domingo, 24 de agosto de 2008

Começou

Foi jeitoso. O resultado foi animador, a exibição da primeira parte bastante razoável. Parece-me que não houve nenhum jogo na época passada em que o Sporting tivesse feito uns 30 minutos tão agradáveis e, a espaços, entusiasmantes. Não tenho muitas esperanças quanto ao título, até porque o Sporting parte, como nos últimos anos, na terceira posição da grelha de partida, distanciado em termos de orçamento, número de associados e apoios dos dois rivais. Ainda que, como se tem visto, os maiores orçamentos nem sempre correspondam a melhores classificações, a verdade é que é sempre uma condicionante de relevo. Não tenho muitas esperanças, dizia, mas eu nestas coisas sou muito parvalhão e ingénuo, e nem me importo de ficar em 2º ou 3º, desde que veja bom futebol. E este ano parece-me que vou vê-lo, "in xa' Allah".

Confesso que ainda pensei, quando aos 28 ou 29 minutos berrei golo pela 3ª vez, que íamos ter goleada das antigas. Martelei mesmo um sms desse teor a um amigo, que obviamente era extemporâneo. O sms, não o amigo. Acho. Seja como for, a verdade é que a partir daí o jogo se foi enroscando num tédio amolengado, assim ao ritmo dos cabelos compridos da brasileira à minha frente, que os esfregava (sem querer, quero crer) ritmadamente nos meus joelhos estivalmente desnudos. (Dois advérbios em mente numa mesma oração, francamente, é deprimente, mas que se lixe). Depois veio o intervalo, e o lamentável espectáculo das "cheerleaders" em coreografias escanzeladas, perante a consternação generalizada dos poucos que ficaram nas bancadas para aturarem aqueles implantes saltitões enxertados nos estádios portugueses com a mesma naturalidade com que se enxertaria uma macieira numa palmeira. Pisguei-me assim que pude.

A coisa só animou quando, já na segunda parte, o árbitro assinalou aquele penálti espantoso que mais ninguém no estádio viu, aparentemente nem o fiscal de linha. De resto a noite de hoje pode vir a fazer história na jurisprudência desportiva, se tal coisa existir: passa a haver um precedente para a marcação de penálti em faltas a uns bons dois metros da área. Confesso que ainda me passou pela cabeça rapada de fresco (e talvez pour cause) que como o rapaz da Trofa tinha aterrada na área, talvez ainda se admitisse aquela coisa de a falta poder ser começada fora, mas acabar lá dentro. Só que imediatamente me lembrei de que isso só se aplica se o jogador começar a ser agarrado fora, e continuar a ser agarrado dentro, o que, claramente, não foi o caso. O que me faz confusão é que se até para um aspirante amaricado a latinista e a arabista isto é claro como a água, lá em cima na bancada B, como é que pode ter passado em claro a um rapazola de nome evangélico que até fez um daqueles cursos de árbitros? Mais valia se calhar ter andado a fuçar no latim e no grego, fazia melhor figura. Até lhe posso desculpar o penálti perdoado aos tipos da Trofa, que passou despercebido a quase toda a gente no estádio, mas aquele penálti "a meio campo", enfim, não sei, faltam-me os adjectivos e os advérbios em mente.

Não vou, no entanto, embarcar no discurso paranóico-conspirativo - e a tentação era grande, pois ele só se enganou para um lado. O que ficou evidente na noite de hoje, em termos de arbitragem, foi que aquele cavalheiro de apito na boca, é, à semelhança da generalidade dos árbitros portugueses, incapaz e incompetente. Completamente. E isto foi só o começo. Infelizmente.

Para continuar a remoer os aspectos negativos, não gostei de verificar que ainda há alguns cripto-lampiões que assobiaram o Moutinho. Ou então estavam a assobiar a Taça que ele exibia. Nem uma coisa nem outra é de sportinguista a sério. Aliás, não sei qual será pior. Não tive oportunidade de ladrar a quem o fazia, porque o meu lugar é numa zona de sócios, e, tirando o L. F. Vieira, não deve haver mais nenhum lampião sócio do Sporting. Na minha bancada, onde só há sportinguistas, aplaudiu-se o Moutinho e a Taça.

Por fim, o melhor da festa, que foi mesmo isso: a festa. O estádio estava cheio, embora os números oficiais apontassem para pouco mais de 25000 pessoas, o que revela que algo vai mal no sistema de contagem de acessos. Esse número representaria meia casa, e até onde o meu olhar alcançava, na bancada B, não havia mais do que meia dúzia de lugares livres. O pessoal da Trofa compareceu em grande número: tirando as óbvias excepções morconas e lampiãs, além de Leixões, Setúbal e Guimarães, não me lembro de ver tanta gente acompanhar uma equipa adversária a Alvalade. Havia muitos, quer na zona atribuída aos apoiantes adversários, que enchiam por completo, quer espalhados pelo resto do estádio. E, como sempre em Alvalade, sem conflitos nem problemas. Aqui é tudo gente boa, tirando um ou outro energúmeno - acontece nas melhores famílias.

2 comentários:

Stromp disse...

Foi uma primeira parte interessante, mas convenhamos que o adversário era patético. Como podem equipas destas jogar na 1ª divisão?

Quanto ao erro do bandeirinha...retirou-nos o 1º lugar, porque com 3-0 ( ou mais, como seria previsível ) estaríamos à frente do Nacional.

André . أندراوس البرجي disse...

Fraquinhos, fraquinhos, mas houve alturas no ano passado em que nos víamos aflitos com equipas do mesmo calibre. Este ano não sei se se pode dizer com seriedade que somos candidatos ao título em pé de igualdade com o FCP, mas parece-me que há todas as condições para fazer um campeonato decente e sem grandes contratempos. 'In xa' Allah, como diz o outro.