domingo, 11 de janeiro de 2009

Ay Deus & u son?

Já aqui disse que o Sporting devia aprender com o benfica, de modo a acabar com o escândalo das arbitragens em Alvalade. Da única vez em que aparentemente foram prejudicados, os galináceos armaram um pandemónio, com choradinhos a roçar o amaricado, primeiras páginas em tom apocalíptico, chantagem emocional, o diabo a quatro. Funcionou. Na moribunda Taça da Liga, um penaltizito evidente perdoado, que poderia dar o empate ao Vitória. Hoje um golo em fora de jogo. A coisa funciona.

Já em Alvalade, onde já se viram golos limpinhos anulados, (dois deles na mesma jornada em que o Miguel Vítor assistiu com a mão, e que motivou toda a histeria vermelhusca) um penálti de falta quase a meio campo, uma bola toda lá dentro que não contou (poderão ser duas, ainda não vi a repetição de ontem), penaltizitos a eito por marcar, bolas aliviadas por defesas isolados (note-se o plural) sem nenhum jogador do Sporting por perto mas que afinal são pontapés de baliza, guarda-redes a jogar a bola impunemente fora da área, etc., em Alvalade não se fazem choradinhos (tirando as lamentáveis e isoladas declarações do Paulo Bento) nem se vem para os jornais com melodramas românticos, nem com insónias publicitadas. Talvez por isso continue o escândalo, como ainda ontem se viu, repetidamente.

Note-se bem que não me move qualquer teoria conspirativa contra os árbitros. Já o disse muitas vezes: não acredito que sejam corruptos, são sim tremendamente incompetentes. Mas com tanta pressão, é natural que em caso de dúvida, e para evitar más classificações devido à arruaça mediática (já os que passeiam a sua incompetência em Alvalade, e com erros publicamente reconhecidos como bem mais graves, têm BOM), acabam por apitar de forma mais avermelhada, como se viu a meio desta semana e hoje. Fico muito ansioso por saber qual será a classificação do árbitro de hoje, e mais ainda para ver se para a próxima jornada apita - embora me pareça que, apesar de ter falseado um resultado, não seja líquido que tenha o mesmo tratamento que o lampião Henriques, pois parece que estas coisas só funcionam se o o benfica é prejudicado e vem armar escandaleira nos "media".

Mas voltemos ao título desta texto. D. Dinis, na célebre cantiga, chorava-se pelo seu amor, plangendo "ay Deus & u é?" (Ai Deus, e onde está?). Pois eu digo ai deus, onde estão(*) - os que se rojaram no chão de angústia por um golo anulado? Imagino que as insónias do Quique já tenham passado.

---
(*) Ainda que eu não acredito nem em ovnis nem em deuses.

Sem comentários: