quarta-feira, 30 de junho de 2010

13 valores

No seu todo daria 13 valores à prestação portuguesa no Mundial 2010. Não foi uma prestação brilhante como foi a anterior, mas não se pode considerar uma prestação negativa.

Conseguiu-se a passagem aos oitavos num grupo complicado, principalmente pela presença do Brasil e Costa do Marfim, que considero uma boa equipa.

Nos oitavos, a equipa bateu-se razoavelmente bem contra a poderosíssima "Barcelona". A Espanha tem uma selecção do outro mundo e nós não temos, actualmente, equipa para eles. Apesar de alguns erros do Queiroz, do Ronaldo e de outros jogadores, racionalmente, não podemos exigir muito mais. Quem ataca jogos destes com Ricardo Costa, Hugo Almeida, Simão, Pepe (a trinco) não pode pensar que somos os maiores do mundo e arredores.

Individualmente, os realces positivos vão para:
Eduardo - 17 valores. Muita segurança nos 3 primeiros jogos e uma exibição soberba contra os espanhóis.
Bruto Alves e Carvalho - 16 valores. Dupla quase intransponível. Fossem todos como eles.
Coentrão - 13 valores. Apesar do muito espalhafato, mostrou ser uma boa opção para a lateral esquerda.
Tiago e Meireles - 12 valores. Mostraram consistência, mas faltou magia que tanto necessitámos.
Pedro Mendes - 11 valores. Quando entrou ajudou a equipa a jogar um futebol mais fluido.

Pela negativa:

Pepe a trinco. 9 valores. A culpa nem é dele. Mal fisicamente e sem rotina para a posição, acaba por se juntar em demasia aos centrais.
Ronaldo. 9 valores. Apesar da equipa muito recuada e sem pedalada para as suas arrancadas, apesar das maluquices do Queiroz, deixou a desejar, principalmente pela qualidade que todos lhes reconhecemos. As suas declarações ontem também foram infelizes.
Miguel e Paulo Ferreira. 8 valores. Em péssimo momento de forma, um e outro.
Liedson. 8 valores. Nota negativa não porque tenha jogado mal, mas pela falta de oportunidade de resolver. Deve estar mais do que arrependido ter-se tornado português.
Hugo Almeida. 7 valores. Um barril com pernas e 2 olhinhos. Tem uns pés que parece uma mesinha-de-cabeceira. Valeu pela luta que deu aos centrais.
Suinão Sabrosa. 5 valores. Perfeita nulidade.
Deco. 4 valores. Péssimo futebol, piores declarações.

Os restantes, ou não jogaram, ou não se realçaram pela positiva ou negativa.

Queiroz. 11 valores. Conseguiu os mínimos, mas foi sempre muito cauteloso/medroso na abordagem aos jogos. As suas declarações também deixaram muito a desejar. Para o futuro terá de renovar a equipa e organizar de fundo, toda a estrutura das selecções, desde os sub-14 aos seniores.

Venha o Chipre, dia 3 de Setembro!

PS : Antes de exigirmos - culpa da comunicação social e patrocinadores -  este mundo e mais outro a  estes técnicos e jogadores, que tal analisarmos o potencial dos nosso adversários. Ficamos muito aquém, não é?

PS2 : Em que outra actividade estamos nos 16 melhores do Mundo? Nenhuma, ou "quase nenhuma". Normalmente estamos é nas 16 piores, não é?

Será demais pedir a taça?

"Será demais pedir a taça? Nada que um adepto com orgulho não faça!
Bonito bonito é dar o litro, não por a culpa no gajo do apito."

letra de outras canções idas no tempo, mas o fado mantém-se.





Chega deste tipo de porteguesinho de revista social, do faz de conta que sou "muita bom". As minhas palavras não são de hoje, em Novembro de 2006, já o tinha dito "Ronaldo é artista de circo e um capitão tem de ser mais que artista... não precisamos de um sir beckam português." (sem ofensa para Beckam)


Os problemas do nosso fraco resultado não se resume ao capitão, muita da sua cagança continua na mentalidade incutida pelos meios de comunicação social em que a rebanhada continua a seguir sem questionar. Os homens não mudam, e o gesto nobre de dar o prémio de melhor em campo a Tiago não passou de marketing pessoal gerido pela Gestifute.


