terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Separados à nascença

Já a estou a ver de "águias aos peitos"...



Djalol afinal vai para os lamps

O caso Djalol deve ser analisadas por várias vertentes.

Desportivas
  • É um jogador razoável, com características, principalmente a velocidade, que nunca foram - raramente foram - aproveitadas pelo jogador e pelo Sporting.
  • Neste momento não tem lugar no Sporting - nas faixas laterais temos Capel, Jeffren, Carrillo e até Izmailov - por isso foi dispensado.
  • Apesar de ver poucos jogos dos lamps, acho que também não tem lugar na equipa vermelha. Se o Jesus quiser tirar Gaitan, Nolito ou Bruno Cesar para satisfazer o fetiche "Djalol" tanto melhor, enfraquecerá a equipa.
  • Daqui a um ou dois anos andará por um "Granada" qualquer desta vida.
Financeiras
  • Grande embrulhada no negócio Sporting / nice / djalol / s.l.buraca.
  • Não sei quem vai pagar a transferência, mas parece-me óbvio que alguém o irá fazer, pode é demorar algum tempo
 "Pessoais"
  • Ao contrário do porco moutinho ou suinão sabrosa, por exemplo, acho que o Djalol não deverá ser mal recebido quando visitar Alvalade. Não foi nenhum ingrato, nem "porco", sempre respeitou o Sporting. Só se daqui para a frente mudar a sua forma de agir.
  • O Sporting não o quis, vai seguir a sua vida, tentando relançar a sua carreira noutro local, mesmo que seja para os lados da buraca.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

assim não dá!

Não é de hoje nem de ontem que o digo, assim não quero ganhar o campeonato!

Deixem-se de artimanhas nos resultados.

Nas próximas eleições não esquecer, António Fiúza a primeiro ministro, ele conseguiu trazer o TGV para Portugal - Três do Gil Vicente

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Freitas, aprende com o Inácio...

Inácio considera que "falta tempo, calma e sorte" ao Sporting


O último treinador português campeão em Alvalade faz o diagnóstico à crise dos leões.
O último treinador português campeão pelo Sporting sustenta que tem faltado sorte à equipa e o momento é de cerrar fileiras em Alvalade. Augusto Inácio, no dia seguinte ao sexto jogo consecutivo do Sporting sem ganhar em 2012, considera que a equipa precisa de tempo e terá de pensar no futuro, acreditando em melhores dias.

"O Sporting está a passar um período menos bom. O azar é tanto que até no aquecimento o Schaars lesionou-se. É um período difícil, mas há que ter fé e reunir as tropas."

Inácio considera também importante a prudência nos discursos da família leonina. "Nestas coisas, o Sporting deve ser um clube único. Quando as coisas não correm bem, toda gente fala. E não se diz o mais importante nesta altura, que são palavras de apoio para o grupo de trabalho. É preciso calma e alento para o balneário. E com os resultados, tudo mudará", acresenta. Sobre as causas da crise leonina, Inácio lembra que "as grandes equipas não se fazem em quatro ou cinco meses".


"O campeonato não começou bem. Depois houve uma boa recuperação. Dez jogos excelentes com uma grande dinâmica. Até que chegou o jogo com o Benfica, em que o Sporting jogou bem, mas perdeu por 1-0. Também não conseguiu ganhar ao Porto e a falta de confiança voltou, pela diferença de pontos que se foi acentuando", conclui o ex-treinador do Sporting.

O Freitas gosta muito de aparecer em entrevistas - mostrando os seus cintos e óculos escuros fashion- quando as coisas correm bem. 
Quando as coisas estão agrestes ... "esconde-se".

Umas palavrinhas públicas de conforto para o plantel e para o técnico eram bem-vindas.

Bem que podias aprender alguma coisa com o Grande Inácio!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Isto é cíclico

Ontem pudemos observar mais episódio triste proporcionado por um jogador do Sporting, de seu nome, marido-da-Nikoleta.

