sexta-feira, 20 de abril de 2012

Vitória justa, mas curta

Ontem presenciámos a mais uma noite europeia à Sporting!

Enorme exibição, grande ambiente no estádio - onde incluo os adeptos bascos - e com uma revirada.

O resultado ficou em 2-1 mas, à imagem do que aconteceu com os lamps, com um avançado menos perdulário, poderíamos ter ganho por uns 3 ou 4, ficando com a eliminatória a pender muito para o nosso lado.
É certo que após o golo basco, as coisas estiveram tremidas, e aí, a sorte não nos virou as costas, naquele lance em que a bola foi ao poste.

Assim, vamos a Bilbau com uma vantagem curta, mas é sempre uma vantagem. O Bilbau vai forçar mais no ataque e poderá ser surpreendido pelo contra-golpe.

Duas grandes equipas, dois grande treinadores e adeptos que puxaram cada um para o seu lado, mas sempre com respeito.
No final do jogo foi bonito assistir à salva de palmas que a claque basca presenteou os adeptos sportinguistas e vice-versa.
Encontro sem violências, sem gaiolas, sem fogos. Apenas apoio e civismo.

Assim o futebol vale a pena.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Caso #


Deixei a poeira assentar um pouco para poder redigir umas linhas sobre o que penso sobre a polémica Cardinal (#) / Paulo Cristóvão (PPC).

1.    Em primeiro lugar é importante referir que, até prova em contrário,  PPC é inocente. As próximas linhas serão escritas baseadas naquilo que foi noticiado nos últimos dias, excluindo, como é óbvio, qualquer boato lançado pelo correio da manhã, que está a um nível tão baixo que nem para papel higiénico serve.
 
2.    PPC é acusado de ter "plantado” provas para incriminar o #. O acto em si não é comparável a uma tentativa de corrupção/coacção sobre um árbitro, por mais que tentem os adversários azuis e encarnados. 
É a mesma coisa que comparar um tipo que roube uma garrafa de vinho num hipermercado com um que coloque uma garrafa de vinho no bolso de outrém para que este seja acusado de roubo

3.    Pessoalmente acho que, em termos “civilizacionais”, a tentativa de incriminar alguém com provas falsas é ainda mais grave que corromper. No entanto, em termos desportivos a causa é nula.

4.    Custa-me muito acreditar que o processo do qual PPC é acusado tenha sido tal mal preparado, principalmente, por ser um ex-PJ. Qualquer pessoa que acompanhe aquelas séries policiais não cometeria erros tão básicoa. Então o homem é acusado de ter uma rede de espionagem de fazer inveja à CIA e comete erros tão pueris? Há qualquer coisa aqui que está a falhar.

5.    Caso se prove na Justiça ou caso sejam tornado públicas escutas e/ou provas factuais que PPC esteve realmente envolvido num processo destes, sou da opinião que o mesmo não poderá continuar como dirigente do Sporting. 

6. O timing do lançamento desta notícia - lançado após a vitória sobre os lamps, com respectiva crise no galinheiro - também é de estranhar, já que, as ocorrências aconteceram em Dezembro 2011

7. Há também quem refira que se tratam de "guerrinhas" entre PJ e ex-PJ's.

No meio de tanta contra-informação e tão pouca informação, há que esperar pelos próximos capítulos para percebermos melhor os contornos deste processo.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Tanto lampião constipado

Normalmente, nos pós-derby o medicamento mais receitado é a Rennie. Neste derby específico recomendo antes o Constipal.

Nem 24h passaram e anda por aí tanto lampião constipado. Espero que não seja nenhuma gripe aviária que ataque a espécie galinácia.
Provavelmente a causa terá sido do banho de bola de ontem. Não foram protegidos e saíram de Alvalade - onde tentaram atear fogo (seria do frio?), mas nem isso conseguiram - todos molhadinhos.

Quando o jogo terminou, em vez de irem para casa beber um chazinho de limão bem quentinho, andaram a perder tempo no facebook a difundir imagens do jogo para tentar mascarar o óbvio : O Sporting foi MUITO superior.

Que Calimeros. Ainda por cima constipados.

Lisonjeiro

Vencemos por 1 mas podiam ter sido 2,3,4 ou 5. Não merecíamos sofrer tanto para conseguir os 3 pontos.

O Sporting realizou mais uma grande exibição e o Sá deu banho ao auto-intitulado-mestre-da-táctica. Quando o jasus pensava que apresentaríamos o Carriço a trinco, surgiu Elias - o MVP - que, não só secou o rodrigo ou quem lhe aparecesse pela frente, como foi dos principais dinamizadores do ataque.

Agora, há que recuperar nos próximos dias e tentar uma exibição semelhante perante os bascos de Bilbau. Aí sim, temos de efectuar uma exibição a roçar a perfeição.

Notas soltas:
  • Ambiente infernal "à Sporting". Desde as barracas das bifanas até ao final do jogo
  • Izmailov. Depois do sofrimento das lesões, tem jogado a um nível impensável. Aquele remate à barra "merecia" entrar;
  • Artur. Belíssima exibição do GR lamp.
  • Djalol. O que passa pela cabeça de um treinador apostar num jogador deste calibre??? Os adversários agradecem. Só faltou que as claque leoninas lhe dedicassem um cântico.
  • Os adeptos benfiquistas que tenham calma, nada está perdido. O Sporting irá vencer nas antas e tudo fica embrulhado. De novo.
  • O que teria sido da época com o Sá desde o início ?

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Derby é derby, mas...

Hoje joga-se o principal derby nacional, encontro que mexe com grande parte da população futebolística portuguesa. É um jogo que ninguém gosta de perder.

No entanto, na minha opinião, o derby de hoje tem uma nuance especial que é o facto de, infelizmente, o Sporting já nada poder ganhar neste campeonato e estar envolvido numa meia-final europeia que terá a primeira mão na próxima semana.

Assim, não levaria a mal que o Sá fizesse descansar alguns jogadores que possam acusar alguma fadiga e até como forma de prevenção de alguma lesão, nomeadamente, Izmailov, Matias e Capel, que me parecem ser os jogadores menos frescos.

Derby é derby, mas uma possível presença numa final europeia é muito mais importante.

De qualquer das formas, jogar sempre para ganhar.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Duarte Gomes no próximo derby?

Chegou-me ao ouvido que o Vitor Pereira teve a desfaçatez de nomear o Duarte Gomes para o próximo Sporting-benfica.

Espero que tenha sido uma brincadeira de 1 de Abril