sexta-feira, 25 de julho de 2008

Incógnita no Ataque

Na frente de ataque acho que predomina a incógnita. Não por que não exista qualidade, mas pela forma como reagirão os avançados à competição.

Assim, temos que :
  • Liedson irá voltar ( quando ?) após uma lesão complicada. Em que condições físicas regressará?
  • Derlei esteve a maior parte da época passada lesionado. Estará mesmo a 100%? E dura a época toda?
  • Djaló é um jovem de qualidade, mas ainda não é um avançado "matador". Vai marcando...
  • Postiga. Postiga também é daqueles que vai marcando, mas falha muito. Veremos como será a sua reacção a uma grande cidade e num grande clube.

2 comentários:

André . أندراوس البرجي disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André . أندراوس البرجي disse...

Espero estar redondamente enganado em relação ao Postiga, mas cheira-me que é um barrete do Pinto da Costa a vingar-se do barrete duplo Peixe + Costinha (o guarda-redes) que lhe enfiámos há uns aninhos bons, por troca com o Rui Jorge, indignamente descartado durando o consulado do Peseiro, depois de vários anos em que foi um esteio da equipa. O PdC começou a vingança com a anedota do Clayton (parvos nós que o aceitámos), e agora manda para cá o Postiga. Espero enganar-me, «'in sha' Allah».

Três coisas, no entanto, jogam a favor do rapaz por quem o Scolari tinha um "fétiche" difícil de entender.

Primo, depois dos silvas, pinillas, purovics, alessandos, buenos, kokes, motas, deivides e outros do mesmo calibre que por cá passaram nos últimos anos (a bem dizer só o Liedson vingou), mais um postiga menos um postiga não vai destoar demasiado.

Secundo, e decorrendo do anterior, as expectativas são tão baixas que dificilmente ele poderá ser uma decepção.

Tertio, com o Scolari fora da selecção, o Postiga já não tem convocatória garantida, mesmo que estivesse de muletas ou de cadeira de rodas. Agora para ser chamado de novo à selecção vai mesmo ter de apresentar serviço, coisa que, se bem me lembro, só fez de forma mais ou menos consistente no primeiro ano do Mourinho no Morcão. Talvez se lembre de finalmente começar a marcar golos. É que um avançado que marca golos de vez em quando não pode ser um bom avançado. Parece uma verdade de Monsieur de La Palisse, mas nunca é mau recordar.

Quanto ao Djaló, eu gosto do rapaz. Nunca percebi o que levava os adeptos a assobiarem-no - mas a verdade é que nunca percebi o que leva um adepto a assobiar a própria equipa, é assim um bocadinho como bater na mãe ou cuspir na sopa. Bom, embora eu conhecesse um tipo que cuspia nas batatas fritas antes de as comer, quando jantávamos em grupo, para ter a certeza de que ninguém lhas petiscava. Enfim, vocês perceberam o que queria dizer. Eu nem o Purovic assobio, e não conto assobiar o Postiga. Claro que se eu soubesse assobiar talvez. Bom, não. Nem assim.

Em resumo, gostei do final da época passada do Djaló, a fazer calar quem tanto o apupou, e espero que mantenha pelo menos o nível. E só espero que os adeptos não desatem a assobiar, à laia dos adeptos de um certo clube que queimam cartões e bandeiras quando as coisas correm mal. É que se nos orgulhamos, e com razão, da nossa formação, então temos de dar tempo ao tempo, também, e não estar à espera de que todos sejam moutinhos que se impuseram desde o primeiro momento. Ia dizer "moutinhos ou ronaldos ou quaresmas", mas depois lembrei-me de que os dois últimos passaram muito tempo no banco, e o Ronaldo não foi titular indiscutível na sua única época sénior no Sporting.

Quanto ao Derlei, por contingências várias acabei por nunca conseguir vê-lo em acção em condições, no ano passado. Carrega às costas um passado morcão e lampião que em nada o honra, mas vai sempre a tempo de se redimir.

Sinceramente, e voltando a bater nos ceguinhos, o que me faz confusão é ver como é possível um clube que ambiciona ser grande e ombrear com o indiscutível dominador do futebol nacional contratar ineptos para a prática desportiva como o Purovic ou nulidades como o Bueno ou o Alessandro. Se os dois últimos, enfim, de vez em quando, mesmo muito de vez em quando, tinham uns lampejos, já o primeiro estou convencido de que nem nos distritais jogava. Quem observa estes jogadores? Quem os recomenda? Quem lhes dá o aval? Eu realmente não percebo nada de futebol, é verdade, eu é como o outro, eu é mais latim e mariquices do género, mas até eu, cá de baixo da minha patética ignorância, vejo que nem a mãe do Purovic lhe deve reconhecer qualidades futebolísticas.