domingo, 25 de janeiro de 2009

Dúvidas e tácticas!

Bem, hoje lá perdi mais umas horitas a observar o futebol nacional e não fiquei desapontado com o que vi, de erros de arbitragens a novas tácticas passando por treinadores mal educados houve situações para todos os gostos...

Começando pelos erros de arbitragens e pelo jogo do Sporting, acho que não há muito a falar, os erros e critérios incoerentes lá estiveram mas nada que um fiel adepto do Sporting não esteja habituado. Agora em relação ao jogo do Braga fiquei boquiaberto o jogo inteiro! Só assim a levantar por alto e aplicando os critérios do Nacional-Sporting e do Corruptos-Nacional, o 1º golo dos Corruptos foi fora de jogo, o lance do Alan no flanco direito foi penalti assim como o lance sobre o Meyong e o corte da mão do Guarin, estas 3 situações foram bastante claras... Isto mais uma vez dá um saldo demasiado negativo para o Braga. Eu nem falo em incompetência mas como é possível que em tantos lances duvidosos, a decisão do árbitro caia sempre para o mesmo lado? Sinceramente acho que o Braga tem mais razões de queixa do árbitro neste jogo, do que do jogo com as galinhas... Por fim gostaria de enaltecer a falta de educação do "Professor", já tinha notado que desde que está nos corruptos anda mais inchado no discurso e no andar, mas disparar baboseiras e fazer o "storm out" em directo para a televisão foi patético... E falar da situação do Tomas Costa? Então será que o "Professor" não viu que no momento do passe só estava o João Pereira entre o jogador e a linha de golo? Alguem devia rever as regras...

Falando agora de tácticas aqui sim devo dar os parabéns ao "Professor", se a memória não me falha acho que foi a 1º vez na história do futebol nacional que um dos 3 grandes (sem contar com derbys) entrou em campo com uma táctica defensiva no sentido de apostar no contra-ataque. Do 1º minuto ao último os corruptos não abandonaram a própria área, limitando-se a contra-atacar com lances do Hulk. Esta equipa fez lembrar o Setúbal da época passada que tanto trabalho deu ao Sporting, 4 defesas possantes, 2 médios defensivos, 1 armador, e 3 atacantes a fazer de Mateus, Pitbull e Bruno Gama... Foi triste ver que o Mateus não jogando em contra-ataque é completamente inútil. Esta opção táctica resultou em pleno e só resta saber o que acharão os adeptos dos corruptos, de irem jogar à retranca ao campo vizinho...
Na madeira observou-se o contrário, após grande domínio do Sporting o Manuel Machado fez 2 substituições excelentes que dificultaram em muito o jogo, o que deixou um dilema para Paulo Bento... Refrescar o ataque partindo a equipa e apostando tudo em marcar o golo da vitória ou por exemplo entrar o Adrien para o lugar do Postiga e jogarmos em 4-2-3-1 equilibrando o meio-campo e... deixando o Liedson resolver? Provavelmente os adeptos do Sporting não estarão prontos a estas mudanças como os dos corruptos... Mas eu pessoalmente não gostei de ver o Sporting arricar 1 ponto para ganhar 3 pontos à maluca nesta altura do campeonato.

Em relação á arbitragem acho que a podridão é grande e não vejo grande futuro a não ser reformar estes árbitros e ir buscar juventudo com "nova" escola...
Mas o campeonato Português precisa mesmo de umas lufadas de tácticas frescas "à la Special one" :)

Cheers!

3 comentários:

André . أندراوس البرجي disse...

De facto se há equipa que tem sido roubada, essa é sem dúvida o Braga. Depois do escândalo do Galinheiro, a vergonha de ontem.

PeDraGon disse...

eheheh, afinal quem é campeão de inverno quem é?

Este deve ter sido de facto o 1º jogo da época em que o FCPorto foi "beneficiado" pela arbitragem. Mas ainda assim apresentamos um enorme saldo credor, aliás como se tem verificado nas últimas épocas.

Qt à táctica, apenas revela que não somos apenas melhores tecnicamente mas tb usamos inteligência superior nas abordagens tácticas!

Rennie para todos, eheheh!

PMG disse...

É verdade que houve inteligência táctica e mudanças que melhoraram a equipa... mas não se esqueçam que essas mudanças só se devem ao facto de o Porto estar muito fraco a jogar em ataque continuado, como demonstram os 2 últimos resultados em casa.
Basicamente o "Professor" teve coragem de admitir isso e escolher o mal menor... Agora não é preciso esquecer que nem todas as equipas irão jogar um futebol atacante como o Braga, logo os problemas ofensivos do Porto não tardarão a aparecer.

E falando no final da 1ºvolta, e tendo em conta arbitragens e a diferença monstra de € nos orçamentos investidos pelos clbues, basta olhar para as diferenças pontuais para saber quem está realmente de parabéns ;)