domingo, 2 de dezembro de 2007

E de repente, caíram na real

Os tais 6 milhões (?) quero eu dizer... Há 2 semanas alimentavam o sonho de poder chegar aqui com o 1º lugar em aberto, como se fossem favas contadas os jogos contra o Setúbal e a Académica. Depois disso, como se o jogo em Coimbra já não indiciasse o intermitente futebol que praticam, passaram a acreditar piamente que a luta pelo título iria ter um novo capítulo este fds.

Pois bem, tiveram todos que cair na real. E perceber definitivamente que existe uma diferença considerável entre o FCPorto e a restante turma que disputa o nosso campeonato.

Em particular, comparativamente ao SLB existe uma grande diferença em termos de qualidade, raça, saber-fazer e organização. No FCPorto não se deixa as coisas num qq Mantorras ou Adu para resolver nos últimos minutos; nem se aposta nas bolas paradas como arma mortífera e mt menos se pensa que são os remates de fora de área que resolvem a questão.

No FCPorto trabalha-se desde o primeiro minuto para merecer o resultado. Bem organizados, cada jogador sabe o que deve fazer a qq momento e que tipo de compensação é necessária qd há desequilibrios. Juntando a isso a qualidade e a classe vincada de alguns dos jogadores e a velocidade de movimentos, esta derivada dos automatismos e da linearidade de processos trabalhados pela equipa técnica, faz do FCPorto uma verdadeira equipa de futebol moderno.

Falta ainda a acutilância necessária para saber matar o jogo, o que pode causar alguns transtornos qd os adversários arranjam motivação suficiente para ir lá à frente, incomodar e por vezes até marcar. Neste momento, é isso que nos separa das grandes equipas Europeias. O resto, já está lá tudo.

A equipa esteve toda ela bem neste jogo, em especial na 1ª parte onde dominou claramente o jogo (já o treinador do SLB achou que o FCPorto só fez alguns contra-ataques perigosos por perdas de bola dos jogadores benfiquistas, o q me parece preocupante p quem supostamente deva perceber de futebol e ter capacidade p o analisar). Com um pouco mais de eficácia ou mais atenção do árbitro que fingiu não reparar num penaltie claro do David Luís sobre o Lisandro, teríamos ido para o intervalo com uns merecedores 2 a 0.

No 2º tempo veio a natural reacção do Benfica, regra geral bem contida pois esta fazia-se maioritariamente pelo centro. Só qd raramente chegavam à linha e nas bolas paradas aumentava o perigo. As lesões obrigaram a mexidas antes do tempo, mas elas próprias trouxeram a evidência que o jogo continuava controlado pois estar a ganhar na Luz e continuar a jogar em 4x3x3 não é para qq equipa. Helton ainda teve oportunidade de brilhar, é certo, mas para mim fica tudo resumido qd me parece ser Quim o melhor jogador do Benfica.

Bottom-line: deixem lá, para o ano há mais; preocupem-se agora mas é com o Sporting e o acesso à Liga dos Campeões (do próximo ano bem entendido) :-)

2 comentários:

Filipe Pereira disse...

Concordo com as ideias do teu post, mas acho que ao usares a frase "deixem lá, para o ano há mais" estás a atiça-los. Não é bom. Dá azar. Foi isso que o estádio da Luz fez ao Quaresma, no sábado passado. Riram-se e humilharam o rapaz. Como viste, deu no que deu.

PeDraGon disse...

Bem que eu queria "atiça-los" mas como se vê, já nem forças tem para comentar posts provocatórios :-)