segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Tsunami Sporting

No passado sábado presenciámos a um verdadeiro tsunami - como me disseram num SMS enviado a meio do jogo - futebolístico praticado pela equipa do Sporting.

Os sportinguistas já tinham saudades de ver um futebol assim deste quilate. Há muitos, demasiados anos que não se assistia a um festival daqueles. Assim por alto, talvez desde os bons tempos do Peseiro.

O resultado pecou por escasso. Podiam ter sido uns 7 ou 8, tal a quantidade de oportunidades criadas.

Desta vez não há destaques individuais. Estiveram todos MUITO bem.

Agora, há que manter o nível e, se o conseguirem, estaremos na luta!

PS : Parabéns a quem escolheu o "Ecstasy of gold" para a entrada dos jogadores!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Coentrão, ¿Por qué no te callas?

Coentrão: "Benfica vai dar 4-0 ao FC Porto" 

Há gajos muito estúpidos e o Coentrão é um deles.
Quem é que no seu perfeito juízo se saía com uma tirada destes antes de um jogo fcp-slb? Só mesmo um pateta como o Coentrão, que como já percebemos, deve estar a colocar água oxigenada a mais na cabeça.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Onyewu safou-nos de boa

Quando aos 3 minutos já ganhávamos por 2 golos de diferença nunca me passou pela cabeça que fosse preciso sofrer tanto para conquistar os 3 pontos em Vila do Conde. Após os 2 golos de rajada, continuaram a jogar bem e a criar várias oportunidades, no entanto não mataram o jogo.
Como as coisas estavam a correr demasiado bem a equipa deu o jogo como ganho e decidiu descansar. Acontece que em futebol não se pode facilitar e o Rio Ave foi crescendo, crescendo e chegou com inteira justiça ao empate. Valeu-nos a raça – a race como diria o Lauro Dérmio – e lá conseguimos a vitória. Justa, mas desnecessária e estupidamente sofrida.

Algumas notas:
•    Ando a pregar há muito tempo que os jogadores de campo só devem atrasar a bola para o GR quando for MESMO necessário. Ontem íamos comendo um golo por causa disso. Se um jogador de campo pode despachar a bola para a frente ou para fora – que é o que o GR fará – porque insistem em colocar em risco a equipa? Um ressalto na relva (como ontem), um atraso com força incorrecta ou uma intersecção pode dar origem a uma situação de muito perigo. Relembro que por causa de um atraso destes ficámos sem Director Desportivo (Sá Pinto).
•    João Pereira está a cometer demasiados erros defensivos. Já nos tinha custado um golo contra o Marítimo e ontem teve mais uma perda inaceitável que deu origem a um golo do Rio Ave. Ataca muito bem, mas tem de rever a forma como defende e como está a complicar alguns lances.
•    A dupla de centrais ainda não me convenceu. Lenta e pesada, não sei como será quando apanhar aqueles avançados leves e rápidos. Valeu o golo do Onyewu!
•    Insua. Finalmente temos defesa esquerdo! Há muitos anos que não tínhamos.Talvez desde Rui Jorge.
•    O meio campo é o único sector estabilizado. Rinaudo, Schaars, Elias e André Santos dão conta do recado. E ainda temos Matias e um semi-Izmailov.
•    O Wolfswinkel tem escola e movimentações de ponta-de-lança mas ainda está “verdinho”. No entanto, já tem quase os mesmos golos que o Postiga ... em duas época
•    As alas estiveram bem entregues – apesar de alguns períodos em que estiveram fora do jogo – a Capel e Carrillo. E ainda temos o Jeffren de fora…

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Para Duarte Gomes (e Jorge Jesus) isto seria penalty

