quarta-feira, 30 de junho de 2010

Será demais pedir a taça?

"Será demais pedir a taça? Nada que um adepto com orgulho não faça!
Bonito bonito é dar o litro, não por a culpa no gajo do apito."

letra de outras canções idas no tempo, mas o fado mantém-se.





Chega deste tipo de porteguesinho de revista social, do faz de conta que sou "muita bom". As minhas palavras não são de hoje, em Novembro de 2006, já o tinha dito "Ronaldo é artista de circo e um capitão tem de ser mais que artista... não precisamos de um sir beckam português." (sem ofensa para Beckam)


Os problemas do nosso fraco resultado não se resume ao capitão, muita da sua cagança continua na mentalidade incutida pelos meios de comunicação social em que a rebanhada continua a seguir sem questionar. Os homens não mudam, e o gesto nobre de dar o prémio de melhor em campo a Tiago não passou de marketing pessoal gerido pela Gestifute.


Por falar em Gestifute,  teve uma trabalheira do caraças este campeonato a "desdizer" os seus representados. O seu site parecia um take de GF no "ah e tal e coisa não foi bem isso que ele quis dizer, tadinho, estava cansado". Foi com nany, com deco e com ronaldo. Só faltou fazer o mesmo com o Queiróz do tipo "foi a chuva de manhã que o deixou descompensado ao tirar o Hugo Almeida"


Queiróz, esse esterno brilhante treinador adjunto mas que teima em não conseguir ganhar no escalão principal como técnico principal. 


As escolhas foram mal feitas desde o início. Jesus e Mourinho haviam-no dito, e não era preciso ser treinador para o perceber. Já nem falo da convocatória de Rolando, Duda e Danny. Refiro ao facto de deixar no banco Paulo Ferreira ou Miguel e jogar com um central que nunca tinha feito a posição e que já tinha dado notas claras de inadaptação frente ao Brasil.


Ontem Hugo Almeida fez um jogão como nunca tinha visto, e só por isso merecia jogar os 90 minutos. Mas o professor carlos achava que jogar no quadrado defensivo é que nos ia dar a vitória (será?).  Eu não sou fanático por números, mas os de ontem não enganam. 19 remates (10 à baliza) contra 9(3 à baliza) e 61% de posse de bola para a Espanha mostram o quanto o campo esteve inclinado.


Não adianta dizer que o golo da espanha estava fora de jogo por 22 cm como a tvglobo tenta mostrar e que abola faz uso. Pela posição quer do árbirto e a do fiscal de linha é perfeitamente desculpável este lance. O que não é desculpável é esta típica atitude passiva que a nossa sociedade tem perante os desafios constantes do dia a dia. E se a sociedade Portuguesa tem esta passividade nata porque é que o seleccionador não há-de ter?


Felizmente que tenho a sorte de trabalhar numa empresa Portuguesa com uma mentalidade diferente e resultados mundiais de sucesso. Felizmente que estou rodeado de colegas e amigos  em que a mentalidade que reina é sermos melhor hoje do que fomes ontem, o que me faz acreditar que é possível qualquer dia a mentalidade tacanha mudar, e que a Selecção, um dia, jogará sempre para ganhar!


Tenho dito. Força Portugal.

Sem comentários: