entre outros.

Vamos nos próximos dias refilar, debater, criticar o que se passou em Pequim. Mas, começando o campeonato de Futebol, esquecemos tudo isto e só nos lembraremos destas modalidades daqui a 4 anos.

2 comentários:

Filipe Pereira disse...

Não temos estruturas concordo. Mas já tivemos piores. Não temos treinadores? Não concordo nada. Uma afirmação destas vinda de um Sportinguista só pode ser bincadeira. Não temos atletas? Não podia discordar mais. Temos atletas super-homens e super-mulheres. Basta só pensarmos nos sacrifícios pessoais que muitos dos nossos olímpicos fazem sem quaisquer tusto, bastaria para desculpar esta afirmação. O problema do desporto em Portugal, como aliás quase todos os problemas deste país, são as pessoas que conjunturalmente vão passando no poder. Ninguém pensa o desporto por que isso, meus amigos, obriga a uma coisa mais crítica: pensar com antecedência. Prever o futuro. Com políticos destes, que ao preferirem mentir ao povo, vivem de aparências e éstatísticas forjadas ao INE, nunca saíremos deste buraco. Nunca pensei agradecer um dia ao Hugo Xávez, mas este déspota afirmou hoje que o Sócrates lhe confidenciou que Portugal está estagnado. Azar o nosso, foi logo dizer isso no dia em que o Nelson ultrapassou 5,89 metros por casa passada, em direcção à areia.

Falta-nos líderes que amem este país e encaminhem os nossos impostos. Uma vergonha de gente.

ps: por falar em estruturas que não temos, recordo a todos da existência de uma pista de atletismo completamente desmontada e armazenada algures em Lisboa. Não existe pavilhão para ela. Foi a pista utilizada nos mundiais de atletismo de Lisboa (pista coberta).

Stromp disse...

Esses super-homens e super-mulheres, e mais meia-dúzia de treinadores de excelência, são as tais excepções que referi. Mas na generalidade são bem fracotes.

No entanto, concordo contigo que o problema principal é a classe governante/dirigente. E a consequência dessa incompetência é a fraca qualidade do resto da pirâmide.