quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Finalmente as equipas B!

Foi lançado um projecto de impletação das equipas B. Vem tarde, mas irá colmatar uma lacuna importantíssima no futebol nacional, que é a passagem do futebol júnior para o futebol sénior.
É nesta fase onde se perdem muitos valores, principalmente pela falta de oportunidades nos plantéis principais das equipas da 1ª e 2ª divisão.
Obviamente que, por si só, não chega para que os jogadores portugueses sejam devidamente lançados, acompanhados e aproveitados, mas que é uma grande ajuda, lá isso é.
Em paralelo deveriam ser lançadas outras regras - nem que seja por "acordo de cavalheiros - que obrigassem os clubes a apresentarem, por exemplo, um número mínimo de jogadores portugueses nos plantéis e nos "onze" iniciais.

Aqui estão as principais ideias e regras do projecto:


REGULAMENTO GERAL
1. Não podem estar na mesma divisão das equipas A, mas estão sujeitas a descer à 2.ª Divisão
2. Não podem competir na Taça de Portugal e na Taça da Liga
3. A partir de 2012/13, não será possível às equipas B acederem directamente à 2ª Liga mas apenas por via da promoção 

CRITÉRIOS ETÁRIOS
1. Idade máxima de referência: 23 anos
2. Limite mínimo de idade: 16 anos
3. Autorizada a utilização de 3 jogadores com mais de 23 anos
4. Restrições acima mencionadas aplicam-se à ficha técnica de cada jogo e não ao plantel
5. Ficha do jogo tem de incluir 10 jogadores formados localmente (inscritos há 3 épocas na FPF)

Uma das normas regulamentares do projecto das equipas B defende a credibilidade das competições profissionais, impedindo que um jogo que envolva estes conjuntos sirva para limpar castigos. Determina-se assim que o jogador que em representação da equipa principal seja punido com acumulação de cartões amarelos (série ou duplo amarelo) ou seja expulso através da exibição de cartão vermelho, não poderá constar da ficha do jogo seguinte da equipa B, pelo que deverá cumprir no encontro seguinte da competição em que a equipa principal estiver envolvida.

Se não houver contratempos de última hora, a Liga Orangina de 2012/13 irá contar com a participação de 22 equipas, sendo 6 as "bês" do FC Porto, Benfica, Sporting, Sp. Braga, V. Guimarães e Marítimo. Se algum destes clubes não avançar em definitivo com o projeto das equipas B, far-se-á o ajustamento necessário, sem que a competição fique comprometida.
No entanto, esse cenário, embora ponderado por mera precaução, não é previsível, pelo que teremos um calendário bem preenchido com 42 jornadas. É quase uma prova "non stop" que será interrompida nos fins-de-semana em que houver Taça de Portugal e quando estiverem marcados jogos da Seleção Nacional. 

1 comentário:

Edu disse...

Acho que é uma ideia muito boa! Se a prática for igual à teoria, é óptimo para os clubes principais irem buscar reforços e desenvolver valores que ainda não atingiram o nível adequado às competições principais.