Apontamentos Paços-Sporting

  • Mais uma vez íamos sendo comidos por uma má decisão do árbitro. Os jogadores já deveriam saber que – envergando a camisola do SCP - em casos de cortes defeituosos o GR não pode apanhar a bola. O último foi … ao Stojkovic há uns anos nas antas. A mais ninguém marcam esse tipo de faltas, são sempre atrasos involuntários. Para nós são sempre voluntários.
  • O Domingos continua “à nora”. Basta ver a cara de pânico que apresenta quando está no banco dos suplentes. O melhor é alguém lhe oferecer uma bússola para ver se o homem encontra o Norte. Mas não é como da outra vez que se enganou no sentido da A1. É mesmo para ver se atina com equipa titular, com as substituições e se muda o discurso. A Pré-época já acabou. Não fossem os 3 golos de rajada na parte final do jogo e já estava a preparar as malas.
  • Rinaudo demonstrou o equívoco do Domingos em coloca-lo no banco nos últimos jogos. TEM de ser SEMPRE titular.
  • Elias é como o algodão. Não engana, é bom jogador.
  • Rodriguez também é como o algodão. Não engana… não é bom jogador.
  • Quantos fora-de-jogo se marcaram contra o Sporting? Acho que ZERO. Ah, pois… não estava lá o Postiga.
  • Há quanto tempo não se via um cruzamento para o ponta de lança dar em golo? Ah, pois…não estava lá o Postiga.
  • Foi necessária uma grande força interior para dar a volta ao resultado, apesar da expulsão justa – passam o jogo a dar pau e depois queixam-se das expulsões - de um pacense ter ajudado, e muito, à reviravolta.
  • Espero que a revirada traga a motivação, confiança e serenidade necessárias para que a equipa consiga demonstrar o seu potencial. Os próximos jogos serão importantes para perceber se há estofo para voos altos.

À parte do jogo,
  • 44 milhões de prejuízo em 2010/2011, já com reestruturações financeiras realizadas não choca ninguém?
  • 11,6 milhões em comissões nas transferências dos jogadores não é demasiado?
  • Desses 11,6 milhões de euros, 4.790 são para “Outros”. Quem será ? Quem será? Quem será o pai desta fatia, eu sei lá sei lá!
  • E não estão incluídas as contratações mais dispendiosas para esta época …
  • ASSUSTADOR!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Avivar memória Filipe Soares Franco

Parece que o ex-presidente do Sporting Filipe Soares Franco irá avançar à presidência da FPF com o apoio do fcp, braga e nacional. Além de se juntar a quem tanto tem feito mal pelo futebol português, irá contra a estratégia do próprio clube.
A ser assim é a demonstração que tem problemas ao nível da Coluna Vertebral. E não é pela altura...

Avivando a memória ao FSF:


Negócio Paulo Assunção. Compromisso entre Rui Alves e Soares Franco de nada valeu. http://www.jn.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=448595

Sobre o Futebol Português e pintinho : "O papa está a morrer". http://www.record.xl.pt/interior.aspx?content_id=176034

pintinho sobre Soares Franco "nunca vi uma girafa dizer coisas acertadas".


Quer mesmo ser um fantoche do pintinho?
O Lourenço Pinto também vai alinhar? O Conselho de Arbitragem é capaz de ser um bom lugar para ele.
E na disciplina quem fica? Podia ser o Guilherme Aguiar.
É mesmo com esta gente que vai alinhar?

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sportinguismo (por João Benedito)

Actualmente, João Benedito é uma das principais referências do Sporting e demonstra o que é ser Sportinguista, através dos seus actos e das suas palavras, quer na hora da vitória (MUITAS) quer na hora da derrota (POUCAS).

Soube exultar como ninguém as vitórias do ano passado, demonstrando ao mesmo tempo respeito pelos seus colegas de profissão e adversários no momento.

Na derrota deste fim de semana escreveu o seguinte no seu blog (http://joaobenedito.bloguedesporto.com):

Eles chegaram antes...
Portimão, 3 de Agosto de 2011 - recebemos a nossa medalha de vencido e ficamos até ao fim. Ainda bem que assim foi, disse-o em plena arena de Portimão: custa ver, mas temos de respeitar; dói perder e viver a festa alheia, mas esta imagem terá de ficar na memória para nos fazer fugir, ainda com mais força, da derrota.
Era um troféu disputado em uma só partida, o vencedor sairia dali fosse a que hora fosse. Jogámos, lutamos, vivemos e sentimos cada momento do jogo para levantar aquela taça e partilha-la com os nossos. Não conseguimos. Assim sendo, nestas alturas não adianta ser bom prosador e disfarçar as atenções ou minorar as conquistas. Tenho por máxima: os melhores, na competição em disputa, são sempre aqueles que ganham, os rótulos são para os frascos!
Grande ambiente dentro do pavilhão, corrijo, dentro de um excelente palco. Em termos organizativos nada faltou - viajamos comodamente, estivemos instalados num bom hotel e fomos apoiados em qualidade e quantidade. Quer a nível oficial do Clube, onde a escala chegou ao Presidente, quer pelos nossos adeptos, numa peregrinação organizada por aqueles que estavam mais perto geograficamente e acompanhada por muitos vindos dos mais diversos pontos do país. De louvar.
Ai ai, custa começar uma semana de trabalho assim, para mais depois de um fim-de-semana onde a cabeça não saiu de Portimão. Há que ultrapassar, mas não esquecer, pois aprende-se muito quando se erra.
Um dado demonstrativo do grande espectáculo que é o Futsal:
- 3.000 nas bancadas
- 5,5% audiencia (cerca de 550 mil telespectadores)
- 25,7% share (em cada 100 pessoas que viam televisão na altura do jogo, 26 estavam a vê-lo)
- Durante todo o tempo da transmissão a RTP foi líder de audiência (ultrapassando a SIC e TVI - o que raramente acontece)
- Pico de audiência 18h47m (quase 650 mil telespectadores e um share de 28,1%)
- E isto tudo apenas com o interesse de uma segunda parte - E se tivesse dado o jogo todo?

Para a semana começa um novo percurso. Rumo aos nossos objectivos, Clube, sócios/adeptos e equipa, juntos somos mais e melhores.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

E o mercenário sou eu ???

O Ricardo Carvalho já tinha ficado mal na fotografia ao ter desertado do estágio da selecção. Independentemente de toda a razão que pudesse ter tido, e acredito que pudesse ter alguma, NUNCA podia ter saído daquela forma. Foi uma desconsideração pelos dirigentes, treinadores, colegas e adeptos portugueses.

A sua entrevista à RTPn foi, como diz o povo, "pior a emenda que o soneto". Não só ficou claro que a sua saída intempestiva se deveu a um amuo, como tentou ainda atacar o Seleccionador com a patética tirada do "mercenário". Efectivamente Paulo Bento recebe para treinar a selecção, mas o Ricardo - como todos os outros jogadores - recebe e MUITO para "representar a pátria". Segundo o Record foram 920.000€ em prémio.

Quem tem telhados de vidro não atira pedras para o ar...

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Tanto para escrever sobre o Sporting…


Sobre o início do campeonato
Iniciar o campeonato com 2 pontos em 9 possíveis e contra adversários “menores” são uma barbaridade. Este péssimo arranque, além de inesperado, consegue ser pior que o arranque do Paulo Sérgio em 2010/2011. É certo que algumas arbitragens ajudaram à festa, mas isso não serve de desculpa para tudo.
Há alguns sportinguistas que vêm-se desculpando com as ideias “o plantel tem muitos jogadores novos” ; “é preciso dar tempo” ; “as foram criadas expectativas elevadas”. Minha nossa!
Ganhar ao Olhanense, Beira-Mar e Marítimo é uma “expectativa elevada”?
Só ao Sporting é que chegaram muitos jogadores e é preciso dar tempo? Quantos jogadores novos tinha o Olhanense, Beira-Mar e Marítimo?

Sobre a Liga Europa
Prestações patéticas contra uma equipa dinamarquesa “amadora”. E estivemos quase a ser eliminados, não fosse o fortuito golo do Evaldo e estaríamos diante um escândalo.

Sobre as contratações
Foram 16 contratações no total. Apesar disso, o plantel continua desequilibrado. Não temos um CENTRAL e um AVANÇADO com a qualidade que se exigia. Vai ser curto – já o é – para os objectivos traçados.
Em vez dos 16, alguns deles de qualidade muito duvidosa e outros com estado físico muito periclitante, não teria sido preferível contratar apenas metade mas de qualidade inquestionável?
Até foram buscar alguns de valor , como por exemplo Jeffren, Capel, Elias, Schaars, Rinaudo e para entrar de caras no 11, mas os restantes são grandes incógnitas.

Sobre o Domingos
Nunca foi do meu agrado a sua vinda para Alvalade. A minha escolha recaía em alguém com outros créditos, por exemplo, Van Basten ou Rijkaard :)
No entanto, dei-lhe o benefício da dúvida.Entrou em Alvalade com um grande élan, mas nestas últimas semanas tem perdido muitos créditos.
Nas opções não entendo:
  • porque Rinaudo tem estado no banco.
  • a insistência em Postiga, Schaars e Yannick, já que, as suas prestações foram medíocres.
  • porque Rubio (melhor marcador da pré-época) saltou para a bancada.
  • porque ainda não resolveu os problemas de atitude da equipa em alguns períodos.
  • porque ainda não resolveu os problemas das bolas paradas.
Parece-me que Domingos Paciência anda um pouco desorientado nas opções e atitudes e que o “desafio Sporting” é demasiado para as suas capacidades. A grandeza do clube e da cidade estará a causar mossa?
Caso não resolva os problemas que a equipa ainda tem a sua continuidade pode ser colocada em causa.



Sobre os Sócios e Adeptos
O melhor que o Sporting tem! A mobilização tem sido notória. Pena é que a equipa não corresponda em campo.