quarta-feira, 30 de junho de 2010

13 valores

No seu todo daria 13 valores à prestação portuguesa no Mundial 2010. Não foi uma prestação brilhante como foi a anterior, mas não se pode considerar uma prestação negativa.

Conseguiu-se a passagem aos oitavos num grupo complicado, principalmente pela presença do Brasil e Costa do Marfim, que considero uma boa equipa.

Nos oitavos, a equipa bateu-se razoavelmente bem contra a poderosíssima "Barcelona". A Espanha tem uma selecção do outro mundo e nós não temos, actualmente, equipa para eles. Apesar de alguns erros do Queiroz, do Ronaldo e de outros jogadores, racionalmente, não podemos exigir muito mais. Quem ataca jogos destes com Ricardo Costa, Hugo Almeida, Simão, Pepe (a trinco) não pode pensar que somos os maiores do mundo e arredores.

Individualmente, os realces positivos vão para:
Eduardo - 17 valores. Muita segurança nos 3 primeiros jogos e uma exibição soberba contra os espanhóis.
Bruto Alves e Carvalho - 16 valores. Dupla quase intransponível. Fossem todos como eles.
Coentrão - 13 valores. Apesar do muito espalhafato, mostrou ser uma boa opção para a lateral esquerda.
Tiago e Meireles - 12 valores. Mostraram consistência, mas faltou magia que tanto necessitámos.
Pedro Mendes - 11 valores. Quando entrou ajudou a equipa a jogar um futebol mais fluido.

Pela negativa:

Pepe a trinco. 9 valores. A culpa nem é dele. Mal fisicamente e sem rotina para a posição, acaba por se juntar em demasia aos centrais.
Ronaldo. 9 valores. Apesar da equipa muito recuada e sem pedalada para as suas arrancadas, apesar das maluquices do Queiroz, deixou a desejar, principalmente pela qualidade que todos lhes reconhecemos. As suas declarações ontem também foram infelizes.
Miguel e Paulo Ferreira. 8 valores. Em péssimo momento de forma, um e outro.
Liedson. 8 valores. Nota negativa não porque tenha jogado mal, mas pela falta de oportunidade de resolver. Deve estar mais do que arrependido ter-se tornado português.
Hugo Almeida. 7 valores. Um barril com pernas e 2 olhinhos. Tem uns pés que parece uma mesinha-de-cabeceira. Valeu pela luta que deu aos centrais.
Suinão Sabrosa. 5 valores. Perfeita nulidade.
Deco. 4 valores. Péssimo futebol, piores declarações.

Os restantes, ou não jogaram, ou não se realçaram pela positiva ou negativa.

Queiroz. 11 valores. Conseguiu os mínimos, mas foi sempre muito cauteloso/medroso na abordagem aos jogos. As suas declarações também deixaram muito a desejar. Para o futuro terá de renovar a equipa e organizar de fundo, toda a estrutura das selecções, desde os sub-14 aos seniores.

Venha o Chipre, dia 3 de Setembro!

PS : Antes de exigirmos - culpa da comunicação social e patrocinadores -  este mundo e mais outro a  estes técnicos e jogadores, que tal analisarmos o potencial dos nosso adversários. Ficamos muito aquém, não é?

PS2 : Em que outra actividade estamos nos 16 melhores do Mundo? Nenhuma, ou "quase nenhuma". Normalmente estamos é nas 16 piores, não é?

1 comentário:

Edu disse...

Não concordo com algumas avaliações.

Pela positiva:
Coentrão - 15 valores. Pela iniciativa de jogo
Tiago e Meireles - 14 valores.
Sabrosa - 13 valores. Viu-se a diferença quando substituiu o Danny
Hugo Almeida e Liedson - 11 valores. Não tiveram mais oportunidades para jogar, mas não acho que se tenham portado mal no (pouco) tempo que jogaram

Pela negativa:
Ricardo Costa - 5 valores. Por aquilo que (não) fez contra o Brasil, nem devia ter jogado contra a Espanha (de onde é que veio o golo?...)

A minha esperança é que venham os lesionados Bosingwa, Varela e Ruben Micael (e pode ser que o Moutinho venha também)