Por falar em Gestifute,  teve uma trabalheira do caraças este campeonato a "desdizer" os seus representados. O seu site parecia um take de GF no "ah e tal e coisa não foi bem isso que ele quis dizer, tadinho, estava cansado". Foi com nany, com deco e com ronaldo. Só faltou fazer o mesmo com o Queiróz do tipo "foi a chuva de manhã que o deixou descompensado ao tirar o Hugo Almeida"


Queiróz, esse esterno brilhante treinador adjunto mas que teima em não conseguir ganhar no escalão principal como técnico principal. 


As escolhas foram mal feitas desde o início. Jesus e Mourinho haviam-no dito, e não era preciso ser treinador para o perceber. Já nem falo da convocatória de Rolando, Duda e Danny. Refiro ao facto de deixar no banco Paulo Ferreira ou Miguel e jogar com um central que nunca tinha feito a posição e que já tinha dado notas claras de inadaptação frente ao Brasil.


Ontem Hugo Almeida fez um jogão como nunca tinha visto, e só por isso merecia jogar os 90 minutos. Mas o professor carlos achava que jogar no quadrado defensivo é que nos ia dar a vitória (será?).  Eu não sou fanático por números, mas os de ontem não enganam. 19 remates (10 à baliza) contra 9(3 à baliza) e 61% de posse de bola para a Espanha mostram o quanto o campo esteve inclinado.


Não adianta dizer que o golo da espanha estava fora de jogo por 22 cm como a tvglobo tenta mostrar e que abola faz uso. Pela posição quer do árbirto e a do fiscal de linha é perfeitamente desculpável este lance. O que não é desculpável é esta típica atitude passiva que a nossa sociedade tem perante os desafios constantes do dia a dia. E se a sociedade Portuguesa tem esta passividade nata porque é que o seleccionador não há-de ter?


Felizmente que tenho a sorte de trabalhar numa empresa Portuguesa com uma mentalidade diferente e resultados mundiais de sucesso. Felizmente que estou rodeado de colegas e amigos  em que a mentalidade que reina é sermos melhor hoje do que fomes ontem, o que me faz acreditar que é possível qualquer dia a mentalidade tacanha mudar, e que a Selecção, um dia, jogará sempre para ganhar!


Tenho dito. Força Portugal.

O buraco negro.

Os buracos negros consomem matéria.
O nosso buraco negro neste mundial consumiu futebol. Com ele em campo acabou-se o futebol de equipa. Parecia haver uma obrigatoriedade de lhe darem a bola.
31 equipas aproveitaram livres em zona de remate para rematar, e livres mais afastados para bombear bolas para a área. A nossa selecção conseguiu a proeza de tentar cobrar todos os livres, independentemente da distância de forma directa e sempre pelo mesmo jogador.
Uma estrela só pode ser a maior quando deixa as restantes brilhar. Assim é difícil.
Por tudo isso,

Obrigado Ronaldo!

(Parabéns ao Coentrão e ao Eduardo, discretos quanto baste para toda a gente reparar neles.)

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Adivinha

Sem Segurança Social e sem reforma


Com a saída do país, Aleksander Donner já se apressou a tratar das burocracias. Entre elas, deslocou-se à Segurança Social, onde foi desagradavelmente surpreendido: "Fui à Segurança Social, pois com 19 anos no país queria saber se tinha direito a algum tipo de reforma, pelos descontos que aqui fiz. Fiquei espantado e desolado ao saber que de todos os clubes onde estive apenas o Madeira SAD e o Gil Eanes tinham procedido aos descontos. Confiei nas pessoas e acho que fiz mal. Agora não tenho direito a nada", disse o técnico, que lamentou nunca se ter lembrado de confirmar essa situação

Adivinhem quais os clubes por onde passou.Um deles começa por ass el ...

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Chegou-me ao ouvido...

...que pessoas ligadas ao s.l.buraca pediram ao Maradona para não meter mais o di maria a jogar, caso contrário, não o conseguirão vender nem por 5 milhões.

Não terá sido assim...

mas podia ter sido

Notícias após o jogo com o Brasil



E Declarações de Ronaldo após o 0-0 com a Koreia do Norte

terça-feira, 22 de junho de 2010

(intervalo na reclusão obrigada pelo trabalho)

A lisonjeira derrota da Grécia frente à equipa "B e meio" da Argentina por apenas 0-2 e a sua consequente eliminação, depois da vergonhaça do Euro'08, da não qualificação para o Mundial'06 (e para mais nenhuma outra competição, excepto o igualmente lamentável Mundial'94) só sublinha que de facto a dupla derrota da Senhora do Caravaggio em '04 foi inadmissível, e que os bons resultados da mais forte selecção portuguesa de sempre foram mais apesar dela, do que graças a ela.

