sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Apita Pereira

Após as declarações de Vítor Pereira “se não acreditam no futebol, não vão ao futebol.” muitos vieram a terreiro – inclusivamente o Sporting – defender a demissão do presidente do conselho de arbitragem. Eu não vou a esse extremo, mas acho que as declarações foram muito infelizes.

No entanto, os comentários ao comentário do dirigente da arbitragem deu para perceber algumas coisas:
1. Foi dada uma óbvia explicação ao decréscimo acentuado de espectadores nos estádios portugueses : muito deixaram de acreditar no “wrestling português” onde muitos dos resultados estão à partida fabricados.
2. A colagem do benfica aos árbitros é evidente. Começou com o “não falamos de árbitros” enquanto eram beneficiados e outros prejudicados. À primeira falha desfavorável atiraram-se com gatos ao bofe ao sr. major. Após 3 jogos altamente beneficiados, “estendemos a mão aos árbitros”. Pudera...
3. A arbitragem está num estado deplorável, com muitos erros gravíssimos, mas só alguns – os “enteados” do Vítor Pereira – são punidos (Ex :Pedro Henriques ). Os “filhos”, como o Paixão , continuam impunemente a decidir jogos.
4. O tratamento dado aos clubes também é diferente. Veja-se o caso da nomeação do Soares dias “filho” para o Nacional-Sporting, após a fantástica arbitragem no Naval-Sporting.
5. A juntar a isto, a provável eleição do Luis Guilherme para a APAF. Assim um determinado clube até com o Chalana teria muitas hipóteses de ser campeão.

Sem comentários: