sábado, 8 de novembro de 2008

Gestão dos 3 Grandes

Voltei aos posts para aprofundar o tópico que o amigo Sportinguista postou, aproveitando para analisar a gestão que os 3 grandes fazem das suas finanças nos últimos anos.

Começando pelo Sporting, sem dúvida que em termos de rácio dinheiro gasto/titulos ganhos, o meu clube tem estado bastante a cima da concorrência. Com um orçamento bastante inferior aos seus rivais (tem sido aumentado de ano para ano) tem dado bastantes alegrias aos seus adeptos.

No entanto é essencial que se aumente os proveitos provenientes da publicidade (claramente abaixo do Porto que deve ter publicidade de todas as casas de alterne da região).

Apesar de continuarmos na liderança nos proveitos de bilheteira, a direcção deveria de baixar o preço dos bilhetes, já que este ano se tem notado uma diminuição significativa do número de adeptos no estádio (as exibições e a crise também não ajudam).

No geral penso que o Sporting neste momento é um clube estruturalmente equilibrado que, deve agora se preocupar em aumentar as receitas e trabalhar para voltar a apaixonar os seus adeptos.

Dos nossos rivais a ideia que tenho é que o FC Porto continua a viver bem acima das suas possibilidades, contando sempre com a venda de jogadores para equilibrar as suas finanças. Com a crise internacional, o valor das transferências deve baixar nos próximos anos e adivinham-se dificuldades.

O Benfica tem tido nos últimos anos um forte aumento das receitas, sendo sem dúvida o clube com mais potêncial nesta àrea devido à sua massa adepta (vulgo amigos do garrafão). Este facto tem permitido o grande investimento no futebol que temos visto nestes últimos 2 anos. Penso mesmo que na época de 2008/2009 irão-se aproximar bastante do FC Porto nos custos com salários.

Saudações Leoninas

7 comentários:

André . أندراوس البرجي disse...

Tendo em conta a sua grande massa adepta, não se compreende como o benfica não descolou há muito em termos de receitas, bilhetes de época, taxa de ocupação do estádio, etc.

CodeWiz disse...

Eu tenho sempre dificuldades em perceber a ironia, mas quer crer que este post é uma piada. Utiliza um tom irónico, fingindo ser sério.
É a única explicação para eu compreender que alguém diga "que em termos de rácio dinheiro gasto/títulos ganhos, o meu clube[SCPortugal] tem estado bastante acima da concorrência".
Nos últimos 4 anos não ganharam um campeonato. O feito "histórico" alcançado esta semana, foi obtido por esses mesmos rivais durante estes últimos 4 anos.
Os dados retirados do maisfutebol foram escolhidos, não são todos os referidos no artigo.
O SCPortugal é o clube entre os "3 grandes" que esta época tem a maior queda a nível de bilheteira.
Lamento imenso, mas o FCPorto tem sido na última década muito superior à concorrência. É (a par do Lyon) uma das poucas equipas de um campeonato “menor” que, de facto, luta para ganhar em todas as competições.

NB.: Concordo com o André, se temos uma massa associativa com números tão expressivos (que, aparentemente, justificam a criação de um canal de tv), deveríamos estar a retirar dividendos dessa situação.

El Matador disse...

Aquila,

Percebo porque utilizas os últimos 4 anos para fazeres a tua análise... dá jeito incluir o campeonato ganho pela APAF não é verdade?

De resto nas últimos 3 épocas o Sporting com um orçamento bastante inferior aos 2 rivais ficou sempre em 2º, ou seja acima das expectativas. Além disso ganhou 2 taças e 2 super taças.

Mesmo analisando a época de 2004/2005 que tanto gostas, podemos observar que o Sporting lutou pelo titulo até ao fim e foi à final da taça UEFA.

Claro que não é motivo de grande orgulho, mas consegue-se notar uma progressão face ao passado menos recente.

Quanto às receitas de bilheteira, tens razão que esta época o Sporting está abaixo do que fez a época passada, mas as contas só se fazem no fim.

De resto concordo com tudo o que dizes.

Saudações Leoninas

André . أندراوس البرجي disse...

Bem, se fizermos as contas aos últimos 10 anos, e pondo de lado o FCP, que é de outra galáxia, o que temos?

SCP - 2 Ligas ; 3 Taças ; 4 Supertaças
SLB - 1 Liga ; 1 Taça ; 1 Supertaça

Total:
SCP - 9 troféus
SLB - 3 troféus

Se as contas forem feitas aos últimos 20 anos, as coisas ficam assim alinhadas:

SLB: 4 Ligas ; 3 Taças ; 2 Supertaças
SCP: 2 Ligas ; 4 Taças ; 5 Supertaças

Total:
SLB - 9 troféus
SCP - 11 troféus

Note-se que só coloco o SLB acima do SCP
na contabilidade dos últimos 20 anos porque de facto conquistar um campeonato vale sempre mais do que conquistar taças e supertaças. Ainda assim, em números totais o SCP nas últimas 2 décadas tem mais troféus do que o SLB. O facto de nos últimos 10 anos essa preponderância ser esmagadora (o triplo dos troféus: o dobro das ligas, o triplo das taças, o quádruplo das supertaças) só reforça a ideia de que as políticas desportivas do SLB têm sido um rotundo falhanço. O clube que tem, inegavelmente, mais adeptos em Portugal tem obrigação de fazer mais. Nem que seja porque tem as condições para ter muito, mas mesmo muito mais dinheiro do que os rivais, graças a quotizações, receitas de bilheteira e "merchandising".

Mas o que se vê é que na última década está em 3º lugar em número de troféus, mais perto em números absolutos do Boavista do que do Sporting.

André . أندراوس البرجي disse...

Esqueci-me de fazer uma conclusão ao raciocínio do número absoluto de troféus: fazendo a comparação entre os números de 10 e 20 anos, o que se vê é que dos 11 troféus do SCP 9 foram obtidos nos últimos 10 anos - portanto, tendência de crescimento. Pelo contrário, dos 9 troféus do SLB apenas 3 foram obtidos no mesmo período. A conclusão parece-me clara. Se as contas forem feitas aos campeonatos conquistados, então os números são bastante mais eloquentes.

Stromp disse...

Sou totalmente contra a política miserabilista da direcção do Sporting.
Concordo com a contenção de custos, mas esta política dos pobrezinhos mas honrados não é a melhor.

Sendo o futebol um negócio de paixões, faz falta a este Sporting a ilusão. A ilusão de termos um bom treinador. A ilusão de termos bons jogadores. A ilusão de jogarmos bem. A ilusão que poderemos ser campeões. Como nada disto existe, a malta desmobiliza.

Desmobilizando, não há gente nos estádios, não há vendas de produtos, não há apoio.

CodeWiz disse...

Mestre André, eu não defendo que o SLBenfica tenha feito melhor que o SCPortugal. Apenas queria mostrar que o SCPortugal não faz lá grande gestão (e nós também). O post assume que o SCPortugal é superior ao FCPorto.
Quanto aos dados dos últimos 10 e 20 anos, fazer uma contagem em que uma Supertaça conta tanto como um Campeonato é, no mínimo, invulgar (eu apelidaria de bater nos dados até dizerem a verdade :-) ).
Esta minha estatística ajuda a desmistificar esses dados:
SCPortugal:
Últimos 10 anos: 44% dos títulos foram Supertaças
Últimos 20 anos: 45% dos títulos foram Supertaças

Se, de facto, para a lagartada uma Supertaça conta como um Campeonato, então admito que fazem uma gestão razoável.