quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Estabilidade

O benfica precisa de estabilidade, isso é ponto aceite, mas a estabilidade não vem a qualquer preço. Se a actual direção insistir nas decisões que teem tomado e não rever completamente a estrutura do clube sinceramente não auguro um futuro feliz para o benfica.

Para que se possa tomar decisões coerentes e transparentes é preciso ter estabilidade económica, e o que se vé neste momento é um benfica escravo das dívidas que tem criado. Não se iludam, o dinheiro que o benfica tem gasto provém de empréstimos altíssimos feitos através das garantias das receitas da Liga dos Campeões das épocas seguintes. Gastar o que não se tem ou o que se pensa que vai ter foi a política de contratações que pôs os clubes Portugueses na bancarrota.

Dizer que o benfica agora precisa de estabilidade e de formar uma equipa sem pressão é irreal, e basta diariamente olhar para a cara do lfv e do rui costa para perceber, os 40M de orçamentos investidos teem de ter retorno, e neste momento essa hipótese parece complicada, contratar jogadores caríssimos, com ordenados altíssimos, é um risco inaceitável para um clube Português.
Esta equipa vive diariamente sobre pressão e se falhar será um dos flops mais caros da história.

Em vez de apostar na formação, contratar melhores treinadores de camadas jovens, experientes e que podem dar resultados num futuro a médio prazo, o benfica continua a apostar em "velhas glórias" para estes cargos, jogadores do tempo em que o futebol se jogava com o coração e não com a cabeça. A solução que a direcção arranjou? Foram contratados vários jogadores estrangeiros, sendo a marioria africanos, com desenvolvimento precose e alguns de idade duvidosa para garantir melhores resultados imediatos, sem ter em conta que estes jogadores quando chegam a séniores teem um valor futebolístico que se aproxima do 0.

O que o benfica precisa? HUMILDADE, sair de um pedestal à mto criado mas sem efeito, aperceberem-se que estão à muito tempo com problemas, aceitá-los, dar um passo atrás para poder dar 2 á frente, parar de investir no imediato duvidoso e investir num futuro melhor.

Em relação do Porto deixo só uma dúvida, um clube que vive de 25M anuais feitos de vendas, como admitiu o administrador da SAD, como se safará em tempos de crise e com demasiadas contratações falhadas no plantel, que não parecem ir obter retorno financeiro? (benitez, supunaru, tomas costa, bollati , mariano , farias , pele ...etc)

Para o Sporting deixo os parabéns, claro, podemos não ter um novo avançado de gabarito mundial nem apresentar um futebol espetacular, mas inaugurámos mais uma academia, a ASA e isso já ninguem nos tira. Espero que a médio prazo nos dé boas alegrias.

E claro, espero que votem em mim para as eleições do benfica :)

Zé Tolas!

3 comentários:

PMG disse...

Peço desculpa pelos erros, mas escrevi à pressa, o trabalho não perdoa ;)

CodeWiz disse...

Nunca vi tanta preocupação pelas finanças e gestão do SLBenfica.

Concordo com os parabéns ao Sporting, o modo como têm gerido os casos Stojkovic e Vukcevic é exemplar.

Parabéns também pela nova escola de modelos, com os top models Miguel Veloso e Yannick Djaló... (pena que eles queiram mudar de "agência")

PMG disse...

Claro que me preocupo, eu gosto de futebol seja que equipa for e de qualquer páis, não sou daqueles que só gosto da minha equipa e só quando ganham :)

PS: Realmente os 3M de euros que o Stoj e o Vuk custaram foram muito mal geridos e dificilmente serão recuperados... em contra-partida...

PS2: Sim jogadores estarem descontentes por tarem no banco é inédito, e só visto no Sporting :O