Esta camisola vende que nem castanhas quentes num dia invernoso

A rivalidade continua... parte II

Assim se vê que Ronaldo é muito diferente do suinão sabrosa...

Se fosse ao contrário o pequeno hobbit tudo faria para influenciar quem vota para ser ele a receber o prémio. 
Até admira ainda não ter feito beicinho por não ser ele o capitão.



Quanto à publicidade aos hamburgueres americanos, logicamente não deveria ser permitido nem pela FPF, nem pela FIFA. 
Acredito (ou não) que a FPF puna o pequeno hobbit, à imagem do que fez com Jardel quando fazia publicidade ao guaraná, até porque o presidente merdaíl defendeu há uns tempos : 

"Gilberto Madail sublinhou que defendeu «a mudança dos regulamentos sobre esta matéria» no Comité Executivo da UEFA, órgão ao qual pertence, justificando que «é injusto que um jogador seja penalizado por manifestar a sua emoção ao marcar um golo tirando a camisola».
  
«Desde que esse gesto não tenha por objectivo a publicitação de mensagens premeditadas, nomeadamente de índole comercial ou política, por exemplo, mas seja a manifestação espontânea da alegria que um jogador sente ao conseguir, no fundo, aquele que é o grande objectivo de um jogo de futebol, o atleta e, por consequência, a respectiva equipa não devem ser prejudicados»
"


(ver notícia completa aqui )

segunda-feira, 21 de junho de 2010

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Comunicado de Imprensa sobre declarações de Red Devil

Red Devil quer colocar um ponto final nas especulações, dúvidas e suspeitas "totalmente infundadas" em redor da má exibição da

É por este motivo que decidiu esclarecer a razão do seu desabafo, no momento em que regressava a casa.

“Não me expliquei bem quando disse que Portugal jogaria bem numa semana, após me perguntarem quanto tempo levaria à selecção jogar bem, e por isso lamento o embaraço que, inconscientemente, acabei por provocar”, começou por explicar à Facciozefute Media

“Com o aglomerado de jornalistas e com o cansaço inerente a quem trabalha sol a sol dei respostas sempre muito curtas e nessa em particular devia, realmente, ter-me explicado melhor: penso que Portugal estará bom numa semana mas para fazer a mesma figura que fez em frente à China, não para fazer brilharetes”, acrescentou.

e ainda teve tempo para dizer, “Quero esclarecer que nunca tive e não tenho qualquer problema como o treinador e jamais foi minha intenção colocar em causa a liderança e as decisões do professor Carlos Queiroz. As minhas palavras foram proferidas a quente, e sem o melhor discernimento, pois o jogo tinha terminado há pouco e sentia-me profundamente frustrado por não ter ajudado a equipa a ganhar" disse Red Devil dado que o patrão não deixou trazer nem uma vuvuzela para o local de trabalho e com isso foi menos energia positiva que chegou 1 minuto antes do jogo e isso talvez tenha tido influência. " A primeira parte do jogo não correu bem. Na segunda parte havia mais espaço e eu estava convencido de que poderia ajudar a equipa se tivesse soprado na corneta, ou isso, vuvuzela. Nenhum treinador de bancada gosta de ser ignorado e eu muito menos. Acreditava que a qualquer momento podia fazer uma convocatória melhor ou até mesmo uma equipa melhor que decidisse o jogo. Daí a minha frustração. Motivada principalmente por não poder ajudar a selecção. Mas em momento algum quis por em causa o treinador.”, disse o internacional comentador português.

Se...

Se Portugal ganhar à Koreia.
Se o Brasil ganhar à Costa Marfim.

Se a Suiça não perder com Chile, ficando com o 1º lugar desse grupo à sua mercê.

Pode dar-se o caso do Brasil não ter muito interesse em pontuar no 3º jogo contra Portugal para evitar a Espanha. E esta, hein?

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Que queriam?

Factos:
  • O campeonato português tem um número de estrangeiros - ainda por cima de má qualidade - superior à grande maioria dos grandes campeonatos mundiais; Com quantos portugueses jogava o s.l.buraca ou o fcp, por exemplo ?
  • Os juniores que sobem a seniores têm pouquíssimas oportunidades de aparecerem nas equipas principais.
  • Nos planteis das equipas juniores o número de estrangeiros tem vindo a aumentar exponencialmente.
Ora, se cada vez há menos jogadores portugueses a jogar futebol nas principais equipas, maior é a dificuldade em formar boas selecções. É isto que os portugueses têm de meter na cabecinha.

Actualmente a nossa selecção tem um conjunto de jogadores inferior ao que tinha no passado recente ( Figo, Rui Costa, João Pinto, Fernando Couto, Paulo Sousa, Pauleta, Maniche, Costinha, etc são bem superiores aos actuais) e inferior a muitas das selecções que estão no Mundial. Temos meia-dúzia de excelente jogadores, mas a restante equipa é de qualidade mediana, já para não falar no nosso banco. É certo que ontem jogámos pouco, mas a culpa não é apenas do Queirós.

Outro dos problemas é a gestão das expectativas do povão. Todos os intervenientes falam à boca cheia que vamos lá lutar pelo título mundial e o povão acredita nisso. Mas é uma pura ilusão! Não temos equipa para isso. Depois admiram-se que um empate contra a Costa do Marfim ( com um conjunto de jogadores que jogam nas principais equipas dos principais campeonatos europeus ) resulte neste trauma nacional.

Neste mundial o objectivo principal é passar a fase de grupos e este objectivo está longe de estar perdido. Depois, jogo a jogo, e dependendo de quem nos calhar pela frente, ir o mais longe possível, mas nada de sonhos megalómanos.

Quanto ao jogo de ontem, o pior nem foi a exibição ou o resultado, foram as declarações do Deco e do Queirós (sobre Drogba).

Venha a República Democrática :) da Koreia!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Carrega Portugáu !

Com ou sem Nani. De preferência sem o suinão sabrosa, vamos dar cabo dos Ivores!

Eduardo
Paulo Ferreira, Bruto Alves, Carvalho, Veloso
Mendes, Meireles e Deco
Danny, CR9, Liedson de Marvila

Carrega Portugáu !

Amanhã só se começa a almoçar por volta das 3.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Estranho

À chegada a Lisboa, Nani saiu-se com a frase "Numa semana e já estou bom."

Se ficasse bom numa semana deveria lá ter ficado. Ou a confiança é tanta que ao 3º jogo já não lutamos por nada? Fez e faz-me espécie que uma lesão no ombro seja tão impeditiva mas que se cure em meia-dúzia de dias, ainda para mais não permitindo a disputa de um mundial.

Estas declarações só ajudam, ainda mais, a desconfiar da verdadeira razão da exclusão de Nani. Parece-me que ali houve caso disciplinar.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

terça-feira, 8 de junho de 2010

Tudo corre bem à selecção

Não bastando o excelente apoio dos emigrantes na África do Sul e o azar do Drogba - ninguém deseja este tipo de problemas - que pode dar um jeitão à selecção, agora temos mais uma boa notícia para esse jogo : Toni vai espiar os adversários para o amigo Eriksson!!

E, como os jogos serão após a hora de almoço...

Para todos nós também era bom que ele aproveitasse este tachito e deixasse os comentários ébrio-lampiónicos na TVI.

terça-feira, 1 de junho de 2010

O s.l. buraca é isto

A bostaTv anunciou um morto que afinal - e ainda bem - está bem vivinho da silva . O vinho verde de Monção faz milagres.

Ainda na bostaTv, um tal de Dr. Pragal defendeu que “tem que se utilizar outros métodos”; “vamos ter de puxar das armas”, num claro incitamento à violência, que deu origem a Autocarro do fc porto apedrejado e Adeptos do Porto e Chave foram apedrejados no IC17.

Ainda relativo aos rascas, 13 adeptos vão de cana por “bom comportamento”.

Isto após ter saído um boato acerca de umas pressões amigáveis de um "grupo de coro" . Podem ver aqui Suspeitos de ameaças a árbitros «seriam adeptos do Benfica»

Para terminar em beleza, após servirem-se dele como bobo da corte, trataram o Mantorras "à benfica". Ou seja, com desprezo e falta de carácter.


Logicamente, tudo isto são pequenos episódios, que não demonstram a grandeza do s.l.buraca.

A grandeza vê-se é no assassinato do Rui Mendes na final da Taça de Portugal, no  fogo posto no autocarro do fcp ou na tentativa de assassinato dos jogadores de hóquei do fcp.