Quis marcar à força o penalty que poderia ter colocado um fim no jejum de vitórias em 2012. Tanta foi a força que até empurrou o Matias. Pena foi que o marcador de serviço para este jogo não tivesse sido o Onyewu. Queria ver se o búlgaro o empurrava daquela maneira...

Este episódio fez-me lembrar os episódios recentes do Liedson-Sá Pinto (ainda jogador), Liedson-Sá Pinto (director), Costinha/Izmailov, entre outros. Ciclicamente ocorrem estas cegadas no clube, que demonstram desorganização interna.

Espero que desta vez tenham pulso firme e que o búlgaro seja devidamente penalizado. É preciso demonstrar que o clube mudou mesmo e que estas situações NUNCA mais podem ocorrer.

Assim ao longe e com os dados que disponho (muito poucos) a solução passa por multar e despachar o búlgaro para outro sítio qualquer e contratar outro avançado. Têm até dia 31 para o fazerem.

Nota Final para o Domingos. Apesar das más exibições da equipa e de algumas decisões incoerentes, penso que o Domingos está a ter uma comportamento louvável e está a pegar o "touro pelos cornos". Já identificou os problemas que enfermam o Sporting e está disposto a enfrentá-los. Está a demonstrar ter estofo de campeão, contrariando uma postura amorfa na fase inicial, quando começou a trabalhar no Sporting.


Espero que a direcção esteja com ele e que o ajude nesta árdua tarefa.
Eu e a grande generalidade dos sócios e adeptos estamos do lado dele.

Ganhar em Olhão será difícil mas OBRIGATÓRIO. Acredito que a equipa vai dar uma resposta categórica e arrancar para uma excelente 2ª volta.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Novo Painel no Túnel de Alvalade



 Está melhor assim?

Só falta agora a Sociedade Protectora Animais vir reclamar porque as borboletas não deram permissão para serem fotografadas...

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Admirados com o quê?


No final das contas do campeonato de inverno, e depois de tanta cagança, novas contratações, novo treinador, novo balneário, novo presidente, acabam a 1ª volta com os mesmos pontos do ano passado.


Quem é que ontem ficou admirado com a derrota do Sporting?

Afinal de contas já não é a primeira vez que o Domingos consegue colocar o Braga na Europa!


"Há quem tenha de fazer melhor"

"Há quem tenha de fazer melhor". É verdade Domingos. A começar por ti.
Se parasses de inventar e colocasses os melhores e nas suas posições, as coisas não estariam tão mal.
Obviamente a culpa do descalabro dos últimos jogos não é só tua, mas também não podes sacudir a água do capote.

Há muitos jogadores fora de forma e outros lesionados mas isso não explica o "apagão".

O Campeonato já foi, mas ainda há muito ainda por lutar esta época:
  • No Campeonato, continuar a crescer como equipa e não deixar cavar fosso para os 2 primeiros. E obter o mínimo dos mínimos, o 3º lugar que dará acesso à pré-eliminatória da Champions.
  • Na Taça Portugal, ganhá-la é o "único" caminho.
  • Na Liga Europa, passar o Legia e tentar uma gracinha com fcp ou city.
  • A Taça lucílio batista, aproveitar para dar rodagem a jogadores menos utilizados.
Interessa agora, analisar o que tem corrido mal e cerrar fileiras para atacar o resto da época.

Se demonstrarem RAÇA terão todos os adeptos atrás de vós!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Mais um lesionado...

Já não bastavam as lesões de Jeffren, Izmailov, Rinaudo, Matias, etc, agora calhou em "sorte" o Ricky Van Wolfswinkel, que terá de parar umas duas ou três semanas.

Ora bem, espero que no próximo jogo, a escolha do Domingos recaia no Seba, porque o Bojinov já demonstrou ser um erro de "Casting Freitas".  e pior que este Bojinov não há-ser ser. De certeza!



