quarta-feira, 6 de maio de 2009

Ponto de situação

  • O Campeonato está (bem) entregue. O fcp foi a melhor equipa e só não ganhou com maior avanço porque o professor andou uns meses baralhado. O Sporting fez o que pôde e, salvo azar de última hora conseguirá o 2º lugar, que não é para ser festejado, mas acaba por ser um mal menor. A equipa está mais que espremida. Os lamps apesar do "colinho" não devem passar do 3º lugar, o que até é bem melhor que na época passada...
  • Os adeptos vermelhos mostraram mais uma vez a sua categoria : agrediram um consócio na corrida das galinhas e receberam com pompa e circunstância a equipa após a derrota com o Nacional. Notoriamente é muito mais grave pintar muros. Já os adeptos tripeiros parece que "visitaram" a loja do CR7; deviam andar à procura do vídeo do golo nas antas.
  • O Sporting vai agora entrar em período eleitoral e preveêm-se 3 ou 4 listas. Aguardam-se discussões acessas e que ganhe o melhor. Pelo menos do Soares Franco já nos livrámos.
  • O Belém infelizmente parece que tem de efectuar mais uma travessia do deserto. O Jaime Pacheco dificilmente conseguirá evitar essa situação. Que a estadia seja curta pela II divisão.
  • O Leiria, do nosso Manel , tem feito uma tremenda recuperação e é um forte candidato à subida.
  • O Scolari, ou muito me engano, estará na próxima época a treinar para os lados da 2ª circular. Resta saber se de verde ou encarnado.

3 comentários:

André . أندراوس البرجي disse...

Confirmando-se a ordem classificativa dos 3, confirmam-se também 3 ideias:

1. o Porto continua sem concorrência à altura, e apenas o Sporting lhe vai fazendo alguma frente - fraquinha, mas vai;

2. o Sporting, apesar de ter de longe o orçamento mais baixo dos 3, e portanto objectivamente menos recursos e condições, continua a fazer campeonatos acima do que lhe seria exigível à partida (menos dinheiro, menos adeptos, menos condições, discurso mais contido...), ganhando nos últimos anos vários troféus menores (ainda assim troféus), a uma média de pelo menos 1 por época;

3. o Benfica, apesar do orçamento milionário, das contratações bombásticas em ambiente a roçar a histeria colectiva e do discurso megalómano, mantém o registo da última década, arriscando-se a acabar pelo 4º ano consecutivo, e 7º nos últimos 10 anos, na última posição entre os 3 grandes.

As últimas 3 jornadas servirão apenas para definir os lugares entre o 2º e o 5º. O Sporting vai bem lançado para segurar o 2º, podendo até dar-se ao luxo de perder um jogo ou empatar dois. Tem de fazer mais 5 pontos, em 9 possíveis, se as contas não me falham. No entanto os 2 últimos jogos são difíceis, é cedo para dar como garantido o 2º lugar.

O benfica tem ganhar todos os jogos e esperar que o Sporting escorregue perca mais do que 4 pontos. Se não os ganhar todos, arrisca-se a ter de torcer para que o Porto e o Sporting ganhem ao Nacional - é que o 4º lugar já está mais perto do que o 2º. Se mantiver o 3º, o Quique sempre poderá dizer que conseguiu melhorar a classificação do ano passado. Independentemente do lugar em que termine, será sempre, mais uma vez, o grande derrotado deste campeonato: se ficar em 3º, depois de tanto dinheiro, expectativa e ilusões, continua a arrastar-se cá atrás; se ficar em 2º, será à frente de uma equipa que tem metade das condições (se bem me lembro o orçamento do Sporting é 1/3 do do benfica) - em qualquer dos cenários, ficará mais um ano sem ser campeão, apesar de toda a histeria e de todos os milhões. Dir-me-ão que o Sporting fica também mais um ano sem ser campeão. É verdade, mas nós não jogamos com as mesmas armas.

Sr Santos disse...

Scolari de verde naoooooooooooooooo!!!!

Miguel Alexandre disse...

Além de faccioso.. bola NÃO é contigo.. Escreve sobre culinária.. Ficava-te melhor...