segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Destreinador de futebol

O Sporting voltou a demonstrar o seu pioneirismo ao criar um novo conceito no futebol português : O destreinador de futebol.

E o que é um destreinador de futebol?
  • Consegue que jogadores bons se transformem em jogadores banais. Alguém se lembra de um jogador que tenha evoluído nas mãos deste destreinador? Eu lembro-me de muitos no sentido contrário.
  • Coloca em campo sempre a mesma táctica. Qualquer aprendiz de treinador já sabe como manietar o Sporting.
  • O Rinus Michels criou o "Carrossel Holandês". O nosso criou o "Carrossel Bentiano" onde um jogador tem de fazer, no mínimo, 3 posições em campo. Criar rotinas? O que é isso?
  • Não acha necessário treinar penalties, cantos e livres ofensivos e defensivos.
  • O modelo de jogo assenta em trocar a bola entre os defesas e, após o 10º passe, lá vai alho. Bola longa para o Liedson.
  • Castra qualquer intenção de qualquer jogador em tentar desequilibrar. Tentar uma finta para ultrapassar o adversário? Naaa. Passa mas é a bola para o lado, que é mais seguro.
Desta forma, as culpas dos maus resultados e dos péssimos espectáculos recairão em quem escolheu os jogadores e neles próprios. "Ah e tal os jogadores são fraquinhos. O treinador até faz milagres com o que lhe dão". Está sempre safo.

Peguem em jogadores como Rui Patrício, Carriço, Polga, Tonel, Veloso, Moutinho, Izmailov, Vukcevic, Matias, Liedson, Djaló, Caneira e mais uns quantos jogadores de qualidade média e digam-me lá que, se em vez de termos um destreinador de futebol tivessemos um treinador - que nem precisaria de ser muito bom -  não tínhamos equipa para muito mais?

Este sr. não é o Alex Fergusson do Sporting. É o Prof Neca do Sporting!

3 comentários:

Alexandre Cardana disse...

clubismos à parte sou obrigado a concordar contigo. e a admitir que se vocês tivessem continuado com o Peseiro o vosso passado recente poderia ser bem mais risonho com o mesmo grupo de jogadores. acredito até que o Peseiro está para o Sporting como o Fernando Santos para o meu clube.
mas tens que admitir que o Paulo Bento tem coragem numa coisa que pouco treinadores teriam, que é apostar na "cantera" com a frequência que aposta. seria muito mais fácil ir buscar brasileiros baratos e de qualidade duvidosa do que lançar 3 miúdos novos por ano.

Gonçalo disse...

A falta de evolução da equipa e de muitas das suas individualidades é mais uma razão para perceber a falta de capacidade de Paulo Bento em dar um melhor rumo ao clube. Quero ver um Moutinho mais eficaz, um Pereirinha mais desinibido, um Saleiro goleador à moda antiga e um Rui Patrício forte dentro e fora dos postes. Talvez não seja possível isto tudo com um novo treinador, mas tenho esperanças :)

Tite disse...

O que eu gostaria mesmo de ver era os jogadores a evoluir.
Sendo cada vez mais jogadores e cimentando os mesmos a sua reputação.
O que está a acontecer é que todos eles, se tinham cláusulas de rescisão elevadas, correm agora o risco de não serem convidados por nenhuma equipa nem a custo zero. Assim se percebe a tristeza dos jogadores ao evoluir no terreno e fazerem jogos sem brilho nem glória.
E o problema não está nos adeptos, como diz o verdadeiro culpado. Está em quem nomeou "forever" um técnico de técnicas esgotadas.