Na defesa, não sei o que assusta mais, se a manutenção do Polga ou o regresso do "soneca" Rodriguez.

No entento, seja com que jogadores que nos apresentemos em Braga, temos de ter outra atitude!

FORÇA Sporting!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Rinaudo faz assim tanta falta?

O Sporting de ontem teve uma primeira parte miserável, fazendo lembrar os períodos negros recentes. A equipa, além de jogar mal, não teve entrega minimamente aceitável. Limita-se a lançamentos compridos (mal direccionados) do Polga.

Que passa pela cabeça dos treinadores do passado recente do Sporting para insistirem no Polga para organizar (charuto para a frente ) o futebol do Sporting? Já para não falar nas perdas infantis de bola. Mau de mais para ser verdade.

Bojinov esteve tão fraco que me fez suspirar por Postiga. Vejam bem o que foi o meu desespero ontem :-).

Salvou-se a possibilidade de discutir a eliminatória com um segunda parte com entrega - tem de obrigatória! - e um futebol melhorzito, criando oportunidades e falhando "golos fáceis".

Desde que Rinaudo se lesionou o futebol do Sporting tem vindo decrescer qualitativamente que é uma coisa assustadora. Será apenas coincidência? Não me parece.
Espero que regresse ASAP.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

As imagens no balneário do Sporting



Há várias abordagens ao tema das famosas imagens no balneário do Sporting.

Dados objectivos:
  • Já lá estão desde início de época
  • Não têm qualquer símbolo ou saudação nazi

Sobre o jornal público:
  • Se as fotos já lá estão há tanto tempo, porquê só agora, nas vésperas de um jogo grande, lançaram a notícia?
  • Se efectivamente consideram que as mesmas incitam à violência, têm saudações nazis, ou outras questões do género, porque tiveram interesse em vender o livro da JL, onde as fotos estão impressas?
  • Não haverá tema mais importante para um – suposto - jornal de referência se preocupar?

À direcção do Sporting:
  • Se pretendiam colocar fotos para demonstrar a raça, dedicação e apoio dos nossos adeptos poderiam ter escolhido fotos bem mais interessantes, como por exemplo, as que acompanham este post.
  • Porventura não teria mais interessante forrar as paredes com os nossos ídolos, como por exemplo, Manuel Fernandes, Figo, Ronaldo, Sá Pinto, Jordão, entre tantos outros.
  • Se a Liga e UEFA não tinham dado o OK nem felicitado a sua “beleza” porque mentiram no comunicado?

Trata-se de um tema sem "puto" de interesse, que demonstrou a mesquinhez do jornal público e uma infantilidade da direcção do Sporting, quer pela escolha das fotos quer pelas falsidades do comunicado.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Empate comprometedor

O jogo com o fcp "tinha" de ser ganho. Não o conseguimos - mais uma vez falhámos na concretização - e ficamos com a vida muito mais difícil.

O jogo foi muito equilibrado, nem sempre bem jogado, mas com muita luta e entrega de parte a parte. O Sporting dispôs de mais e melhores oportunidades, mas não conseguiu marcar um golito que fosse.

Individualmente:
  • Patrício. Em excelente momento de forma. As defesas não foram muitas mas esteve sempre em grande nível em todas as intervenções.
  • Onyewu. Patrão da defesa, acho que não deve ter perdido nenhum lance. Compensa a falta de mobilidade com o posicionamento, entrega ao jogo e capacidade de corte.
  • Insua. Mais uma grande jogatana, tanto a defesa como a ala.
  • Renato Neto. Estreia em jogo muito difícil, demonstrou estar ali uma solução muito interessante para o futuro e para o presente mais próximo (enquanto Rinaudo não estiver bem).
  • Capel. Tem estado em baixa de forma, não conseguindo desequilibrar.
  • Ricky. Luta, desmarca-se bem, constrói lances, mas... continua perdulário.
  • Izmailov. Quando entrou demonstrou o porquê de fazer tanta falta a este Sporting: Classe, Categoria, Maturidade, Raça. Perto do final lesionou-se, segundo se diz, na zona coxa não tendo nada a ver com o joelho. Espero rápida recuperação.
  • Evaldo. Entrou muito bem no jogo, principalmente a defender. Parece outro jogador! Com o abaixamento do Capel e com a falta de outras soluções ( Jeffren, Izmailov) não me admiraria que estivesse próximo da titularidade.
Mais uma palavra para o ambiente único de Alvalade : BRUTAL!

À pergunta tão em voga por parte dos jornalistas - que falta de originalidade - "se estamos na luta pelo título", a resposta só pode ser, como sempre o foi, "Estamos na luta pelos próximos três pontos. No fim se verá".

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Djalol no porto?

Segundo o Correio da manha:
Yannick Djaló é reforço do FC Porto

Yannick Djaló, que estava sem clube depois de ter falhado a transferência do Sporting para os franceses do Nice, tem tudo praticamente acordado para tornar-se jogador do FC Porto.

O avançado português de 25 anos, nascido na Guiné-Bissau, deve ser apresentado depois do Sporting-FC Porto marcado para a noite de sábado no Estádio de Alvalade. Será o segundo reforço à disposição de Vìtor Pereira, depois da chegada do polivalente brasileiro Danilo, que já estava contratado mas foi mantido mais alguns meses no Santos.

O acordo com o FC Porto foi feito à revelia de Leonel Silva, empresário que ainda tem contrato válido com Yannick Djaló, e o Sporting não vai receber qualquer verba além dos direitos de formação do avançado, que esteve cinco temporadas na equipa principal dos leões, depois de um empréstimo ao Casa Pia.

Djaló começou a temporada de 2011-2012 no plantel treinado por Domingos Paciência, mas o Sporting chegou a acordo com o Nice quando o mercado de transferência estava prestes a encerrar. No entanto, um desentendimento quanto ao salário levou a que a documentação entrasse na federação gaulesa já depois do prazo legal.

Apesar de ser uma notícia CM, apetece perguntar: "Dá para jogar já amanhã?" :-)

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Mercado de Alvalade


Daqui já saíram figos, peixes e poejos (entre outros)

Mercado em Alvalade

Sebastian Ribas (Avançado Uruguaio) e Renato Neto (Médio Brasileiro) foram ontem apresentados como reforços de inverno.
Mais outro está na calha, Xandão (Defesa Brasileiro). Chegará hoje a Lisboa.

Para a próxima época já está "assegurado" Labyad (Extremo marroquino).

Pelas informações que obtive destes jogadores, tratam-se de valores seguros, apesar de jovens, e que irão colmatar as lacunas que o plantel apresenta, principalmente devido a lesões "crónicas" de alguns dos jogadores, como por exemplo, Rodriguez, Izmailov, Matias e Jeffren.

Segundo se consta, as contratações não ficarão por aqui, já que, Carlos Freitas procura um médio criativo para entrar já em Janeiro.

No caso de Xandão e Ribas, há que salientar um novo tipo de empréstimo, a longo prazo (18 meses), que permite a vinda de jogadores de valor sem necessidade de grande investimento inicial. Se forem realmente bons, compra-se, senão, devolve-se.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Empate em Vila do Conde

Num jogo fracote para uma competição sem grande interesse competitivo, valeu o golo do Goosh, as boas indicações (defesas) do Marcelo e os regressos de Marat e Matias.

Espero que estes regressos, e do Jeffren, sejam mesmo para valer. Serão 3 jogadores importantíssimos para atacar o que falta da época.

Mais uma vez criámos boas situações de golo e voltámos a ser perdulários. No próximo sábado tal não poderá acontecer.

PS: Não percebo a ostracização que o João Tomás tem sido alvo por parte dos responsáveis da Selecção ao longo destes anos. O homem farta-se de marcar - e é pelo Rio Ave - e merecia uma chamada. Será do empresário?